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Dissertações |
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KLEBER NOBRE DA CUNHA
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ATENDIMENTO INICIAL AO QUEIMADO: PROPOSTA DE UM CURSO INOVADOR PARA O ALUNO DE MEDICINA
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Orientador : PAULO JOSE DE MEDEIROS
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MEMBROS DA BANCA :
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CLECIO DE OLIVEIRA GODEIRO JUNIOR
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MARISE REIS DE FREITAS
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MAYARA MYTZI DE AQUINO SILVA
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PAULO JOSE DE MEDEIROS
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Data: 24/01/2019
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As queimaduras constituem um dos mais frequentes agravos à saúde nos serviços de urgência e emergência, e o atendimento inicial correto é decisivo na redução da morbidade e da mortalidade dos pacientes queimados. Desde 2013, a Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) ministra anualmente o Curso Nacional de Normatização do Atendimento ao Queimado (CNNAQ), organizado sob a forma de módulos, que capacita médicos e demais profissionais de saúde a realizar o atendimento inicial ao paciente vítima de queimaduras. No entanto, a inserção do tópico queimaduras durante a graduação em Medicina na UFRN permanece deficiente, limitada a uma aula teórica sobre o tema durante o sétimo período (Disciplina de Medicina de Urgência) e atividades práticas durante os plantões do Internato em Urgência e Emergência (12º. Período). A proposta do autor é desenvolver uma atividade voltada para o ensino do atendimento inicial ao queimado, nos moldes do CNNAQ, empregando metodologias ativas, que seja ofertada como um terceiro momento de inserção do tema durante a graduação em Medicina. A atividade, baseada na metodologia da pesquisa-ação, e desenhada no formato de um minicurso de um dia de duração, foi dividida em quatro módulos, enfocando: 1) a avaliação inicial e o manejo das vias aéreas, 2) o cálculo da superfície corporal queimada e da hidratação, 3) o planejamento terapêutico e os cuidados com a ferida e 4) os critérios para referência ao centro de tratamento de queimados. Foram empregadas somente metodologias ativas de ensino-aprendizado, como resolução em grupo de situações-problema, “role playing” e elaboração de fluxogramas. Trinta e sete alunos do Internato em Clínica Cirúrgica (10º. Período) participaram dos módulos e responderam a um questionário avaliativo pré e pós-atividade, onde foi observado o impacto causado na percepção dos discentes em relação ao tema queimaduras. É apresentada a estruturação do curso em todos os seus módulos padronizados, o que permite a sua reprodução e aplicação em diferentes cenários. O autor conclui que a proposta de modificação curricular é factível, de custo e complexidade baixos, e bem avaliada pelos alunos, de modo que propõe sua adoção como atividade permanente durante a programação curricular do Internato em Clínica Cirúrgica. Adicionalmente, levanta a possibilidade de levar a atividade a outras instituições de ensino de graduação, na forma de minicurso nos moldes do que já é feito no CNNAQ para profissionais graduados, já que se trata de uma metodologia facilmente reprodutível e que pode ser inclusive adotada em outras disciplinas.
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Burns are one of the most common injuries among emergency medical services, and their correct initial management is crucial in reducing morbidity and mortality among burned patients. Since 2013, Brazilian Burns Society (SBQ) promotes each year the National Course on Guidelines for Burns Assistance (CNNAQ), organized as modules, which trains doctors and other health professionals to perform the initial assistance to burned patients. However, the insertion of the burns theme during the medical graduation is still deficient, limited to one theoretical class during seventh semester (Discipline of Urgency and Emergency Medicine) and some practical activities during shifts within the Urgency Internship (12th semester). The author’s proposal is to develop an activity designed to teach the initial assistance to the burned patient, similar to CNNAQ, based on active methodologies, which is intended to be offered as a third moment of insertion of the theme during medical graduation. The activity, based on action-research methodology, and outlined as a one-day course, is divided in four modules focusing: 1) Initial evaluation and airway management, 2) Burn surface area measurement and fluid replacement, 3) Therapeutic planning and wound care, and 4) Referral criteria to burns treatment center. Only active methodologies of teaching and learning were adopted, as group solution of problem situations, role-playing and elaboration of flow charts. Thirty-seven students from the Surgical Internship (10th semester) attended the modules and answered to questionnaires prior and after the activities, where the impact over the students’ perception related to the theme of burns was analyzed. The structure of the course and of its standardized modules is fully presented, and this allows for its reproduction and application at different scenarios. The author concludes that the proposal of curricular modification is feasible, with low costs and complexity, well evaluated by the students, and so proposes its adoption as a permanent activity during the Surgical Internship. Additionally, suggests offering the activity to other institutions, as a mini-course in the ways that are already done in the CNNAQ for graduated professionals, since it is a very reproductible methodology which can also be adopted in a large range of disciplines.
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TOMAS PEREIRA JUNIOR
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CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL PARA SEGURANÇA DO PACIENTE CRÍTICO EM TERAPIA RENAL SUBSTITUTIVA
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Orientador : ELAINE LIRA MEDEIROS
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MEMBROS DA BANCA :
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CAROLINA LARA NEVES
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ELAINE LIRA MEDEIROS
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SIMONE DA NOBREGA TOMAZ MOREIRA
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Data: 22/02/2019
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INTRODUÇÃO: A segurança do paciente é atualmente um dos assuntos de maior importância para os gestores de sistemas de saúde no mundo todo. É definida como o conjunto de iniciativas ou práticas, desenvolvidas com o objetivo de evitar, prevenir e reduzir os desfechos adversos decorrentes da assistência à saúde com redução dos riscos potenciais. A partir de James Reason em seu “Human Error”, foi proposto o modelo do “queijo suíço”, onde um erro ativo é visto como resultado de uma sequência alinhada de erros latentes. Ele defende a necessidade de criar camadas sobrepostas a fim de “blindar” o sistema, evitando suas falhas. Em 1999 se estabelece um marco mundial através da publicação do Institute of Medicine (IOM) denominada: “To Err is Human: Building a Safe Health Care System” que mostrava as altas taxas de mortalidade nos hospitais Norte Americanos (44 a 98.000 mortes/ano) relacionadas a erros na assistência à saúde. Pacientes com graves condições clinicas, multi-morbimortalidade, utilização intensa e fragmentada do sistema de saúde e alto nível de exposição hospitalar, caracterizam-se pelo risco aumentado à eventos adversos, incluindo nesse grupo, os portadores de doença renal em terapia renal substitutiva. A Cultura de segurança do paciente é definida pela AHRQ (Agency for Healthcare Research e Quality) como: “O produto de valores, atitudes, competências e padrões de comportamento, que determinam o compromisso, o estilo e a proficiência da administração de uma organização saudável e segura”. Uma organização com forte apelo na cultura de segurança em suas ações se caracteriza pelas seguintes virtudes: Comunicação eficiente, Trabalho em equipe, Liderança, Imparcialidade nas avaliações de falhas, Atendimento centrado no paciente, Ações de saúde baseadas em evidências e Educação continuada das equipes. Nesse contexto, entendemos o ensino na saúde como pedra angular para o fortalecimento de um sistema pautado nas boas práticas, e indispensável ao aprimoramento das competências profissionais. Utilizamos iniciativas inovadoras denominadas metodologias ativas de ensino, onde o discente ocupa papel central no processo e é desafiado a “aprender a aprender”. OBJETIVO: Capacitar profissionais da saúde na área de segurança do paciente, afim de reduzir a incidência de eventos adversos durante a diálise. METODOLOGIA: Foi realizado estudo tipo pesquisa-ação através de evento de extensão da UFRN direcionados a Médicos, Enfermeiros e Graduandos de ambas as áreas, no formato de workshop, através de dois módulos, com carga horária de 10 horas, utilizando Metodologia convencional e ativa de ensino. RESULTADOS: Foram disponibilizadas 33 vagas, distribuídas entre o público interno e externo à universidade. Apenas 22 alunos iniciaram o curso, sendo 94% de Enfermagem (05 graduados e 16 graduandos) e somente 01 graduando em Medicina. Após o módulo teórico foi elaborada avaliação on-line com questões tipo múltipla escolha, onde a média de acertos foi de 82%. Durante o módulo prático implementou-se O.S.C.E. com duas estações, havendo média de 80,3% de acertos para o grupo. Procedeu-se ainda, pesquisa de satisfação on-line com 80% dos participantes satisfeitos. Os autores consideraram o evento de extensão como bem sucedido em seus objetivos, havendo a necessidade de continuidade, aperfeiçoamento em sua estrutura com melhor ajuste da programação, estímulo às novas metodologias ativas de ensino e estratégias para motivar os profissionais Médicos a aumentar sua participação.
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INTRODUCTION: Patient safety is currently one of the most important issues for health system managers worldwide. It is defined as the set of initiatives or practices designed to avoid, prevent and reduce the adverse outcomes resulting from health care with the reduction of potential risks. From James Reason in his "Human Error", the "Swiss Cheese" model was proposed, where an active error is seen as the result of an aligned sequence of latent errors. He defends the need to create overlapping layers in order to "shield" the system, avoiding its flaws. A global milestone was established in 1999 through the publication of the Institute of Medicine (IOM) entitled "To Err is Human: Building a Safe Health Care System" which showed high mortality rates in North American hospitals (44 to 98,000 deaths/year) related to errors in health care. Patients with severe clinical conditions, multi-morbimortality, intense and fragmented use of the health system and high level of hospital exposure, are characterized by the increased risk of adverse events, including in this group, those with renal disease in renal replacement therapy. The Patient Safety Culture is defined by the Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ) as: "The product of values, attitudes, skills and behavioral patterns that determine the commitment, style and proficiency of managing a healthy and safe". An organization with a strong appeal in the security culture in its actions is characterized by the following virtues: Efficient communication, Teamwork, Leadership, Impartiality in assessments of failures, Patient-centered care, Evidence-based health actions and Continuing education of teams. In this context, we understand health education as a cornerstone for strengthening a system based on good practices, and indispensable for the improvement of professional skills. We use innovative initiatives called active teaching methodologies, where the student plays a central role in the process and is challenged to "learn to learn". OBJECTIVE: To train health professionals in the area of patient safety in order to reduce the incidence of adverse events during dialysis. METHODOLOGY: it was conducted a research-action study through an extension event of UFRN, directed to Doctors, Nurses and undergraduates from both areas, in the workshop format, through two modules, with a 10-hour workload, using conventional and active teaching methodologies. RESULTS: It was offered 33 vacancies, distributed among the internal and external public, only 22 students started the course, 94% of Nursing (05 graduates and 16 undergraduates) and only 01 undergraduate in Medicine. After the theoretical module, we performed an online evaluation with multiple choice questions, with a mean of 82%. During the practical module it was performed O.S.C.E. with two stations, with an average of 80.3% of hits for the group. It was also conducted an online satisfaction survey with 80% of satisfied participants. The authors considered the extension event to be successful in its objectives, and there is a need for continuity, improvement in its structure with better adjustment of programming, stimulation of new active teaching methodologies and strategies to motivate medical professionals to increase their participation.
