A metalinguagem na tessitura poética e o encontro do poeta com o leitor: uma proposta para a leitura de poemas no fundamental II
Metalinguagem. Poema. Leitura. Sequência Didática.
Este trabalho de intervenção visou compreender e estabelecer reflexões acerca da metalinguagem e as confluências de ideias e significações estabelecidas entre o leitor e o poeta durante a leitura do poema. Para tanto, foi alicerçado nas contribuições teórico-metodológicas de Bernard Schneuwly, Michèle Noverraz e Joaquim Dolz (2004), na visão humanizadora da Literatura de Todorov (2009), na compreensão dialógica da linguagem apresentada por Bakhtin (2003), na teoria da recepção desenvolvida por Hans Robert Jauss (1994), bem como na apreensão do conceito de leitura estabelecido por Elias e Kock (2013). Foi promovido por meio de uma sequência didática que trabalhou a leitura e compreensão de metapoemas de Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Olavo Bilac, Fernando Pessoa, João Cabral de Melo Neto, Manoel de Barros, Mário Quintana e João Andrade. O projeto culminou com uma proposta para professores e promotores de leitura e teve como dados para a análise a produção de um livroclip elaborado pelos alunos. Ao fim do processo foi possível chegar à compreensão da metalinguagem como um recurso artístico capaz de desanuviar a obra poética, por meio de uma simbiose poeticamente construída a partir da reflexão do poeta sobre a sua obra, aspecto que deve ser considerado como facilitador do acesso à linguagem literária para os leitores em formação no Ensino Fundamental II.