VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DO PROTÓTIPO DE SERIOUS GAME DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE INDICAÇÃO, INSERÇÃO E MANUTENÇÃO DE CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA EM PEDIATRIA
PICC; Cateter Central de Inserção Periférica; indicações; inserção; manutenção; Enfermagem pediátrica; Tecnologia educacional.
O Cateter Central de Inserção Periférica, do inglês, Peripherally Inserted Central Catheter (PICC), é uma ferramenta tecnológica que vem ao longo dos anos sendo inserida na assistência de enfermagem para favorecer um acesso mais duradouro e seguro. Uma das tecnologias em amplitude de uso na área da saúde com destaque na enfermagem são os serious game. O presente estudo pretende validar o conteúdo de um protótipo de serious game sobre PICC em pediatria, desde suas indicações, inserção e manutenção, como ferramenta de ensino/aprendizagem para enfermeiros e alunos de enfermagem em sua prática clínica. Trata-se de uma pesquisa quantitativa onde verificou-se a opinião de juízes-especialistas quanto a validação de conteúdo, por meio da concordância das sugestões dos mesmos. O protótipo do jogo foi dividido em três fases. Cada fase foi jogada pelos juízes e seu conteúdo avaliado por meio de escala Likert, utilizando os critérios de Pasquali a fim de verificar o Indice de Validação do Conteúdo (IVC). Os participantes/juízes formam enfermeiros habilitados com o curso de PICC que atendiam a critérios preestabelecidos e adaptados ao sistema de classificação de experts do Modelo de Validação Fehring por meio de seleção por conveniência com análise do currículo na plataforma Lattes. Os ajustes sugeridos e acatados foram realizados sendo necessário apenas uma única rodada Delphi, por ter alcançado valores de adequabilidade em todos os itens acima de 0,80. Ao final, o IVC do protótipo foi de 0,98, o que evidenciou conteúdos válidos para compor o serious game. Este trabalho trás significativo impacto para enfermagem e demais profissões da área da saúde, pois poderá impactar no conhecimento e utilização do PICC em suas práticas assistenciais e de ensino, contribuindo também para a segurança dos pacientes.