Os saberes linguísticos do professor de ensino fundamental I: a produção de textos no 4º ano.
Escrita. Saberes Linguísticos. Letramento, Linguística de Texto, Retextualização, Ortografia.
Este trabalho tem como objeto de estudo a produção de textos de alunos do quarto ano do ensino fundamental I e pretende responder a seguinte questão: quais os saberes linguísticos o professor o ensino fundamental I precisa dominar para mediar o processo de escrita? Temos como objetivo geral apontar quais os saberes linguísticos o professor do ensino fundamental I precisa dominar para mediar o processo de escrita de textos e como objetivos específicos (i) perceber, por meio dos estudos do Letramento Escolar, como o aluno está inserido no processo de escrita de textos; (ii) investigar, com base na Linguística de Texto, os recursos linguísticos que podem ser usados para contribuir com a escrita formal dos textos dos alunos e (iii) utilizar, com base na proposta de retextualização, recursos de autoavaliação para que os alunos tenham condições de reescrever o próprio texto. Nosso estudo será fundamentado nos estudos do Letramento, através das propostas de Kleiman (2005), Soares (2006), Freire (1996; 2003); da Linguística de Texto, tendo como referência, Koch (2007; 2009; 2015), Lemle (1991) e da Retextualização, nos estudos de Marcuschi (2007) e Oliveira (2005). Ressaltamos, ainda, as contribuições de pesquisadores como Geraldi (1996; 1997), Antunes (2003; 2005), Calkins (1989) Cagliari (1999; 2003).