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IDIVALDO ANTONIO MICALI
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Estudo para a Promoção do Ensino do Uso Racional De Medicamentos nos Cursos de Farmácia, Medicina e Odontologia da UFRN
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Orientador : JOSE DINIZ JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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JOSE DINIZ JUNIOR
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MARIA JOSE PEREIRA VILAR
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CARLA BEATRICE CRIVELLARO GONÇALVES
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Data: 27/02/2019
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Introdução: o Uso Racional de Medicamentos (URM) é uma das Diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), proporcionando a todos cidadãos, medicamentos que, quando selecionados e empregados racionalmente, possam propiciar benefícios individuais, institucionais e nacionais. A Política Nacional de Medicamentos (PNM) orienta para a importância do processo educativo como estratégia para a promoção ao URM tanto para as equipes de saúde quanto para o usuário. No âmbito dos profissionais de saúde a universidade assume papel relevante em particular durante a graduação, devido ao seu papel decisivo em ampliar o conhecimento sobre o valor real dos medicamentos, especialmente numa sociedade com elevado grau de medicalização. Objetivos: o objetivo principal foi analisar as Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação de Farmácia, Medicina e Odontologia e Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação de Farmácia, Medicina e Odontologia da UFRN, identificando conteúdo específico sobre o URM, além de conhecer o nível de entendimento e conhecimentos assimilados sobre o URM de seus graduandos; o objetivo específico foi de interpretar os estudos desenvolvidos no objetivo geral, apontando para a possibilidade de orientar coordenações destes cursos a disponibilizar componente curricular específico, voltado para o ensino do URM. Metodologia: estudo em parte documental, pela análise das Diretrizes Curriculares dos Cursos de Farmácia, Medicina e Odontologia, através da coleta de dados de arquivos digitais de domínio público do Ministério da Educação (MEC), e dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação de Farmácia, Medicina e Odontologia da UFRN, através do Sistema de Gerenciamento de Atividades Acadêmicas (SIGAA), avaliando o comprometimento pedagógico para com o URM. De outro lado, pesquisa descritiva quantitativa e qualitativa, com a aplicação de questionários semi-estruturados a estes graduandos. Os dados, tanto de origem documental como descritiva, foram processados e analisados, em parte estatisticamente através de planilha computadorizada em Excel; a análise de conteúdo das comunicações expressas pelos voluntários, manifestadas através de significados variados, foram interpretadas através do programa Wordle®. O armazenamento de dados também foi o computadorizado. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa e os participantes tiveram ciência e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Resultado: este estudo identificou que, apesar das Diretrizes Curriculares dos Cursos de Farmácia, Medicina e Odontologia terem orientação para cumprimento para com as Diretrizes do SUS, ainda assim o URM é negligenciado nos Projetos Pedagógicos destes cursos da UFRN; exceção se faz ao Curso de Farmácia onde o assunto é tratado num único momento, mesmo assim não como um componente curricular específico. Quanto aos graduandos, estes revelaram saberes que apontam para o URM, porém com pouco acesso e orientação às informações sobre o URM. Sobre o percentual de graduandos que possuem contato frequente com tema URM, no Curso de Farmácia ficou em torno de 40%, Medicina 50% e Odontologia 27%. O destaque ficou para o expressivo significado que este graduandos manifestaram em acreditar que uma disciplina de URM poderá contribuir como medida educativa sobre o assunto: em Farmácia 97%, Medicina 85% e Odontologia 96%. Quanto ao interesse que estes graduandos possuem em ampliar conhecimento no URM ainda durante a graduação, os índices chegaram a 100% em Farmácia, 80% em Medicina e 96% em Odontologia. Conclusão: este estudo concluiu que diante da existência de deficiência no ensino do URM nos Cursos de Graduação de Farmácia, Medicina e Odontologia da UFRN, e do expressivo interesse de seus graduandos pela temática, a implementação de um componente curricular específico sobre o URM, no Projeto Pedagógico destes cursos, aponta ser viável e poderá desenvolver valores e princípios adequados, lineares ao SUS e PNM.
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Unified Health System (SUS) Guidelines, providing all citizens with medicines that, when selected and rationally employed, can provide individual, institutional and national benefits. The National Medicines Policy (PNM) guides the importance of the educational process as a strategy to promote the URM both for the health teams and for the user. In the field of health professionals, the university plays a particularly important role during graduation due to its decisive role in increasing knowledge about the real value of medicines, especially in a society with a high degree of medicalization. Objectives: The main objective was to analyze the Curricular Guidelines of the Pharmacy, Medicine and Dentistry Undergraduate Courses and Pedagogical Projects of the Pharmacy, Medicine and Dentistry Undergraduate Courses of UFRN, identifying specific content about the URM, besides knowing the level of understanding and assimilated knowledge about the URM of its graduates; the specific objective was to interpret the studies developed in the general objective, pointing to the possibility of guiding coordinations of these courses to provide specific curricular component, aimed at teaching the URM. Methodology: a documentary study, through the analysis of the curricular guidelines of the courses of Pharmacy, Medicine and Dentistry, through the collection of data from digital archives in the public domain of the Ministry of Education (MEC), and the Pedagogical Projects of Pharmacy Undergraduate Courses , Medicine and Dentistry of UFRN, through the System of Management of Academic Activities (SIGAA), evaluating the pedagogical commitment to the URM. On the other hand, quantitative and qualitative descriptive research, with the application of semi-structured questionnaires to these undergraduates. The data, both of documentary and descriptive origin, were processed and analyzed, in part statistically through spreadsheet in Excel; the content analysis of the communications expressed by the volunteers, manifested through varied meanings, were interpreted through the Wordle® program. The data storage was also computerized. This study was approved by the Ethics and Research Committee and the participants were informed and signed the Free and Informed Consent Form. Result: this study identified that, although the Curriculum Guidelines for Pharmacy, Medicine and Dentistry Courses have guidelines for compliance with SUS Directives, URM is still neglected in the Pedagogical Projects of these UFRN courses; exception is made to the Pharmacy Course where the subject is treated in a single moment, even though not as a specific curricular component. As for undergraduates, they revealed knowledge that points to the URM, but with little access and orientation to the information about the URM. About the percentage of graduates who have frequent contact with URM, in the Course of Pharmacy was around 40%, Medicine 50% and Dentistry 27%. The highlight was the expressive meaning that these graduates expressed in believing that a URM discipline could contribute as an educational measure on the subject: in Pharmacy 97%, Medicine 85% and Dentistry 96%. As for the interest that these graduates have in expanding knowledge in the URM even during graduation, the indexes reached 100% in Pharmacy, 80% in Medicine and 96% in Dentistry. Conclusion: this study concluded that, given the existence of a deficiency in the teaching of the URM in the Undergraduate Courses of Pharmacy, Medicine and Dentistry of UFRN, and the expressive interest of its undergraduates in the subject, the implementation of a specific curricular component on the URM, in the Pedagogical Project of these courses, points out to be feasible and can develop adequate values and principles, linear to SUS and PNM.
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AMANDA BAPTISTA ARANHA
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IMPLEMENTAÇÃO DA DISCIPLINA DE CUIDADOS PALIATIVOS NA GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)
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Orientador : ELAINE LIRA MEDEIROS
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MEMBROS DA BANCA :
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ELAINE LIRA MEDEIROS
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NIELE SILVA DE MORAES
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SIMONE DA NOBREGA TOMAZ MOREIRA
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Data: 23/04/2019
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Contexto: A mudança no perfil de morbi-mortalidade no Brasilcria a necessidade de formar médicos capazes de atender pacientes com doenças ameaçadoras de vida através de ações paliativas. Afim de agregar tais competências sentiu-se a necessidade da criação da disciplina de cuidado paliativo (CP) na graduação em medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Objetivo: Descrever o processo de planejamento, implementação e avaliação da disciplina de CP na graduação em medicina da UFRN.
Métodos: O planejamento da disciplina foi realizado a partir das principais diretrizes internacionais, analisando as temáticas que deveriam ser abordadas, destacando a interdisciplinaridade, comunicação e vivência prática. Durante o desenvolvimento da disciplina definiu-se ainda carga horária, metodologia de ensino-aprendizagem para cada encontro, além dos processos avaliativos e ementa da disciplina. Quinze vagas foram disponibilizadas, com carga horária total de 45 horas, divididas em encontros teóricos, práticos, avaliações e feedbacks. Ao final do semestre os discentes avaliaram a disciplina através de um questionário eletrônico.
Resultados: A disciplina foi ofertada em 2016.2, com um encontro semanal, 30 discentes se pré matricularam na disciplina. Foram 10 encontros teóricos, todos em metodologias ativas de ensino aprendizagem, 6 encontros práticos, além das avaliações, sempre com feedbacks imediatos. As avaliações foram somativa, prática simulada do tipo OSCE (Objective Structered Clinical Examination) e de profissionalismo, sendo a última de maneira continuada. Os alunos avaliaram a disciplina de forma satisfatória, sendo as metodologias mais elogiadas as aulas expositivas dialogadas, TBL (Team Based Learning), Role Play e Estudo de Caso. O desempenho dos alunos foi considerado bom e bastante semelhante entre os diferentes períodos.
Conclusão: As professoras obtiveram sucesso no planejamento e implementação da disciplina, traduzidos pelo desempenho estudantil e a avaliação da disciplina. A continuidade da disciplina ainda esbarra na falta de especialização do corpo docente e de espaço no currículo da graduação em medicina.
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Background: Epidemiological changes of diseases in the world and in Brazil result in the need of physicians able to attend patients with life-limmiting illness through palliative actions. In this context, the need of a discipline of Palliative Care (PC) in medical school of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) urged.
Objective: To describe the planning, development and evaluation of undergraduate PC curriculum in medicine in UFRN.
Methods: Based on international guidelines recommendations, relevant contents were defined and multi-professional education, comunication and practical trainning were prized. During the curriculum planning, learning methods, workload, assessments and syllabus were defined. Fifteen places were available with a total workload of 45 hours divided into theoretical, practical trainning, evaluations and feedbacks. At the end of the semester, an electronic questionnaire was sent to studentes to evaluate the PC course.
Results: The PC subject were taught in second semester of 2016, thirty students pre registered in the optional component. Ten theoretical classes, 6 practical meetings and 3 assessments were provided. The syllabus were well evaluated and most praised educational strategies were lectures, TBL, Role-play and Case Study. The performance of the students was satisfactory and similar between different years students.
Conclusion: The planning and implementation of the PC component were well accomplished given the positive evaluation of the course and satisfactory student performance. The lack of qualified teachers and the overload of udergraduate medicina curriculum are still the major challenge to continue with PC curriculum.
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SANDRA LUCIA DIAS NUNES
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POTENCIALIDADES E DESAFIOS NO EXERCÍCIO DA PRECEPTORIA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
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Orientador : ANA CRISTINA PINHEIRO FERNANDES DE ARAUJO
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA CRISTINA PINHEIRO FERNANDES DE ARAUJO
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ANA ELZA OLIVEIRA DE MENDONCA
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ISABEL CRISTINA AMARAL DE SOUSA ROSSO NELSON
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Data: 03/05/2019
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A preceptoria é uma nova modalidade de ensino no cenário de formação em saúde, na qual o profissional do serviço de assistência assume a função de acolher, orientar e mostrar ao aluno a inserção no mundo real do trabalho. Com vistas a compreender e refletir sobre esse assunto, realizou-se o presente estudo com o objetivo de identificar as potencialidades e desafios no exercício da preceptoria no estágio curricular supervisionado hospitalar da graduação em enfermagem. O estudo foi do tipo descritivo e abordagem qualitativa, realizado nos meses de maio e junho de 2018em um Hospital Universitário de Referência no Nordeste. A amostra foi composta por 21 enfermeiros assistenciais que exercem a função de preceptoria de estudantes do curso de graduação em enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para a pesquisa empírica, foi utilizado um roteiro semiestruturado composto por 14 perguntas abertas, dividido em duas partes: caracterização do profissional e dificuldades vivenciadas pelos enfermeiros no exercício da preceptoria e as suas potencialidades. Contou com a anuência da instituição onde se desenvolveu o estudo e a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa do HUOL, conforme CAAE n°80784017.7.0000.5292. A análise do conteúdo com referencial teórico de Bardin possibilitou o agrupamento de resultados em quatro categorias temáticas, a posteriori: potencialidades, dificuldades, sugestões e experiências, a partir das quais, pode-se inferir que a concepção de formar o aluno para o mercado de trabalho é desafiadora, contudo, vem se consolidando e se revelando uma perspectiva de mudança no modelo de ensino e formação de profissionais de saúde.Também foi utilizado o software Alceste 4.9 que após uma análise léxica do conteúdo delimitou quatro classes,sendo três agrupadas no eixo dois e uma classe no eixo um.Como produto desse estudo, foi proposto um procedimento operacional padrão de acompanhamento de Estágio Curricular supervisionadopara alunos de graduação em Enfermagem.
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Precepting is a new teaching modality in the clinical practice education where the health professional takes on the responsibility of welcoming, guiding, showing and inducting the student into the real-world work environment. Therefore, the present study aimed to identify the potentialities and challenges in the exercise of preceptory in the nurse internship program of nursing graduation. The descriptive study was carried out with a qualitative approach in May and June of 2018 in a University Hospital of Reference in the Northeast of Brazil. The sample consisted of 21 nurses who were precepting nursing students of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). For the empirical research, a semi-structured script was used, consisting of 14 questions, divided in two parts: the professional 's characterization and difficulties experienced by the nurses in the exercise of the preceptory and their potentialities. The study was approved by the institution where the study was developed and by the research ethics committee of the HUOL under the number of 80784017.7.0000.5292. The data were analyzed using the proposed analysis of content (theoretical reference) of Bardin which allowed the results to be grouped intofour categories: potentialities, difficulties, suggestions and experiences. From our results, it can be concludedthat the preparation of the student for the workplace is challenging. However, this work is being consolidated and shows a perspective change in the teaching and training model of health professionals. Alceste 4.9 software was also used and the lexical analysis of the content delimited four categories, three of them grouped in axis two and one in axis one. As a result of this study, a standard operating procedure was proposed for the internship program of nursing students in their mandatory supervised stage.
