Banca de DEFESA: THIAGO AUGUSTUS FIGUEIRÊDO DA SILVA LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THIAGO AUGUSTUS FIGUEIRÊDO DA SILVA LIMA
DATA : 31/01/2018
HORA: 08:30
LOCAL: Auditório C
TÍTULO:

A PRÁTICA DE LEITURA E NAVEGAÇÃO HIPERTEXTUAL EM AMBIENTES
DIGITAIS – UMA PROPOSTA DE MULTILETRAMENTO EM SALA DE AULA A
PARTIR DE HIPERCONTOS E CIBERPOEMAS


PALAVRAS-CHAVES:

Leitura. Hipertexto. Ambiente Digital. Interatividade. Multiletramento.
Multimodalidade.


PÁGINAS: 189
RESUMO:

A ascensão das novas tecnologias de informação trouxe consigo mudanças significativas na
forma como entendemos a leitura e de como a mesma é construída em ambientes digitais. O
foco desta pesquisa está nas habilidades de leitura e navegação de alunos em ambientes digitais.
Temos como objetivo mais amplo trabalhar metodologicamente a prática de leitura para que os
discentes se tornem eficientes leitores e navegadores de hipertextos digitais. Como objetivos
específicos: (1) observar, através de diagnósticos realizados, a leitura e navegação dos alunos
em ambientes digitais; (2) trabalhar multiletramentos, multimodalidades e interatividade em
hipercontos e ciberpoemas a partir de uma intervenção didática; (3) observar os resultados
obtidos dos protótipos didáticos. Trabalhamos esta pesquisa em uma turma de 8º ano da Escola
Estadual General Dióscoro Vale, localizada na Zona Norte de Natal. Para tanto, utilizamos
como referencial teórico para a metodologia aplicada as propostas de Rojo (2012) em relação
aos protótipos didáticos, isso nos direciona a uma prática de multiletramentos e
multimodalidades, frutos de problematizações que objetivam promover reflexões e renovar a
prática docente do professor de línguas. Como fundamentação teórica, em perspectiva sociohistórica,
temos Chartier (1999), Jenkins (2009), Lévy (2009) e Santaella (2013). Como
fundamentação teórica, em perspectiva linguística, temos Marcuschi (2009), Xavier (2010),
Coscarelli (2006; 2009; 2012), Ribeiro (2009; 2016) e Rojo e Moura (2012). Os resultados
preliminares apontam para a relevância das multimídias na construção da leitura dos alunos a
partir da sobreposição de habilidades de navegação e leitura em hipertextos digitais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1673309 - SULEMI FABIANO CAMPOS
Interno - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Externo à Instituição - ADRIANA SANTOS BATISTA - UNEB
Externo à Instituição - EMARI DE ANDRADE - Unitau
Notícia cadastrada em: 16/01/2018 08:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao