Leitura do mundo no rap: uma análise bakhtiniana
Leitura; gênero discursivo; rap; vozes sociais; visão ideológica; sequência didática.
A presente pesquisa tem por objetivo investigar o processo de formação do leitor crítico-reflexivo, em duas turmas, 6º e 9º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, propõe-se uma sequência didática para a leitura de vozes presentes no gênero Rap e que se evidenciam a partir de um contexto de protestos, no Brasil, em 2013. Os fundamentos teóricos que embasam esta pesquisa estão relacionados às proposições do Círculo de Bakhtin, especialmente, as noções de linguagem como discurso ideológico social; de leitura responsiva; gênero discursivo e vozes sociais. Quanto à orientação metodológica, o trabalho caracteriza-se por adotar o paradigma interpretativista de base sócio histórica, situando-se, ainda, no grande campo da Linguística Aplicada, cujo foco primordial é a linguagem concretamente situada. A justificativa se pauta na percepção das dificuldades dos alunos em leitura crítica-reflexiva e no estabelecimento de relação entre os textos e as situações sócio históricas situadas. Acredita-se que o trabalho com uma sequência didática, voltadas para o ensino de leitura crítica-reflexiva possa contribuir com a formação dos alunos nesse sentido, uma vez que os passos dessa sequência didática visam a despertar o senso crítico dos alunos, por meio de questões direcionadas a: percepção das relações entre o texto e o mundo; compreensão da temática social; percepção de vozes sociais implícitas/ explícitas nos discursos. A hipótese é de que o ensino de leitura crítica-reflexiva deve partir de gêneros discursivos situados sócio historicamente e as atividades precisam ser direcionadas a despertar o entendimento, por parte dos alunos, de que a leitura exige uma compreensão crítica do contexto.