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MARILIA FERNANDES MORRONI DE PAIVA
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PROPOSTA DE MODIFICAÇÕES DO PROTOCOLO DE PREVENÇÃO DE QUEDAS DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ONOFRE LOPES (HUOL) A PARTIR DE UMA ABORDAGEM MULTIPROFISSIONAL
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Orientador : CLECIO DE OLIVEIRA GODEIRO JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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CLECIO DE OLIVEIRA GODEIRO JUNIOR
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DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO
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SIMONE DA NOBREGA TOMAZ MOREIRA
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Data: 27/05/2019
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A queda é o terceiro evento adverso mais notificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) no ambiente hospitalar, causando incapacidades e dependência em pessoas acima de 60 anos. Este estudo teve por objetivo propor modificações do protocolo de prevenção de quedas do HUOL a partir de uma abordagem multiprofissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva-exploratória, sendo a amostra constituída pela população total dos residentes do 1º ano (R1) da Residência Multiprofissional em Saúde (RMPS), dos programas de cardiologia e terapia intensiva do adulto, desenvolvida no período de agosto a dezembro de 2018. Para a coleta de dados, optou-se pela técnica de grupo focal, com 12 participantes das áreas de enfermagem, fisioterapia, farmácia e nutrição, utilizando um roteiro elaborado com questões abertas para a discussão, sendo mediado por um coordenador, um moderador e um observador. As conversas foram gravadas e transcritas na íntegra; após isso, os dados foram organizados pelo software NVIVO12® e a análise do conteúdo pela abordagem de BARDIN. O percurso metodológico foi constituído por três etapas: a primeira, o grupo focal; a segunda, uma atividade à distância cadastrada no SIGAA para a elaboração de modificações do protocolo de prevenção de quedas do HUOL, com abordagem multiprofissional; e por fim, um formulário de feedback construído no Google forms e enviado via e-mail para os participantes. Quanto aos resultados e discussão, evidenciou-se a importância da identificação de risco de quedas em pacientes internados; a necessidade de educação permanente em saúde, de forma contínua; a integração dos profissionais do serviço para um trabalho em equipe de forma interprofissional; e a revisão periódica de protocolos para promover a redução de quedas no HUOL. No final do estudo, foi realizado o feedback dos participantes, que se sentiram na sua maioria satisfeitos; moderadamente motivados e que a pesquisa contribuiu para sua formação profissional. Espera-se, que a divulgação deste trabalho possa estimular pesquisas futuras, com o uso de estratégias semelhantes em outros serviços, para confrontar o problema de identificação de risco de quedas em pacientes internados.
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Mostrar Abstract
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Fall is the third most adverse event notified by the Brazilian Health Regulatory Agency (ANVISA) in the hospital environment, causing disability and dependence in people over 60 years. The purpose of this study was to propose modifications to the Onofre Lopes University Hospital (HUOL) fall prevention protocol from a multiprofessional approach. This is a descriptive exploratory qualitative research, the sample consisting of the total population of first year residents (R1) of the Multiprofessional Health Residency (RMPS), of the cardiology and intensive care programs for adults, developed in the period from August to December, 2018. Data collection was based on the focal group technique, with 12 participants from the areas of nursing, physiotherapy, pharmacy and nutrition, using a script prepared with questions open to the discussion, being mediated by a coordinator, a moderator and an observer. The conversations were recorded and transcribed in full; after that, the data were organized by the NVIVO12® software and content analysis based on BARDIN's approach. The methodological pathway was consisted of three stages: the first, the focal group; the second, a distance activity registered in a Virtual Platform for Academic Activities (SIGAA) for the elaboration of modifications of the fall prevention protocol of the HUOL, with a multiprofessional approach; and finally, a feedback form built on Google forms and sent via email to the participants. Regarding the results and discussion it was evidenced the importance of identifying the risk of falls in hospitalized patients; the need for education in health, on an ongoing basis; the integration of services professionals into teamwork in an interprofessional manner; and the periodic review of protocols to promote reduction of falls in HUOL. As a feedback after participating on this study, most of the participants reported that they felt satisfied and moderately motivated, and that the research contributed to their professional training. It is hoped that this work may stimulate future research, with the use of similar strategies among other services, to confront the problem of identifying the risk of falls in hospitalized patients.
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FELIPE NOBREGA ZENAIDE
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A ATENÇÃO PRÉ-NATAL COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE
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Orientador : MARCELO VIANA DA COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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MARCELO VIANA DA COSTA
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ROSANA APARECIDA SALVADOR ROSSIT
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SIMONE DA NOBREGA TOMAZ MOREIRA
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Data: 30/05/2019
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A realidade dos serviços de saúde com indicadores insatisfatórios, alto custo e pouca efetividade mostra a necessidade de mudança urgente. Este cenário tem sido alcançado como reflexo da formação dos profissionais da saúde de forma isolada, fragmentada e com pouca comunicação e interação. A educação interprofissional com o desenvolvimento de competências colaborativas para o trabalho em equipe tem se mostrado como estratégia eficaz para esta transformação. Partindo dessa problemática a pesquisa tem o objetivo de explorar os princípios teóricos e metodológicos da Educação Interprofissional através da inserção dos residentes de Medicina (ginecologia e obstetrícia), Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Odontologia, Serviço Social, Farmacologia e Nutrição na consulta interprofissional de pré-natal. Trata-se de um estudo de caso observacional e de abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa foram residentes, do programa e multiprofissional e médica do Hospital Universitário Ana Bezerra, que participaram da consulta de pré-natal interprofissional. Adotou o grupo de discussão como técnica de coleta de dados, a partir de casos atendidos na consulta de pré-natal interprofissional. A análise do grupo foi realizada através de três fases: uma pré-análise com as expectativas do pesquisador, a análise do discurso grupal com a captação da linguagem verbal e não verbal, consensos e dissensos e uma fase reflexiva com as contestações entre a primeira e a segunda fases de análise. Os resultados foram de grande riqueza com o surgimento de competências colaborativas como clareza de papéis, centralidade no usuário já no primeiro encontro, seguido por funcionamento em equipe, liderança colaborativa no segundo encontro de forma a surpreender as expectativas dentro da pré-análise com assimilação e aplicação durante as consultas seguintes das competências trabalhadas. A evolução do grupo ao longo dos encontros teve uma trajetória positiva, evidenciando as potencialidades referentes ao serviço em questão, confirmando a educação interprofissional como ferramenta frutífera na transformação dos profissionais, o pré-natal como cenário adequado, o método eficaz na produção de conhecimento e o ambiente das residências médica e multiprofissional como potente e fértil à implementação da educação interprofissional e o desenvolvimento do trabalho em equipe colaborativo. Todo o estudo foi realizado com base nos princípios da ética e bioética, estabelecidos pela Resolução do CNS nº466/12.
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The reality of health services with unsatisfactory indicators, high cost and little effectiveness shows the need for urgent change. This scenario has been achieved as a reflection of the training of health professionals in an isolated, fragmented way with little communication and interaction. The interprofessional education with the development of collaborative skills for teamwork has proven to be an effective strategy for this transformation. Based on this problem the research aims to explore the theoretical and methodological principles of Interprofessional Education through the insertion of the residents of Medicine (gynecology and obstetrics), Nursing, Physiotherapy, Psychology, Dentistry, Social Work, Pharmacology and Nutrition in the interprofessional consultation of pre -Christmas. This is an observational case study and a qualitative approach. The participants of the research were residents of the program and multiprofessional and medical of the University Hospital Ana Bezerra, who participated in the interprofessional prenatal consultation. He adopted the discussion group as a technique for data collection, based on cases attended at the interprofessional prenatal visit. The analysis of the group was carried out through three phases at each meeting: a pre-analysis with the researcher's expectations, the analysis of the group discourse with the acquisition of verbal and non-verbal language, consensus and dissent, and a reflexive phase with the disputes between the first and second phases of analysis. The results were of great wealth with the emergence of collaborative skills such as clarity of roles, patient centred-care already in the first meeting, followed by team functioning, collaborative leadership in the second encounter in order to surprise expectations within the pre-analysis with assimilation and during the subsequent consultations on the competencies worked. The evolution of the group during the meetings had a very positive trajectory, evidencing the potentialities related to the service in question, confirming the interprofessional education as a fruitful tool in the transformation of professionals, prenatal care as an appropriate scenario, effective method in production of knowledge and the environment of medical and multiprofessional residences as potent and fertile to the implementation of interprofessional education and the development of collaborative teamwork. The entire study will be carried out based on the principles of ethics and bioethics, established by CNS Resolution 466/12.
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GEORGE PAULO COBE FONSECA
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DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM ECOCARDIOGRAFIA DO RESIDENTE MÉDICO EM CARDIOLOGIA.
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Orientador : ROSIANE VIANA ZUZA DINIZ
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MEMBROS DA BANCA :
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CLÉBER DE MESQUITA ANDRADE
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PAULO JOSE DE MEDEIROS
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ROSIANE VIANA ZUZA DINIZ
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Data: 30/05/2019
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As Residências Médicas representam o padrão ouro para a formação de especialistas, sendo realizadas através de treinamentos supervisionados por preceptores experts, no próprio ambiente de trabalho, muitas vezes sem um planejamento curricular e sem uma formação educacional adequadas. Mudanças curriculares na educação médica, vêm sendo discutidas nas últimas décadas, visando uma formação mais humanista e resolutiva, com modelos avaliativos e certificações mais consistentes. Os currículos orientados por competência, têm sido observados em programas de treinamento de diversas áreas da saúde, já sendo uma realidade bem estabelecida na educação médica nos Estados Unidos e na Europa. No Brasil, não há um consenso em relação a metodologia de treinamento em ecocardiografia para o residente médico de Cardiologia, nem as competências mínimas necessárias e nem tão pouco um sistema avaliativo que conceda uma característica formativa. Este projeto teve como finalidade utilizar métodos ativos de ensino-aprendizagem para aperfeiçoar o desenvolvimento de competências em ecocardiografia do residente médico em cardiologia do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). O estudo foi exploratório, prospectivo e descritivo, que envolveu os residentes da cardiologia do HUOL, residentes provenientes de outras instituições nacionais e os preceptores de ecocardiografia do HUOL, sendo desenvolvido nas seguintes etapas: 1) Revisão da literatura 2) Desenvolvimento de um instrumento avaliativo (DOPS - Direct Observed Procedural Skills), capacitação dos preceptores e aplicação do instrumento 3) Construção coletiva da matriz de competências em ecocardiografia para o residente de cardiologia, seguindo a metodologia Delphi modificadapara obtenção do consenso entre os especialistas. A descrição dos domínios a serem avaliadas pelo DOPS foram desenvolvidas coletivamente pelos especialistas e o instrumento foi aplicado a 10 residentes de cardiologia durante o projeto, sendo 07 residentes do HUOL e 03 de outras instituições nacionais. Os encontros avaliativos, registrados através do DOPS, permitiram uma análise descritiva de vários aspectos técnicos e educacionais, fortalecendo a relação preceptor-residente. O consenso da Matriz de competências em ecocardiografia foi alcançado já na primeira rodada da estratégia Delphi modificada, com uma elevada taxa de concordância, com mais de 50% entre todas as competências e domínios apresentados, sendo o painel de especialistas constituído por 05 participantes (83,3%) dos selecionados inicialmente. A incorporação de ferramentas e estratégias ativas de ensino-aprendizagem permitiu a uniformização e padronização do treinamento em ecocardiografia do HUOL e aperfeiçoamento na aquisição de competências determinadas.
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The Medical Residences represent the gold standard for the training of specialists, being performed through training supervised by expert preceptors, in the work environment, often without proper curriculum planning and education. Curricular changes in medical education have been discussed in the last decades, aiming at a more humanistic and resolutive formation, with evaluation models and more consistent certifications. Competency-based curricula have been observed in training programs in various health areas, already a well-established reality in medical education in the United States and Europe. In Brazil, there is no consensus about the methodology of training in echocardiography for the medical resident of Cardiology, nor the necessary minimum competencies nor even an assessment system that provide a formative characteristic. The purpose of this project was to use active teaching-learning methods to improve the development of skills in echocardiography of the medical resident in cardiology at Onofre Lopes University Hospital. The study was exploratory, prospective and descriptive, involving the residents of the cardiology at Onofre Lopes University Hospital, residents from other national institutions, and the echocardiography preceptors. It was developed in the following steps: 1) Literature review 2) Development of a Direct Observed Procedural Skills (DOPS), training of preceptors and application of the DOPS tool 3) Collective construction of the competency matrix in echocardiography for the cardiology resident, following the modified Delphi methodology to obtain the consensus among the specialists. The description of the competences to be evaluated by the DOPS were developed collectively by the specialists and the tool was applied to 10 cardiology residents during the project, with 07 residents of HUOL and 03 of other national institutions. The assessments meetings, registered through the DOPS tool, allowed a descriptive analysis of various technical and educational aspects, strengthening the resident-preceptor relationship. The consensus of the competency matrix in echocardiography was achieved in the first round of the modified Delphi strategy, with a high concordance rate, with more than 50% among all competencies and domains presented, being the panel of specialists composed of 05 participants (83.3%) of those initially selected. The incorporation of tools and active teaching-learning strategies allowed the standardization of the training in echocardiography of the cardiology resident of the University Hospital Onofre Lopes, improving the acquisition of specific skills.
