O GÊNERO DISCURSIVO CORDEL: O PROCESSO DE AUTORIA DA ESCRITA DOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Gênero discursivo cordel. Escrita. Autoria. Sequência Didática
Buscando (re)conhecer o processo de autoria da escrita dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, propomos este trabalho, que tem como objeto de estudo o gênero discursivo cordel. Esta pesquisa será norteada pela teoria do círculo bakhtiniano, considerando o dialogismo da linguagem em atividade concreta de uso. Nesse sentido, partiremos de uma situação comunicativa real: um concurso de cordel para o qual os alunos serão convidados a produzir textos autorais. Além disso, os cordéis produzidos serão publicados em formato de folhetos para serem compartilhados com leitores da comunidade escolar na qual estão situados os sujeitos pesquisados. A base teórica, então, estará alicerçada na teoria de Bakhtin (2011; 2015). Para dar conta da pesquisa, será proposto um trabalho com Sequência Didática, ancorada em Schneuwly; Noverraz e Dolz (2004), e Lopes-Rossi (2011). Já o estudo do gênero discursivo cordel será feito levando em consideração os estudos de autores como Batista (1977), Maxado (2012) e Santos (2006); e os estudos relacionados à escrita em Garcez (2010) e Geraldi (2013), dentre outros. A vertente da pesquisa será a de cunho qualitativo/descritivo/explicativo, centrada na Análise Dialógica do Discurso (ADD).