A intensificação no viés ensino/aprendizagem: uma abordagem da Linguística Funcional Centrada no Uso
Intensificação. Funcionalismo. Ensino de Língua Portuguesa.
Consiste este trabalho numa discussão sobre o tratametno da intensificação em sala de aula sob o viés da Linguística Funcional Centrada no Uso. O objetivo é desenvolver uma proposta de intervenção pedagógica, focalizando o recurso à intensificação em situações reais de uso da língua. Investigam-se as diferentes formas de codificação da intensificação, correlacionando-as a fatores semânticos e discursivo-pragmáticos que lhes são subjacentes. Tomando por base contribuições do Funcionalismo de vertente norte-americana (GIVÓN, 2001; HOPPER, 1987; THOMPSON, 2004; FURTADO DA CUNHA, MARTELOTTA, OLIVEIRA, 2003), da Linguística Cognitiva (LANGACKER, 1987; LAKOFF, 1987) e da Psicolinguística (TAYLOR, 1992; TOMASELLO, 1998), e apoiando-se numa abordagem funcional de ensino de língua portuguesa (OLIVEIRA, CEZÁRIO, 2007), a intervenção caracteriza-se como um trabalho eminentemente qualitativo, com viés descritivo e explicativo.