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CRISTINA ROCHA DE MEDEIROS MIRANDA
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Modelo guia do exame físico mamário, para estudantes de medicina, no laboratório de habilidades clínicas da UFRN
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Orientador : ANA CRISTINA PINHEIRO FERNANDES DE ARAUJO
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA CRISTINA PINHEIRO FERNANDES DE ARAUJO
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FRANCISCO EDILSON LEITE PINTO JUNIOR
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SIMONE DA NOBREGA TOMAZ MOREIRA
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Data: 06/08/2019
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RESUMO
O objetivo do presente trabalho, aprovado no Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes, sob o número 2.841.025, foi sistematizar um “Modelo Guia do Exame Físico Mamário” no Laboratório de Habilidades Clínicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O público alvo constituiu-se de 41 alunos regularmente matriculados no componente curricular de oncologia clínica, do curso de medicina da referida universidade. Constituiu-se numa pesquisa- ação, em que a intervenção é pensada a partir do diagnóstico da situação, com as seguintes etapas: (1) Recepção dos alunos e aplicação do TCLE; (2) Aplicação do questionário diagnóstico; (3) Orientação teórica e prática sistematizada e interativa de como realizar o exame físico; (4) Orientação prática para a realização do exame mamário no manequim; (5) Aplicação do questionário avaliativo após a realização da aula; (6) Discussão e avaliação da atividade com os alunos; (7) Avaliação dos questionários e (8) Análise dos resultados. A nota média da avaliação do questionário pré-intervenção foi de 4,1 (± 2,06), sendo a menor nota igual a zero e a maior nota 8. Após a aula, a nota média foi de 8,71 (± 1,3), sendo a menor nota 6 e a maior 10. Identificou-se diferença entre as médias de 4,6 pontos (Teste T; pareado p<0,0001). Considerando-se os critérios de avaliação, constatou-se que a palpação da mama foi o procedimento mais realizado entre os estudantes (87,8%), enquanto a conversa com o paciente (9,8%) e a inspeção dinâmica (4,9%) foram os itens menos realizados. Após a aula, todos os alunos descreveram a palpação da mama e a inspeção estática e dinâmica como procedimentos do exame, enquanto a conversa com o paciente continuou sendo o item menos realizado, porém com aumento de 9,8% para 42,7% em relação à avaliação pré-intervenção. Conclui-se que a sistematização de um guia para o exame físico mamário possibilitou um melhor desempenho dos alunos na realização prática desse exame, sendo uma ferramenta teórica e prática possível de ser desenvolvida e reaplicada nas demais áreas da saúde que realizam o exame físico mamário.
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The aim of the present study was to systematize a "Guide Model of the Mammary Physical Examination in the Laboratory of Clinical Skills of the Federal University of Rio Grande do Norte" for the discipline of Oncology (MIC0064) offered to the students of the UFRN Medical Course. The project was approved by the Ethics and Research Committee of the University Hospital Onofre Lopes, under number CAAE95004318.7.00005292. The target audience consisted of 41 students enrolled in the curricular component and during the course the following steps were performed: (1) Reception of the students and application of the TCLE; (2) Application of the diagnostic questionnaire; (3) Systematic and interactive theoretical and practical guidance on how to perform the physical examination; (4) Practical guidance for performing the mammary examination on the manikin; (5) Application of the evaluation questionnaire after class; (6) Discussion and evaluation of the activity with students; (7) Evaluation of the questionnaires and (8) Analysis of the results. The mean grade of the evaluation of the pre-intervention questionnaire was 4.1 (± 2.06), the lowest grade being equal to zero and the highest grade. 8 After class, the average grade was 8.71 (± 1, 3), being the smallest note 6 and the largest 10. A difference between the means of 4.6 points was identified (test T, p <0.0001). Considering the evaluation criteria, it was verified that the palpation of the breast was the most accomplished procedure among the students (87.8%), while the conversation with the patient (9.8%) and the dynamic inspection (4, 9%) were the least accomplished items. On the other hand, after the class all the students described the palpation of the breast and the static and dynamic inspection as examination procedures. Meanwhile, the conversation with the patient continued to be the least performed
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GUILHERME LUCAS DE OLIVEIRA LIMA
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A NEUROFOBIA NOS ESTUDANTES DE MEDICINA DA UFRN:
Um estudo com métodos mistos
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Orientador : MARIA JOSE PEREIRA VILAR
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MEMBROS DA BANCA :
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BRUNO LOPES DOS SANTOS LOBATO
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CLECIO DE OLIVEIRA GODEIRO JUNIOR
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MARIA JOSE PEREIRA VILAR
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Data: 16/08/2019
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Introdução: A crescente prevalência de doenças neurológicas impõe a necessidade de formação de médicos capazes de prestar o atendimento inicial a essa população. O sentimento de incapacidade ao atender pacientes neurológicos e de medo frente à neuromedicina (ramo que estuda a neurociência, neurologia e neurocirurgia) estão presentes entre estudantes e médicos de longa data, o que suscitou o uso do termo “neurofobia” há 25 anos. Objetivos: Diagnosticar a neurofobia, compreender seu desenvolvimento nos estudantes de medicina da UFRN-Natal-RN e propor medidas transformadoras do ensino-aprendizagem da neuromedicina. Método: Um estudo misto explanatório, com uma fase quantitativa seguida da qualitativa, foi aplicado aos 600 estudantes do curso de medicina da instituição. Na fase qualitativa, um instrumento eletrônico avaliou as percepções sobre a neuromedicina em escala Likert de 5 níveis. Os itens versavam sobre o nível de conhecimento, confiança (na resolução de problemas), interesse, dificuldade para com a neuromedicina, importância para a formação generalista e medo atual do conteúdo, no momento da pesquisa. O grupo neurofóbico representou os estudantes que se auto-avaliaram com níveis de medo em 4 ou 5. As médias ponderadas dos itens Likert mostram tendências: positiva(>4), neutra (entre 3 e 4), e negativa (<3), exceto para dificuldade e medo. A análise estatística descritiva e comparativa dos grupos foi realizada de acordo com as categorias de variáveis e calculou-se a correlação linear entre a neurofobia e os critérios independentes, permitindo associações e correlações dos fatores envolvidos na neurofobia com nível de significância p<0,05. Na fase qualitativa, participaram do Grupo Focal oito estudantes e cinco entrevistas foram integradas ao corpus com intuito de atingir a saturação. A transcrição permitiu análise de conteúdo temática categorial de acordo com Bardin e Minayo. A triangulação dos métodos quanti e qualitativos foi realizada. Resultados: Na fase quantitativa, 215 instrumentos foram completos, a prevalência geral da neurofobia foi de 41,9% (n=90), com crescimento ao longo do curso. A média ponderada dos níveis de conhecimento, confiança, interesse, dificuldade, importância e medo foi, respectivamente, 2,31; 2,00; 3,57; 3,69; 4,39 e 2,97. Houve uma correlação positiva de 36% entre a neurofobia e a percepção de dificuldade, e correlação negativa de 49% para o interesse. O grupo neurofóbico percebeu mais dificuldade, menos conhecimento, menos confiança e menos interesse em neuromedicina do que o grupo não-neurofóbico. Na fase qualitativa, as falas sugeriram uma visão preconcebida que pode estar associada à imaturidade do estudante, e ambas corroboram a percepção negativa frente à neuromedicina no início do curso. Além da origem precoce da neurofobia, há uma tendência de seu agravamento que parece decorrer das metodologias aplicadas: no início do curso, que não priorizam a contextualização e, ao longo do curso, ao expor conteúdos específicos e de pouca relevância ao médico generalista. Ademais, o modelo curricular em disciplinas tende a diminuir a integração dos conteúdos e dos professores. As propostas de melhoria versaram na adequação do professor como protagonista da integração curricular e a aplicabilidade da neuromedicina no contexto geral. Considerações finais: A neurofobia está presente entre os estudantes de medicina da UFRN. Ela está mais relacionada às percepções de alta dificuldade e baixo interesse em neuromedicina. Mudanças no perfil de ensino tradicional para uma aprendizagem significativa adaptativa, com metodologias ativas de aprendizado em um currículo neuromédico integrado, focado na formação generalista, são as propostas dos estudantes para mitigar a neurofobia.
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Background: The increasing prevalence of neurological diseases imposes the need for training of doctors able to provide initial care to this population. The feeling of inability to treat neurological patients and fear of neuromedicine (the branch that studies neuroscience, neurology, and neurosurgery) are present among students and doctors for a long-time, which led to the use of the term “neurophobia” 25 years ago. Objectives: To diagnose neurophobia, understand its development in medical students at UFRN-Natal-RN and to propose transformative measures for teaching neuromedicine. Method: A mixed-method explanatory study, with a quantitative phase followed by a qualitative one, was applied to the 600 medical students of the institution. In the qualitative phase, an electronic instrument assessed the perceptions of 5-level Likert neuromedicine. The items were about the level of knowledge, confidence (in problem-solving), interest, difficulty with neuromedicine, importance for generalist training and current fear of content at the time of the research. The neurophobic group represented the students who assessed themselves with fear levels of 4 or 5. The weighted average of the Likert items show trends: positive (>4), neutral (between 3 and 4), and negative (<3), except for difficulty and fear. The descriptive and comparative statistical analysis of the groups was performed according to the variable categories and the linear correlation between the neurophobia and the independent criteria was calculated, allowing associations and correlations of the factors involved in neurophobia with a significance level of p<0.05. In the qualitative phase, eight students participated in the Focus Group and five interviews were integrated into the corpus to reach saturation. The transcription allowed categorical thematic content analysis according to Bardin and Minayo. The triangulation of the quantitative and qualitative methods was performed. Results: In the quantitative phase, 215 instruments were completed, the overall prevalence of neurophobia was 41.9% (n = 90), with increase throughout the course. The weighted average levels of knowledge, confidence, interest, difficulty, importance, and fear were, respectively, 2.31; 2.00; 3.57; 3.69; 4.39 and 2.97. There was a 36% positive correlation between neurophobia and perceived difficulty, and a 49% negative correlation for interest. The neurophobic group noticed more difficulty, less knowledge, less confidence, and less interest in neuromedicine than the non-neurophobic group. In the qualitative phase, the speeches suggested a preconceived view that may be associated with student immaturity, and both corroborate the negative perception of neuromedicine at the beginning of the course. Besides the early origin of neurophobia, there is a tendency of its aggravation that seems to be due to the applied methodologies: at the beginning of the course, which do not prioritize the contextualization and, throughout the course, by exposing specific content of little relevance to the general doctor. Also, the curriculum model in disciplines tends to decrease the integration of content and teachers. The improvement proposals dealt with the suitability of the teacher as a protagonist of the curricular integration and the applicability of neuromedicine in the general context. Final considerations: Neurophobia is present among medical students at UFRN. It is more related to perceptions of high difficulty and low interest in neuromedicine. Changes in the traditional teaching profile for meaningful adaptive learning, with active learning methodologies in an integrated neuromedical curriculum, focused on generalist education, are the students’ proposals to mitigate neurophobia.
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CYNTHIA CRISTINA BASTIA VIEIRA DE SOUSA
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Implementação do DOPS (direct observation procedural skills) como ferramenta de avaliação no Programa de Residência Médica em Anestesiologia do Hospital Unversitário Onofre Lopes (HUOL).
