AS ORAÇÕES RELATIVAS OBLÍQUAS: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
Ensino de gramática; Pronomes relativos; Relativas Oblíquas; Variação Linguística.
Este projeto revela nossa preocupação com o ensino de Gramática, especificamente ligando-o à variação linguística inerente à qualquer língua natural. Este trabalho investigará como as relativas oblíquas estão sendo usadas por estudantes de uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de Parnamirim/RN. Nossa hipótese é de que, cotidianamente, os estudantes fazem uso das orações relativas oblíquas, cortando das mesmas a preposição exigida pelo verbo da relativa e que deveria anteceder o pronome relativo nessas estruturas oracionais consideradas padrão. Assim, o que eles efetivamente não dominam é o uso da relativa oblíqua padrão. Outro aspecto a ser considerado, é que essa nomenclatura também é desconhecida por eles. Nossos objetivos com esse trabalho são: i) fazer um diagnóstico, de modo a verificar como os estudantes de uma turma de Ensino Fundamental fazem uso das relativas oblíquas; ii) aplicar uma proposta de intervenção para o ensino das oblíquas, focando na variação existente quanto ao seu uso no português; iii) contribuir para que os estudantes dominem as relativas oblíquas padrão e iv) promover uma reflexão acerca do valor social das variantes linguísticas. Fundamentamos nossa proposta de intervenção para justificar a necessidade do Ensino de Gramática (VIEIRA, 2007; MARTINS, 2013) na perspectiva da Sociolinguística Variacionista (cf. LABOV, 2008 [1972]; WEINREICH, LABOV, HERZOG, 2006 [1968]), COELHO; GÖRSKI; SOUZA; MAY (2015). Outros conceitos como o de Gramática (FRANCHI, 2006) e os de norma, norma culta, norma padrão e norma gramatical (FARACO, 2008) contribuirão para a construção da discussão acerca da temática.