Em busca dos tesouros de Ceará-Mirim: (re)escrevendo histórias, valorizando culturas.
Letramento. Projeto de letramento. Cultura patrimonializada local.
Projeto de intervenção que se configura no campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006, 2009), apresenta vertente etnográfica (ANDRÉ, 1995; ERICKSON, 1989) e se insere, especificamente, nos estudos da língua(gem) sob a perspectiva sociointeracional (BAKTHIN [1952, 1953] 2011; [1929] 2009). Está sendo desenvolvido em uma comunidade de aprendizagem (AFONSO, 2001) formada por alunos do 8o ano do ensino fundamental II, pelo professor de Inglês, o de Língua Portuguesa e a professora-pesquisadora da Escola Estadual Monsenhor Celso Cicco, além de agentes externos à escola, mas também moradores do município de Ceará-Mirim, no Rio Grande do Norte. Tem por objeto a cultura patrimonializada local e a meta de produzir dois produtos: um roteiro de turismo e um vídeo-livro sobre alguns bens do Patrimônio Histórico e Cultural de Ceará-Mirim. Para alcançar essa meta, está em curso um projeto de letramento (KLEIMAN, 2000), entendido como modelo didático (TINOCO, 2008) que, sustentado no pressuposto da “escrita como prática social”, tem levado nossos colaboradores ao desenvolvimento de práticas situadas de linguagem. Nesse projeto, elegemos, como objetivo geral, (re)descobrir e dar visibilidade a determinados bens da cultura patrimonializada de Ceará-Mirim. Para atingir esse objetivo, de forma mais específica, buscamos: i) mapear, sob a perspectiva dos cearamirinenses do grupo, os bens que se configuram como importantes para formação dos dois produtos supracitados; ii) identificar aspectos das práticas de escrita desenvolvidas; iii) compreender como o projeto de letramento pode ressignificar o processo de ensinar e aprender Língua Portuguesa. A análise (ainda preliminar) de parte dos dados gerados aponta para aspectos que podem contribuir para a ressignificação do letramento escolar.