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Orientador : JOSE DINIZ JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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IRAMI ARAUJO FILHO
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JOSE DINIZ JUNIOR
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JOÃO MANOEL DA SILVA JÚNIOR
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MARIA JOSE PEREIRA VILAR
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Data: 19/08/2019
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O Programa de Residência Médica (PRM) constitui uma modalidade de ensino destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização, caracterizada por treinamento em serviço, em regime de 60 horas semanais, funcionando em Instituições de saúde, universitárias ou não, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo reconhecida como a melhor forma de inserção de profissionais médicos na vida profissional, sob supervisão, e capacitação em uma especialidade. A adequação da ferramenta avaliativa Direct Observation Procedural Skills (DOPS) no Programa de Residência Médica em Anestesiologia do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) visa avaliar de maneira mais integral o residente, baseando-se em competências, contribuindo juntamente com outras formas de avaliação para ampliar a visão sobre os avanços e fragilidades individuais dos mesmos. As oficinas de capacitação dos Preceptores foram desenvolvidas com métodos ativos de ensino-aprendizagem, entre estes vídeos com simulações dos cenários reais de trabalho na instituição seguido por reflexão e discussão em grupos, o que permitiu a padronização dos domínios considerados essenciais a serem avaliados pelo DOPS. Foram realizadas 39 avaliações envolvendo 10 residentes (91%), sendo três do primeiro ano, três do segundo ano e quatro do terceiro ano. Apenas um residente não foi avaliado por motivo de afastamento temporário do PRM. A maioria dos residentes foi avaliada mais de uma vez, em diferentes procedimentos, tendo como resultado da avaliação o status “acima do esperado”. Fato interessante, foi a constatação pela ferramenta DOPS de mais fragilidades nos procedimentos de menor complexidade, provavelmente atribuída a uma percepção equivocada de já ter atingido as competências necessárias em tais procedimentos. As autoavaliações, em sua maioria, foram concordantes com as avaliações realizadas pelos preceptores, com mais reflexões e apontamentos a serem modificados pelos residentes avaliados. O processo de implementação do DOPS na residência de anestesiologia obteve sucesso, sendo o instrumento bem aceito e adequado à avaliação de procedimentos no referido programa.
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The Medical Residency Program (PRM) is a teaching modality for physicians, in the form of a specialization course, characterized by in-service training, on a 60-hour weekly basis, operating in health institutions, university or not, under the guidance from medical professionals of high ethical and professional qualifications, being recognized as the best way to insert medical professionals into professional life, under supervision, and training in a specialty. The appropriateness of the Direct Observation Procedural Skills (DOPS) assessment tool in the Anesthesiology Medical Residency Program of the Onofre Lopes University Hospital (HUOL) aims to more fully assess the resident, based on competencies, contributing along with other forms of assessment to broaden the vision of their individual advances and weaknesses. Preceptors training workshops were developed using active teaching-learning methods, among these videos with simulations of the real work scenarios in the institution followed by reflection and group discussion, which allowed the standardization of the domains considered essential to be evaluated by DOPS. There were 39 evaluations involving 10 residents (91%), three of the first year, three of the second year and four of the third year. Only one resident was not assessed because of temporary withdrawal from PRM. Most residents were assessed more than once in different procedures, resulting in the “above-expected” status. Interestingly, the DOPS tool found more weaknesses in less complex procedures, probably attributed to a misperception of having already achieved the necessary skills in such procedures. Most self-assessments were in agreement with the assessments made by the preceptors, with more reflections and notes to be modified by the evaluated residents. The DOPS implementation process in the anesthesiology residency was successful, being the instrument well accepted and suitable for the evaluation of procedures in the referred program.
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LUCIANA CARLA MARTINS DE AQUINO PIMENTEL
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COMUNICAÇÃO DE NOTÍCIAS DIFÍCEIS NA FORMAÇÃO MÉDICA: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS RELACIONAIS
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Orientador : SIMONE DA NOBREGA TOMAZ MOREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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FRANCISCO EDILSON LEITE PINTO JUNIOR
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MARIA JOSE PEREIRA VILAR
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SIMONE DA NOBREGA TOMAZ MOREIRA
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Data: 27/08/2019
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A comunicação é um ato inerente ao ser humano que envolve o compartilhamento e a compreensão de mensagens enviadas e recebidas entre dois ou mais indivíduos, é uma habilidade clínica fundamental ao desenvolvimento de uma relação médico-paciente satisfatória. Sabe-se que a boa comunicação contribui para a adesão do paciente à proposta terapêutica, como também pode minimizar sofrimentos advindos da sua condição de saúde, através do apoio emocional dispensado. Assim, comunicar más notícias é uma das tarefas mais difíceis do médico, pela necessidade de responder às emoções do paciente de forma empática e continente, exigindo habilidades relacionais, que precisam ser ensinadas no processo de formação profissional. Apesar disso, os estudantes ainda têm pouca oportunidade, dentro do currículo formal, de vivenciar situações de comunicar más notícias. Diante disso, alguns projetos de extensão tentam suprir essa lacuna na formação médica. Na UFRN o projeto de extensão Dying: a human thing se propõe ao ensino de comunicação de más notícias, como também refletir sobre a morte e o morrer dentro da formação médica. Este projeto ocorre semestralmente com participação de 20 estudantes de medicina que são selecionados através de processo seletivo. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos participantes do projeto de extensão Dying acerca da influência desse projeto no desenvolvimento de habilidades de comunicação. A metodologia utilizada foi qualitativa, descritiva do tipo estudo de caso. Durante o semestre de 2018.2 participaram 20 estudantes do 2º ao 4º período de medicina. Aconteceram 5 encontros, com discussões teórico-práticas. Ao final do processo, 8 alunos participaram do Grupo Focal (GF), a fim de analisar o projeto, destacando as suas potencialidades e/ou fragilidades. As falas foram transcritas e analisadas por meio da temática categorial proposta por Bardin. Após a análise do material, emergiram três categorias: (1) motivação/interesse pelo projeto Dying, (2) momentos interessantes /relevantes do projeto e (3) auto avaliação do aprendizado. Nesse contexto, acredita-se que o projeto contribuiu para o desenvolvimento de habilidades de comunicação dos estudantes de medicina, como também para uma maior aproximação da temática da morte, tema pouco explorado durante a formação médica. Assim, a participação neste projeto, possibilitou aos estudantes, uma maior aproximação aos aspectos humanísticos da formação médica, tão importante para a construção de uma relação médico-paciente satisfatória.
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Communication is an inherent human act that involves the sharing and understanding of messages sent and received between two or more individuals, it is a fundamental clinical skill for the development of a satisfactory doctor-patient relationship. Good communication contributes to the patient's adherence to the therapeutic proposal, as well as minimizing suffering arising from their health condition through the emotional support provided. Thus, breaking bad news is one of the most difficult doctor's tasks, because of the need to respond to the patient's emotions emphatically and continually, requiring relational skills, which need to be taught in the vocational training process. Nevertheless, students still have little opportunity, within the formal curriculum, to experience situations of breaking bad news. Given this, some projects try to fill this gap in medical education. At UFRN the Dying: a human thing project proposes to teach bad news communication as well as reflect on death and dying in medical training. This project takes place every six months with the participation of 20 medical students who are selected through the selection process. The aim of this study was to analyze the perception of the Dying´s participants about the influence of this project on the development of communication skills. The methodology used was qualitative, descriptive of the case study type. During the semester 2018.2 twenty students from the 2th to the 4th period of school medicine participated. There were 5 meetings, with theoretical and practical discussions. At the end of the process 8 students participated in the Focal Group (GF), in order to analyze the project, highlighting its potentialities and / or weaknesses. The speeches were transcribed and analyzed using the categorical theme proposed by Bardin. After material analysis, three categories emerged: (1) motivation / interest in the Dying project, (2) interesting / relevant project moments, and (3) learning self-assessment. In this context, it is believed that the project contributed to the development of communication skills of medical students, as well as a approximation of the theme of death, a subject not explored during medical training. Thus, participation in this project allowed students, a greater approximation to the humanistic aspects of medical education, so important for the construction of a satisfactory doctor-patient relationship.
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HAROLDO ADRIAN GUSMAO DE MACEDO
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O treinamento em simulador laparoscópico melhora as habilidades laparoscópicas de residentes de ginecologia e obstetrícia?
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Orientador : PAULO JOSE DE MEDEIROS
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MEMBROS DA BANCA :
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GUSTAVO MAFALDO SOARES
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PAULO JOSE DE MEDEIROS
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RICARDO NEY OLIVEIRA COBUCCI
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Data: 02/09/2019
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Introdução: a laparoscopia consolida-se atualmente como técnica cirúrgica minimamente invasiva, apresentando, em relação a cirurgias convencionais análogas, ganhos em resultados pós-operatórios sendo procedimento padrão para diversas cirurgias. O treinamento laparoscópico possui peculiaridades que dificultam a aquisição de suas habilidades e apresenta uma longa curva de aprendizado. Objetivo: avaliar se o treinamento em simulador laparoscópico é eficaz para o desenvolvimento de habilidades laparoscópicas em residentes de ginecologia e obstetrícia. Metodologia: prospectivo não-randomizado, do tipo quasi-experimental, no qual os participantes foram treinados, em igual teor e período do tempo, em sutura intracorpórea laparoscópica, através da técnica do gladiador, descrita por Armando Romeo, utilizando modelo laparoscópico E-Knot. Foi utilizada como ferramenta de avaliação o Global Operative Assessment of Laparoscopic Skills (GOALS), gerando um escore para cada avaliação. Os participantes além de realizarem suas autoavaliações, foram examinados por dois avaliadores independentes. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente com as técnicas não-paramétricas de Wilcoxon e Friedman. A coleta de dados foi realizada na Maternidade Escola Januário Cicco/Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC/UFRN), durante o período de janeiro a fevereiro de 2019. Resultados: o treinamento realizado demonstrou ganhos de habilidades laparoscópicas, estatisticamente significantes pelo teste de Wilcoxon, com uma diferença média de 2,5 a 5,167 pontos no total do escore GOALS. No entanto, quando analisados os critérios individualmente, o item manuseio tecidual não atingiu p-valor < 0,05 para um dos avaliadores. Não houve diferença estatisticamente significante entre os escores GOALS obtidos pela avaliação pré-intervenção entre os avaliadores, pelo teste de Friedman, porém houve divergência em todos os itens pós-treinamento, com exceção do manuseio tecidual. Conclusão: o treinamento em simulador da sutura intracorpórea pela técnica de Armando Romeo foi eficaz para ganhos de habilidades laparoscópicas avaliados pelo GOALS.
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Introduction: laparoscopy is currently consolidated as a minimally invasive surgical technique, presenting, in relation to analogous conventional surgeries, gains in postoperative results being standard procedure for several surgeries. The laparoscopic training presents peculiarities that hinder the acquisition of their abilities and it has a long learning curve. Objective: to evaluate whether laparoscopic simulator training is effective for the development of laparoscopic skills in gynecological and obstetrical residents. Methodology: prospective non-randomized, quasi-experimental study, in which participants were trained, in the same content and period of time, in laparoscopic intracorporeal suture, utilizing the gladiator technique, described by Armando Romeo, using E-Knot laparoscopic model. The Global Operative Assessment of Laparoscopic Skills (GOALS) was used as an evaluation tool, generating a score for each evaluation. The participants, besides conducting their self-assessments, were assessed by two independent evaluators. The data obtained were statistically analyzed using the non-parametric techniques of Wilcoxon and Friedman. Data collection was performed at the Maternidade Escola Januário Cicco/Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC/UFRN) during the period from January to February, 2019. Results: the provided training demonstrated statistically significant laparoscopic skill gains by the Wilcoxon test, with a mean difference of 2.5 to 5.167 points in the total GOALS score. However, when analyzing the criteria individually, the item tissue handling did not reach p-value < 0.05 for one of the evaluators. There was no statistically significant difference between the GOALS scores obtained by the pre-intervention assessment between the evaluators by the Friedman test, but there was divergence in all post-training items, except for tissue handling. Conclusion: training in intracorporeal suture simulator by the Armando Romeo technique was effective for laparoscopic skills gains evaluated by GOALS. Conclusion: training in an intracorporeal suture simulator using the Armando Romeo technique was effective for gains in laparoscopic skills assessed by GOALS.
