A PRÁTICA DE LEITURA E NAVEGAÇÃO HIPERTEXTUAL EM AMBIENTES
DIGITAIS – UMA PROPOSTA DE MULTILETRAMENTO EM SALA DE AULA A
PARTIR DE HIPERCONTOS E CIBERPOEMAS
Leitura. Hipertexto. Ambiente Digital. Interatividade. Multiletramento.
Multimodalidade.
A ascensão das novas tecnologias de informação trouxe consigo mudanças significativas na
forma como entendemos a leitura e de como a mesma é construída em ambientes digitais. O
foco desta pesquisa está nas habilidades de leitura e navegação de alunos em ambientes digitais.
Temos como objetivo mais amplo trabalhar metodologicamente a prática de leitura para que os
discentes se tornem eficientes leitores e navegadores de hipertextos digitais. Como objetivos
específicos: (1) observar, através de diagnósticos realizados, a leitura e navegação dos alunos
em ambientes digitais; (2) trabalhar multiletramentos, multimodalidades e interatividade em
hipercontos e ciberpoemas a partir de uma intervenção didática; (3) observar os resultados
obtidos dos protótipos didáticos. Trabalhamos esta pesquisa em uma turma de 8º ano da Escola
Estadual General Dióscoro Vale, localizada na Zona Norte de Natal. Para tanto, utilizamos
como referencial teórico para a metodologia aplicada as propostas de Rojo (2012) em relação
aos protótipos didáticos, isso nos direciona a uma prática de multiletramentos e
multimodalidades, frutos de problematizações que objetivam promover reflexões e renovar a
prática docente do professor de línguas. Como fundamentação teórica, em perspectiva sociohistórica,
temos Chartier (1999), Jenkins (2009), Lévy (2009) e Santaella (2013). Como
fundamentação teórica, em perspectiva linguística, temos Marcuschi (2009), Xavier (2010),
Coscarelli (2006; 2009; 2012), Ribeiro (2009; 2016) e Rojo e Moura (2012). Os resultados
preliminares apontam para a relevância das multimídias na construção da leitura dos alunos a
partir da sobreposição de habilidades de navegação e leitura em hipertextos digitais.