ESTRATÉGIAS DE LEITURA PARA COMPREENSÃO LEITORA DOS GÊNEROS FÁBULAS E CONTOS
estratégias de leitura; competência leitora; gêneros fábulas e contos
Nesta pesquisa propomos uma intervenção pedagógica que possa favorecer a formação do leitor crítico e autônomo nas séries finais do ensino fundamental. Pretendemos responder as seguintes indagações: ao ensinarmos os alunos a ler, costumamos instigá-los a recuperar pistas textuais que permitem a construção de um percurso interativo? Como podemos contribuir na construção de significados e na compreensão leitora dos alunos? Partimos de um diagnóstico realizado em uma turma do 6º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Nazaré de Andrade Duarte, na cidade de Goianinha/RN, o qual constatamos a necessidade de trabalhar estratégias de compreensão leitora com os alunos em sala de aula. Estabelecemos como objetivo geral desenvolver estratégias de leitura que contribuam para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos. Temos como objetivos específicos: a) desenvolver as estratégias de leitura para a construção do sentido do texto, com predominância narrativa nos gêneros fábulas e contos, partindo de um contexto mais simples de compreensão para o entendimento do mais complexo e b) propor uma intervenção teórico-metodológica que envolva as estratégias de compreensão leitora dos elementos implícitos e explícitos das fábulas e dos contos. Adotamos os procedimentos metodológicos da sequência didática propostos por Dolz, Noverraz e Schaneuwly (2004) e Lopes-Rossi (2011), com o propósito de desenvolver estratégias de leitura para compreensão leitora. Respaldamo-nos nos estudos de Freire (1992, 1994), Solé (1998,2009), Geraldi (1997, 2006, 2011), Kleiman (1997, 2004, 2008, 2013), Martins (1994), Silva (1998), Soares (2000, 2004, 2009) e Marcuschi (2008).