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KESSIA LARISSA DE MEDEIROS QUIRINO
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Avaliação da Interactive Spaced Education como ferramenta de ensino no contexto da Doença Renal Crônica
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Orientador : PAULO JOSE DE MEDEIROS
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA CRISTINA PINHEIRO FERNANDES DE ARAUJO
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MAURICIO GALVAO PEREIRA
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PAULO JOSE DE MEDEIROS
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Data: 03/09/2019
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Introdução: A Doença Renal Crônica (DRC) atualmente atinge proporções epidêmicas no mundo e apesar do esforço empenhado para o ensino da abordagem apropriada desta doença, estudos têm identificado lacunas no conhecimento da DRC, surgindo a necessidade de buscar estratégias pedagógicas que auxiliem no seu processo de ensino-aprendizagem. Objetivos: Avaliar a ferramenta Interactive Spaced Education (ISE) para o aprendizado de estudantes de medicina do 2º, 3º e 4º ano em um curso extra-curricular sobre DRC, objetivamente e sob a perspectiva do aluno. Métodos: Trata-se de um estudo quase-experimental cuja população foi composta por estudantes de medicina do 2º, 3º e 4º ano do Curso de Medicina inscritos em curso de extensão sobre DRC, com duração de 6 semanas. O curso foi ofertado para duas turmas no segundo semestre letivo, utilizando aula expositiva e ferramenta online ISE. O programa ISE foi composto por 3 ciclos, com 20 itens cada que se repetiam em todos os ciclos. Foram calculados a taxa de participação da ISE nas duas turmas, extrato de desempenho progressivo entre os alunos que concluíram > 75% dos itens da ISE, além da avaliação da ferramenta pelos alunos através de questionário com score de Likert e de questões abertas sobre opinião e sugestões. Resultados e discussão: A taxa de participação foi baixa devido o curso não fazer parte do currículo da graduação. Demonstrou-se através de teste de Friedman que houve efeito da utilização da ferramenta sobre a melhoria no desempenho dos estudantes, e por meio da correção de Bonferoni, evidenciou-se que foi significativa a diferença entre o primeiro e o terceiro ciclo. Os alunos julgaram a estratégia útil para reforço de aspectos-chave e para prática profissional, além de demonstrarem interesse de participar de outras atividades com o uso da ferramenta. Os estudantes identificaram no curso as vantagens dos efeitos de teste e espaçamento da ISE. Conclusão: A ISE mostrou-se eficaz em melhorar o desempenho e apresentou boa aceitabilidade entre os alunos que completaram o programa.
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Background: Chronic Kidney Disease (CKD) currently reaches epidemic proportions in the world and despite the effort to teach the appropriate approach to this disease, studies have identified gaps in the knowledge of CKD, emerging the need to seek pedagogical strategies that help in its teaching-learning process. Aims: To evaluate the Interactive Spaced Education (ISE) tool for the second-, third-, and fourth-year medical students learning in an extracurricular course on CKD, objectively and from the perspective of the student. Methods: It is a quasi-experimental study whose population was composed of second-, third-, and fourth-year medicine students enrolled in a CKD extension course, lasting 6 weeks. The course was offered to two classes in the second semester, using lecture and ISE online tool. The ISE program was composed for 3 cycles, with 20 items each that were repeated in all cycles. The ISE participation rate in the two groups and progressive achievement among students who completed > 75% of ISE items were calculated. The tool has been evaluated by the students through a Likert score questionnaire and open questions about opinion and suggestions. Results and discussion: The participation rate was low because the course did not form part of the graduation curriculum. It was demonstrated through the Friedman test that there was an effect of the use of the tool on the improvement in student performance, and through the Bonferoni correction, it was evidenced that the difference between the first and third cycle was significant. The students judged the strategy useful for reinforcing key aspects and for professional practice, in addition to showing interest in participating in other activities with the use of the tool. Students have identified the benefits of test and spacing ISE effects. Conclusion: ISE was effective in improving performance and presented good acceptability among students who completed the program.
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BETINA BARBIERO SAAD FORMIGA
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O ENSINO DA GERIATRIA E GERONTOLOGIA NO CURSO DE MEDICINA DA UFRN: REFLEXÕES PARA A ELABORAÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR PARA A GRADUAÇÃO.
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Orientador : ROSIANE VIANA ZUZA DINIZ
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MEMBROS DA BANCA :
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FRANCISCO PIGNATARO LIMA
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MARIA DO CARMO SITTA
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ROSIANE VIANA ZUZA DINIZ
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Data: 09/09/2019
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O envelhecimento populacional e aumento da longevidade são fatores marcantes em todo o mundo. Em resposta a este desafio e ao impacto gerado nas questões da saúde, muitas das escolas de medicina de todo o mundo vem desenvolvendo alguma forma de programa de Educação Médica voltada para a Medicina Geriátrica. O objetivo deste estudo foi construir uma proposta de matriz de competências para o ensino da Geriatria e Gerontologia para o curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Trata-se de estudo exploratório, prospectivo desenvolvido em etapas: análise documental das ementas e programas dos componentes curriculares do curso de medicina e levantamento da literatura em busca de matrizes de competências nacionais e internacionais em geriatria; análise da percepção docente sobre o ensino de geriatria e gerontologia na UFRN e elaboração da matriz de competência em geriatria e gerontologia para o curso de Medicina da UFRN. Para validação desta matriz utilizou-se a Estratégia Delphi com 11 especialistas em Geriatria, docentes e tutores das Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Norte. Como resultados foram encontradas ementas e programas pouco detalhados, diversas propostas de matrizes de competência publicadas que foram úteis na elaboração de uma proposta de matriz própria da UFRN. Esta foi enviada para o painel de especialistas para obtenção, de consenso (50% de concordo + concordo totalmente), em cada item, em todos os conteúdos e competências propostos pela matriz. Os especialistas também puderam sugerir metodologias de ensino e avaliação, predominando as mais tradicionais, porém, já com inserção de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, demonstrando a necessidade de capacitação docente para as mesmas. A construção desta matriz pretende tornar o ensino da geriatria mais integrado ao longo de todo o curso, com maior envolvimento interdisciplinar e com desenvolvimento de competências gradativas. Assim, possibilitará a formação de médicos generalistas mais competentes para a atenção a saúde do idoso.
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Population aging and increased longevity are a major factor worldwide. In response to this challenge and the impact generated on health issues, many medical schools around the world have been developing some form of Medical Education program for Geriatric Medicine. The aim of this study was to construct a proposal of a competency matrix for the teaching of Geriatrics and Gerontology for the Medicine course of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). It is an exploratory, prospective study developed in stages: documentary analysis of the menus and curricular components of the medical course and literature survey in search of matrices of national and international competences in geriatrics; analysis of teacher perception on the teaching of geriatrics and gerontology at UFRN and elaboration of the competence matrix in geriatrics and gerontology for the UFRN Medicine course. To validate this matrix, we used the Delphy Strategy with 11 Geriatrics specialists, teachers and tutors from the Higher Education Institutions of Rio Grande do Norte. As a result, was find very detailed reports and programs, several proposals of published competence matrices that were useful in the elaboration of a proposal of UFRN's own matrix, sent to the experts who expressed their opinion on each item with consensus reach (50% agreement + fully agree) in all the contents and competences proposed by the matrix. The specialists were also able to suggest teaching and evaluation methodologies, predominantly the most traditional ones, but already with the insertion of active methodologies, demonstrating the need for teacher training for new methodologies. The construction of this matrix intends to make teaching geriatrics more gradual throughout the course, with greater interdisciplinary involvement, and is probably better able to train general practitioners more competent to care for the elderly.
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EDSON DA SILVA FREITAS
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ENSINO DA CIRURGIA AMBULATORIAL AO GRADUANDO DE MEDICINA NO ÂMBITO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE
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Orientador : PAULO JOSE DE MEDEIROS
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MEMBROS DA BANCA :
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PAULO JOSE DE MEDEIROS
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ROSIANE VIANA ZUZA DINIZ
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THIAGO GOMES DA TRINDADE
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Data: 11/09/2019
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Introdução: O ensino da cirurgia ambulatorial costuma ser acompanhado de métodos formais e informais combinado com atividades em ambulatórios, centros cirúrgicos e enfermarias, baseando-se principalmente na observação e execução de procedimentos práticos mediante supervisão adequada e experiente. Dentre as estratégias para ensino, moldes, esponjas, manequins, simuladores, realidade virtual, filmes, vídeos interativos, softwares, games, uso responsável de animais, cadáveres, tecidos humanos, oficinas de técnicas cirúrgicas, laboratório de suturas e nós, são recursos educativos auxiliares para ensino-aprendizagem-avaliação. Na instituição proponente, o ensino da cirurgia ambulatorial no âmbito da Atenção Primária a Saúde não é respaldado por um componente curricular específico.
Objetivos: Estruturar o ensino da cirurgia ambulatorial no Internato de Medicina de Família (IMFC) e Comunidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Métodos: O estudo é caracterizado como quase-experimental, exploratório e analítico. Envolveu todos os alunos egressos do nono período do curso de medicina da UFRN nos semestres 2018.1 (grupo controle) e 2018.2 (grupo intervenção) e contou com equipe colaboradora de 8 alunos monitores/atores, além de 10 preceptores/professores/avaliadores. O percurso metodológico envolveu várias etapas como: estruturação dos campos de prática; treinamento dos preceptores; elaboração de videoaulas; desenvolvimento de modelos de bancada padronizados em silicone para o ensino; aula teórico-prática; estimulação a prática de procedimentos nos campos de prática e elaboração de estações simuladas de avaliação. Instrumentos baseados na Global Rating Scale (GRS), foram utilizados para avaliação do desempenho dos alunos nas estações. A GRS é uma escala validada internacionalmente na qual é possível identificar aspectos do desempenho dos estudantes da prática cirúrgica. A avaliação foi aplicada inicialmente ao grupo controle e posteriormente ao grupo intervenção. Para análise estatística dos dados, foram escolhidos o teste T de student para as variáveis de médias, e o teste Qui-Quadrado de Pearson para as variáveis de proporções. Foi considerado o nível de significância de p <0,05.
Resultados: Dos egressos do semestre 2018.1, 42 (100%) participaram do estudo, enquanto do semestre 2018.2, 35 (68,6%) dos 51 alunos estiveram presentes para realização da avaliação. A média de idade foi semelhante (24,5 anos vs 25,3 anos, p=0,497), com predomínio do sexo masculino em ambos os grupos (59,5% vs 60%, p=0,996). O escore geral de desempenho do grupo intervenção foi de 5,44 (DP ±1,75), superior ao grupo controle que teve média de 3,15 (DP ±1,47), com p<0,001. Quando considerado a proporção de escores acima de 5,0 (nível competente) em relação a escores abaixo de 5,0 (insuficiente), pode-se observar um número maior de alunos com competência adquirida na realização de PCA no grupo intervenção (57,1%) em relação ao grupo controle (9,5%), com p<0,001.
Conclusões: O estudo cumpriu em grande parte seus objetivos ao estruturar o ensino da cirurgia ambulatorial no IMFC da UFRN através do desenvolvimento de métodos de ensino-aprendizagem e avaliação de alguns procedimentos cirúrgicos ambulatoriais. Conseguiu implementar e aumentar a realização da pequena cirurgia na maioria das unidades de campo de prática. Além de constatar o ganho de competência do grupo intervenção através de análise comparativa.
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Introduction: Teaching ambulatory surgery usually is accompanied by formal and informal methods, combined with activities in ambulatory care clinics, operating rooms and wards, mainly based on observing and performing practical procedures through appropriate and experienced supervision. Teaching strategies comprehend use of molds, sponges, simulators, virtual reality, movies, interactive videos, software, games, responsible use of animals, corpses, human tissues, surgical technique workshops, suture lab and knots. At the proposing institution, the teaching of ambulatory surgery in Primary Health Care is not supported by a specific curricular component.
Objectives: To structure the teaching of ambulatory surgery at the Family Medicine Clerkship (FMC) of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN).
Methods: The study is characterized as quasi-experimental, exploratory and analytical. It involved all students from the fifth year of UFRN medical school in semesters 2018.1 (control group) and 2018.2 (intervention group) and had a collaborative team of 8 student monitors / actors, as well as 10 preceptors / teachers / evaluators. The methodological course involved several steps such as: structuring the fields of practice; preceptors training; preparation of video lessons; development of standardized silicone rubber bench models for teaching; theoretical and practical class; stimulation the practice of procedures in the practice fields and elaboration of simulated evaluation stations. Instruments based on the Global Rating Scale (GRS) were used to assess students performances at the stations. GRS is an internationally validated scale in which it is possible to identify aspects of students' performance in surgical practice. The evaluation was initially applied to the control group and later to the intervention group. Statistical analysis was performed using Student's t-test for mean variables and Pearson's chi-square test for proportion variables. The significance level of p <0.05 was considered.
Results: From the 2018.1 semester, 42 students (100%) participated in the study, while from the 2018.2 semester, 35 (68.6%) of the 51 were present for the evaluation. The mean age was similar (24.5 years vs 25.3 years, p = 0.497), with male predominance in both groups (59.5% vs 60%, p = 0.996). The overall performance score of the intervention group was 5.44 (SD ± 1.75), higher than the control group which had an average of 3.15 (SD ± 1.47), with p <0.001. When considering the proportion of scores above 5.0 (competent level) in relation to scores below 5.0 (insufficient), we can observe a larger number of students with acquired competence in performing PCA in the intervention group (57, 1%) compared to the control group (9.5%), with p <0.001.
Conclusions: The study largely achieved its objectives by structuring the teaching of ambulatory surgery at the FMC of UFRN through the development of teaching-learning methods and the evaluation of some ambulatory surgical procedures. It has been able to implement and increase minor surgery in most field practice units. Besides noting the gain of competence of the intervention group through comparative analysis.
