A CHARGE: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM LEITURA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Leitura. Gênero discursivo. Charge. Sequência didática.
O presente trabalho tem como objetivo sistematizar uma proposta de intervenção para o ensino fundamental II com foco na leitura de charges. Essa proposta foi elaborada a partir das orientações dos PCN que têm orientado para o desenvolvimento de competências leitoras de de múltiplos textos modelizados em diferentes linguagens. Nesse sentido, o gênero discursivo selecionado foi a charge por ser um texto multimodal que exige um leitor situado. Visamos com essa proposta desenvolver atividades que privilegiem a reflexão sobre a situação de produção, o sentido produzido por elementos verbais e não verbais, as relações dialógicas, o estilo e a polêmica (o embate de vozes). Dessa forma, pretende-se fazer com que o aluno (re)pense seu lugar no mundo e perceba-se capaz de interagir com o(s) outro(s) de forma mais ativa, que desenvolva e execute estratégias de leitura que vão além da mera decodificação de dados e da análise “gramatiqueira”. A turma selecionada para a intervenção são os alunos do 9º ano A da Escola Estadual Alceu Amoroso Lima, município de Natal/RN. Tomamos como aporte teórico, a concepção dialógica da linguagem do Círculo de Bakhtin (1997); a concepção bakhtiniana de gênero discursivo (1997); as reflexões, conceito e utilização da charge por Dellanos Rios (2008); a aplicação de sequência didática postulada por Schneuwly e Dolz (2001); e as orientações dos PCN (1998).