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CICERO TIBERIO LANDIM DE ALMEIDA
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DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIA PARA O USO DA ULTRASSONOGRAFIA COMO GUIA PARA REALIZAÇÃO DE ACESSO VENOSO CENTRAL NA RESIDÊNCIA MÉDICA.
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Orientador : ROSIANE VIANA ZUZA DINIZ
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MEMBROS DA BANCA :
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CLÉBER DE MESQUITA ANDRADE
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PAULO JOSE DE MEDEIROS
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ROSIANE VIANA ZUZA DINIZ
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Data: 24/09/2019
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Introdução: O acesso venoso central é um procedimento invasivo realizado comumente em pacientes graves internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Vários estudos demonstram que a utilização do ultrassom (US) como guia no acesso venoso central aumenta a taxa de sucesso, reduz o número de complicações e melhora a segurança do paciente. Nas últimas décadas, observa-se um número crescente de estudos apontados para a necessidade da formação por competências no âmbito da residência médica. Objetivo: Elaborar um modelo de treinamento com métodos ativos de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de competência para utilização do aparelho de ultrassom como guia para as punções de veia jugular interna. Método: Estudo tipo pesquisa-ação, de caráter exploratório, prospectivo, envolvendo 43 participantes, sendo 31 residentes médicos, 9 preceptores intensivistas do Hospital Universitário Onofre Lopes e 3 preceptores da disciplina de cardiologia. Foram realizados 4 cursos teórico-práticos utilizando um modelo de peito de frango resfriado para punção central guiada por ultrassom. Todos realizaram teste pré e pós-treinamento e foram avaliados pelo Direct Observation of Procedural Skills (DOPS) nos domínios: domínio 1: Conhecimento prévio; domínio 4: habilidade técnica e domínio 10: Conjunto (habilidade geral). Resultados: O modelo de avaliação aplicado aos participantes gerou respostas afirmativas, conforme mostram os resultados descritivos por meio da medida do coeficiente de alfa de Cronbach, que avalia a consistência e confiabilidade das respostas. Desse modo, o curso foi considerado positivo por 100% dos integrantes, com predomínio de desempenho satisfatório de todos os 43 participantes e o nível de satisfação do treinamento foi considerado ótimo ou excelente. Além de bem aceito, o modelo permitiu a avaliação de desempenho e autoavaliação estruturada, fato relevante para a formação de competência no acesso venoso central guiado por ultrassom. Conclusão: O modelo de treinamento utilizando o peito de frango é exequível, bem aceito e permitiu desenvolver a competência na utilização do aparelho de ultrassom como guia para as punções. A utilização do DOPS mostrou-se confiável e relevante como ferramenta de avaliação que confira autenticidade profissional.
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Introduction: Central venous access is an invasive procedure commonly performed in critically ill patients hospitalized in Intensive Care Units (ICU). Several studies have demonstrated that the use of ultrasound (US) to guide venous access increases the success rates of catheter placement, reduces the number of complications and improves the patient safety. In the last decades there has been an increase in the number of studies directed towards the importance of the professional competence formation in medical residency. Aim: To create a training program with active teaching-learning methods in order to develop the competence to perform ultrasound-guided internal jugular punctures. Methods: This is an action research, an exploratory prospective study that involved 43 participants, of these 31 were medical residents, 9 were intensivist preceptors of the University Hospital Onofre Lopes and 3 were preceptors of the Cardiology discipline. Four theoretical-practical courses were taken using a chicken breast model to simulate an ultrasound-guided venous access. Every participant performed pre and post-training tests and was evaluated by the Direct Observation of Procedural Skills (DOPS) on the following areas: area 1: previous knowledge; area 4: technical skills; and area 10: general skills. Results: The evaluation model applied to the participants generated affirmative responses, according to the descriptive results measured by Cronbach's alpha coefficient, which evaluates the consistency and reliability of the responses. Therefore, the training was considered positive by 100% of the participants, who also had a good performance in their majority, and the level of satisfaction regarded to the course was considered great or excellent. In addition to being accepted, this model allowed the assessment of competence in a ultrasound-guided central venous access. Conclusion: The training model using chicken breast is feasible, well accepted and allowed to develop competence in using the ultrasound device as a guide for punctures. The use of DOPS proved to reliable and relevant as an evaluation tool that confers professional authenticity.
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ARLINDA MARIA PINHEIRO DOS SANTOS DE GOIS
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DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PEDAGÓGICAS PARA PRECEPTORES DA RESIDÊNCIA DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ONOFRE LOPES.
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Orientador : ROSIANE VIANA ZUZA DINIZ
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MEMBROS DA BANCA :
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JORGE CARVALHO GUEDES
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JOSÉ EYMARD MORAES DE MEDEIROS FILHO
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LUCIANNA PEREIRA DA MOTTA PIRES CORREIA
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MARIA JOSE PEREIRA VILAR
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ROSIANE VIANA ZUZA DINIZ
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Data: 26/09/2019
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Introdução: O ensino na saúde é, muitas vezes, realizado de forma intuitiva e seguindo princípios pedagógicos tradicionais. Existe na atualidade, um movimento em inserir técnicas pedagógicas já bem estabelecidas e comprovadas em outras áreas do conhecimento no ensino médico. A carência de desenvolvimento pedagógico de docentes e preceptores dificulta o processo de ensino-aprendizagem resultando em treinamento de residentes com enfoque no conhecimento e não na competência profissional. Ademais, pode causar desconforto em preceptores e docentes que, sem preparo específico, sobre como ensinar e avaliar os aprendizes/residentes, o fazem de forma intuitiva ou ainda, afastam-se da preceptoria prejudicando a qualidade da formação. Os preceptores são “experts” em realizar todos os procedimentos, porém sem formação acadêmica acerca do processo de ensino-aprendizagem. Objetivos: Este estudo, tem por objetivo Identificar o conhecimento prévio e eventuais dificuldades dos preceptores e docentes para o ensino na residência de endoscopia digestiva, visando sistematizar um programa de capacitação voltado ao desenvolvimento de competências pedagógicas do docente e preceptor no programa de endoscopia digestiva do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Métodos: Trata-se de estudo exploratório, descritivo, envolvendo preceptores e docentes atuantes no programa de residência médica em endoscopia digestiva do Hospital Universitário Onofre Lopes. Inicialmente, aplicou-se questionário para identificar o conhecimento prévio sobre ensino e aprendizagem, como também as principais dificuldades enfrentadas no exercício da preceptoria. Em seguida foram realizados dois encontros de capacitação pedagógica e elaboração de dois manuais, uma para residentes e outro para preceptores da residência em endoscopia digestiva do HUOL. Ao final, foram analisadas as percepções dos residentes e preceptores quanto ao processo de formação na residência de endoscopia.. Resultados: Participaram oito preceptores, com tempo de atuação na preceptoria prevalente inferior a cinco anos (75%), sendo pouco frequente a experiência com ensino (37%). A principal dificuldade relatada foi relacionada a avaliação dos residentes e a carência de capacitações pedagógicas para se discutir o processo de formação na residências. Os manuais elaborados tiveram como conteúdo a apresentação de todo o programa de residência, desde questões gerenciais e administrativas até o sistema de avaliação dos residentes. Para os preceptores foram inserido tópicos específicos sobre estratégias de ensino, aavlaiaçãoe, feedback e aprendizagem de adultos. A percepção de residentes e preceptores foram concordantes em relação ao estímulo do raciocínio clínico, aprendizagem ativa e utilização de feedback como relevantes e presentes no processo de ensino-aprendizagem da residência. Conclusão: Os preceptores da residência em endoscopia são jovens, com pouco tempo de atuação na preceptoria e pequena experiência pedagógica. Os manuais poderão apoiar o desenvolvimento docente, fato reconhecido como relevante e carente no citado programa de residência. As iniciativas de melhoria do processo de ensino-aprendizagem têm resultado em incentivo ao raciocínio clínico e ao aprendizagem ativa, bem como uma avaliação mais elaborada com oportunidade de feedback na percepção dos e residentes e preceptores.
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Introduction: Health education is often performed intuitively and following traditional pedagogical principles. There is currently a movement to insert well-established and proven pedagogical techniques in other areas of knowledge in medical education. The lack of pedagogical development of teachers and preceptors makes the teaching-learning process difficult, resulting in the training of residents focusing on knowledge rather than professional competence. In addition, it may cause discomfort to preceptors and teachers who, without specific preparation, on how to teach and evaluate learners / residents, do so intuitively or even move away from preceptorship impairing the quality of training. Preceptors are “experts” in performing all procedures, but without academic training about the teaching-learning process. Objectives: This study aims to identify the previous knowledge and possible difficulties of teachers and teachers for teaching in the residence of digestive endoscopy, aiming to systematize a training program aimed at the development of teaching skills of the teacher and preceptor in the digestive endoscopy program of the University Hospital Onofre Lopes (HUOL). Methods: This is an exploratory, descriptive study involving preceptors and teachers working in the digestive endoscopy residency program of the Onofre Lopes University Hospital. Initially, a questionnaire was applied to identify prior knowledge about teaching and learning, as well as the main difficulties faced in the exercise of preceptorship. Then, two educational training meetings were held and two manuals were prepared, one for residents and one for HUOL digestive endoscopy residency preceptors. At the end, the perceptions of residents and preceptors regarding the training process at the endoscopy residency were analyzed. Results: Eight preceptors participated, with less than five years of experience in the preceptorship prevalent (75%). education (37%). The main difficulty reported was related to the assessment of residents and the lack of pedagogical skills to discuss the process of training in residences. The elaborated manuals had the presentation of the entire residency program, from management and administrative issues to the residents' evaluation system. For the preceptors, specific topics on teaching strategies, assessment, feedback and adult learning were included. The perceptions of residents and preceptors were in agreement with regard to stimulating clinical reasoning, active learning and the use of feedback as relevant and present in the teaching-learning process of residence. Conclusion: The preceptors of the endoscopy residency are young, with little time in preceptorship and little pedagogical experience. The manuals may support teaching development, a fact recognized as relevant and lacking in the aforementioned residency program. Initiatives to improve the teaching-learning process have resulted in encouraging clinical thinking and active learning, as well as a more elaborate assessment with opportunity for feedback on the perceptions of residents and preceptors.
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RAPHAEL NEPOMUCENO GALVÃO SANTOS
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UTI: Uma Tecnologia Intuitiva
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Orientador : ELAINE LIRA MEDEIROS
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MEMBROS DA BANCA :
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DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO
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ELAINE LIRA MEDEIROS
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FABIANE ROCHA BOTARELI
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PETALA TUANI CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR
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Data: 27/09/2019
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Diante de evidências que atestam lacunas na formação do enfermeiro em cuidados críticos, vislumbra-se a necessidade de desenvolver estratégias para qualificar indivíduos no uso dos recursos tecnológicos aplicados no suporte à vida. Trata-se de um estudo de desenvolvimento metodológico que visou a construção e validação, em conteúdo e aparência, de um objeto virtual de aprendizagem idealizado para facilitar o manuseio de bombas de infusão, monitores multiparamétricos de sinais vitais e ventiladores mecânicos, por estudantes e profissionais de Enfermagem. Assim, foi desenvolvido website intitulado “UTI: Uma Tecnologia Intuitiva”, que abordou, para cada equipamento contemplado, aspectos como mecânica de funcionamento, componentes, indicações de uso e principais alarmes. Seis juízes avaliaram o material didático construído quanto ao conteúdo e 24 usuários quanto à aplicabilidade prática, por meio de questionários com escalas tipo Likert e questões abertas, tendo sido obtidas, em ambas avaliações, médias superiores a 80% a partir do Índice de Validação de Conteúdo. Considera-se, portanto, que a ferramenta desenvolvida possui validade semântica e de conteúdo e, atualmente, é compatível ao fim a que se propõe, tendo potencial para ser amplamente utilizada na área acadêmica e profissional, contribuindo para a formação profissional e para uma prática clínica qualificada, pautada na segurança do paciente.
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Mostrar Abstract
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Given the evidences that confirm gaps in the formation of nurses in critical care, it is important to develop strategies to qualify individuals in the use of technological resources applied in life support. This is a methodological development study aimed at the construction and validation, in content and appearance, of a virtual learning object designed to facilitate the handling of infusion pumps, multiparametric vital signs monitors and mechanical ventilators, by nursing students and professionals. Thus, a website was developed entitled “UTI: Uma Tecnologia Intuitiva”, which addressed, for each contemplated equipment, aspects such as mechanics, components, indications of use and main alarms. Six judges evaluated the didactic material built for content and 24 users for practical applicability, through questionnaires with Likert-type scales and open questions. In both evaluations, averages higher than 80% were obtained from the Content Validation Index. Therefore, it is considered that the developed tool has semantic and content validity and is currently compatible with its intended purpose, having the potential to be widely used in the academic and professional area, contributing to the professional formation and to a more qualified clinical practice, based on patient safety.
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BRUNO THIEME LIMA
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Avaliação do aprendizado de procedimentos cirúrgicos no programa de residência de otorrinolaringologia do Hospital Universitário Onofre Lopes - UFRN, com o instrumento de ‘avaliação baseado em procedimento’ (Procedure Based Assessment)
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Orientador : JOSE DINIZ JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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JOSE DINIZ JUNIOR
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LUCIANA FONTES SILVA DA CUNHA LIMA
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EKTOR TSUNEO ONISHI
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Data: 03/12/2019
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Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, baseada no ensino em serviço. Questões éticas, médico-legais, bem como mudanças na prática da medicina atual, levam a exigências de melhorias no processo de treinamento e avaliação na residência. Foi realizado um projeto para adaptação e introdução de um instrumento de avaliação objetiva da prática cirúrgica, no serviço de otorrinolaringologia do Hospital Onofre Lopes (HUOL). O instrumento escolhido foi a ‘avaliação baseada no procedimento’(Procedure based assessment - PBA), utilizado em programas de residência do Reino Unido. O intuito dessa avaliação é propiciar uma padronização e melhorias no processo de ensino-aprendizagem de cirurgias realizadas nessa área, permitir a avaliação da progressão dos residentes e também a identificação e correção de fragilidades nesse processo. Trata-se de um estudo exploratório, prospectivo e descritivo, realizado com todos residentes de otorrinolaringologia no HUOL. O projeto foi realizado em três etapas, a primeira consistindo na tradução e adaptação do instrumento. A segunda na aplicação do instrumento de avaliação e análise dos dados coletados. A terceira na aplicação de um questionário para a avaliação da experiência dos residentes com a utilização desse instrumento. Foram aplicados 18 PBAs no período de avaliação. Foi possível constatar em que grau de competência os alunos se encontravam durante o treinamento. O instrumento se demonstrou útil para enfatizar os pontos desenvolvidos e as dificuldades a serem superadas no treinamento cirúrgico. O instrumento teve boa aceitação e demonstrou ser uma ferramenta útil na melhoria do processo de treinamento cirúrgico no nosso serviço de residência de otorrinolaringologia no SUS.
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Institution of Decree No. 80,281, of September 5, 1977, medical residency is a modality of post-graduation teaching for physicians, based on in-service education. Ethical issues, medical-legal, as well as changes in current medical practice, lead the demand of improvement on the training and assessment in residence. We performed a project to adaptate and introduce an instrument for objective evaluation of surgical practice, at the otolaryngology department of Hospital Onofre Lopes (HUOL). The chosen instrument was the 'procedure based assessment' used in residence programs of United Kingdom . The purpose of the evaluation is to allow a standardization and improve the teaching-learning process of surgeries performed in this area, allowing an evaluation of the resident progress and also the identification and correction of weaknesses in this process. This is an exploratory, prospective and descriptive study carried out with all residents of otolaryngology at HUOL. The project was performed in three stages, the first consisting in the translation and adaptation of the instrument. The second, in the application of the evaluation instrument and analysis of the data collected. The third, in the application of a questionnaire for an evaluation of the residents experience with the use of this instrument. 18 PBAs were applied in the evaluation period. It was possible to verify in what degree of competence the students were during the training. The instrument shown to be useful to emphasize the points developed and the difficulties to be overcome in the surgical training. The instrument was well accepted and demonstrated to be a useful tool in improving the surgical training process in our service of otolaryngology residence in SUS.
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LEONARDO NOGUEIRA PIMENTEL
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O processo de ensino/aprendizagem em refratometria usando ferramenta digital (Helper Keratoconus)
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Orientador : JOSE DINIZ JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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CLECIO DE OLIVEIRA GODEIRO JUNIOR
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JOSE DINIZ JUNIOR
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MAIRA TIYOMI SACATA TONGU NAZIMA
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Data: 09/12/2019
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A presença de ceratocone sempre dificultou o cálculo da refratometria do paciente, seja por meio da retinoscopia (esquiascopia), seja utilizando o autorefrator. Desta forma, algumas vezes fica difícil encontrar tais valores de maneira rápida e confiável no dia-a-dia do consultório oftalmológico. Somado a isso, o ensino da refratometria sempre representou um desafio para os serviços de formação de oftalmologista, isso se explica pelo fato de se tratar de um exame que carrega certa habilidade específica a ser dominada, além da necessidade do conhecimento da física, matemática e geometria para a compreensão de como determinar e anular os chamados vícios refracionais (ametropias) do sistema óptico do olho humano. O aplicativo HELPER KERATOCONUS fornece de forma rápida e prática a medida teórica da refratometria, a partir da ceratometria do paciente, a qual será inserida no refrator e refinada. Realizamos um workshop de ensino da competência em refratometria com o uso do aplicativo, utilizando a técnica de ensino flipped classroom. Trata-se de uma pesquisa explotatório descritiva, que foi desenvolvida no Hospital Universitário Onofre Lopes – HUOL/UFRN. Envolveram residentes e preceptores do serviço de oftalmologia do HUOL. Aconteceu em 3 fases. A primeira fase foi composta por uma sala de aula invertida com duração de aproximadamente 50 minutos, com metodologia flipped classroom, cujo tema foi o funcionamento e o uso do aplicativo HELPER KERATOCONUS, após isso houve discussões, esclarecimentos, exercícios ou outras atividades de aprendizado para melhorar a aplicação do conhecimento. Na segunda fase, os residentes tiveram aula prática, onde foram treinados para utilizarem o aplicativo na rotina de atendimento. Na terceira fase, os residentes responderam a um questionário semiestruturado, onde foram abordadas informações sobre as atividades de ensino e aprendizagem. Nesse contexto, acredita-se que o projeto contribuiu para o desenvolvimento de habilidades no ensino da refratometria, como também para uma maior aproximação dos avanços tecnológicos e novas técnicas de ensino na residência médica.
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The presence of keratoconus always made it difficult to calculate the patient's refractometry, either through retinoscopy (skiascopy) or using the autorefractor. Thus, it is sometimes difficult to find such values quickly and reliably in the day-to-day office of the eye doctor. In addition, the teaching of refractometry has always been a challenge for ophthalmologist training services, which is explained by the fact that it is an exam that carries a specific skill to be mastered, besides the need for knowledge of physics, mathematics and geometry for understanding how to determine and annul the so-called refractive vices (ametropia) of the optical system of the human eye. The HELPER KERATOCONUS app quickly and practically provides the theoretical measurement of refractometry from the patient's keratometry, which will be inserted into the refractor and refined. We conducted a workshop on teaching the refractometry competency using the application using the flipped classroom teaching technique. This is a descriptive exploratory research, which was developed at the Onofre Lopes University Hospital - HUOL / UFRN. They involved residents and preceptors of the HUOL ophthalmology service. It happened in 3 phases. The first phase consisted of an inverted classroom of approximately 50 minutes, with flipped classroom methodology, whose theme was the operation and use of the HELPER KERATOCONUS application, after which there were discussions, clarifications, exercises or other learning activities for improve the application of knowledge. In the second phase, the residents had a practical class, where they were trained to use the application in the service routine. In the third phase, residents answered a semi-structured questionnaire, which addressed information about teaching and learning activities. In this context, it is believed that the project contributed to the development of skills in the teaching of refractometry, as well as to a closer approximation of technological advances and new teaching techniques in medical residency.
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PAULO HENRIQUE FREITAS LIMA
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SISTEMATIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO 360º COM FEEDBACK NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE
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Orientador : ROSIANE VIANA ZUZA DINIZ
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MEMBROS DA BANCA :
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ROSIANE VIANA ZUZA DINIZ
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MARCELO VIANA DA COSTA
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PETALA TUANI CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR
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ELIANA GOLDFARB CYRINO
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Data: 10/12/2019
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Introdução: Os programas de residência multiprofissionais - RMS em saúde objetivam capacitar profissionais para atuarem no Sistema Único de Saúde. As RMS possuem atividades práticas e teórico-práticas com atuação do preceptor, um profissional com expertise, apto a orientar alunos por meio da preceptoria, prática pedagógica no ambiente de trabalho, realizada por profissionais assistenciais, professores ou não. A avaliação é etapa relevante na qualidade dos processos educativos. Considerada como o fator mais importante para motivar o comportamento estudantil. O uso de diferentes métodos pode contribuir para uma melhor avaliação do desempenho do aluno nas práticas clínicas reais. A avaliação desenvolvida com instrumentos como o Mini-CEx envolve observação direta do desempenho clínico do aluno e oportunizar a etapa fundamental da avaliação formativa, o feedback. Objetivos: Sistematizar uma metodologia avaliativa na residência multiprofissional em saúde com base na estratégia de avaliação 360 graus com feedback. Metodologias: Estudo do tipo pesquisa-ação, com abordagem descritiva envolvendo 27 preceptores da Residência Multiprofissional em Saúde do HUOL/UFRN. Realizado em duas etapas: primeira destinada a capacitar os profissionais envolvidos com o ensino na residência multiprofissional para avaliação de desempenho do residente e a segunda a aplicação das avaliações de desempenho clínico com o Mini-CEx, ambas compondo um curso de desenvolvimento pedagógico para a preceptoria na RMS. O estudo foi aprovado pela comissão de ética em pesquisa da instituição Parecer nº 3.084.892/2018. Resultados: Analisamos as percepções dos participantes quanto ao conhecimento, uso e domínio das estratégias avaliativas, dificuldades no processo de avaliação, a frequência e conforto ao aplicar as microhabilidades da preceptoria minuto para o ensino. As avaliações de desempenho, como avaliação 3600, são desconhecidas por 23 (85%). A microhabilidade mais usada foi dar feedback específico sobre o que o aluno faz bem. A mais desconfortável explicar os erros do aluno sobre o caso. A avaliação de desempenho dos residentes multiprofissionais utilizando o Mini-CEx foi realizada com maior frequência pelos fisioterapeutas e enfermeiros. O instrumento contribuiu para a realização do feedback estruturado em aproximadamente todos os casos, com reporte das fragilidades identificadas em sete de cada dez avaliações. Obtendo nível de satisfação de oito, em uma escala de Likert de nove pontos, tanto para o avaliador quanto para o residente avaliado. Conclusão: A criação de um sistema avaliativo de desempenho clínico pelos educadores, com fornecimento de feedback estruturado e contemplativo das necessidades avaliativas dos atores desse processo foi possível e mostra-se viável de inserção nesta modalidade de ensino.
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Introduction: The multiprofessional residency programs - RMS in health aim to qualify professionals to work in the Unified Health System. The RMS have practical and theoretical-practical activities with performance of the preceptor, a professional with expertise, able to guide students through the preceptorship, pedagogical practice in the workplace, performed by care professionals, teachers or not. Evaluation is a relevant step in the quality of educational processes. Considered as the most important factor in motivating student behavior. Using different methods can contribute to a better assessment of student performance in actual clinical practice. The assessment developed with instruments such as the Mini-CEx involves direct observation of the student's clinical performance and providing the fundamental stage of formative assessment, feedback. Objectives: To systematize an evaluation methodology in multiprofessional residency in health based on the 360 degree evaluation strategy with feedback. Methodologies: An action research study with a descriptive approach involving 27 preceptors of the HUOL / UFRN Multiprofessional Health Residency. Performed in two stages: first aimed at training professionals involved in teaching at the multiprofessional residence for resident performance evaluation and the second the application of clinical performance evaluations with Mini-CEx, both composing a pedagogical development course for preceptorship. at RMS. The study was approved by the research ethics committee of the institution Opinion No. 3,084,892 / 2018. Results: We analyzed the participants' perceptions regarding the knowledge, use and mastery of the evaluation strategies, difficulties in the evaluation process, the frequency and comfort when applying the minute preceptorship micro skills to the teaching. Performance ratings, such as 3600 ratings, are unknown by 23 (85%). The most widely used micro-ability was to give specific feedback on what the student does well. The most uncomfortable explain the student's mistakes about the case. Performance evaluation of multiprofessional residents using the Mini-CEx was performed more often by physiotherapists and nurses. The instrument contributed to the implementation of structured feedback in approximately all cases, reporting the weaknesses identified in seven out of ten evaluations. Achieving a satisfaction level of eight on a nine-point Likert scale for both the appraiser and the appraised resident. Conclusion: The creation of an evaluation system of clinical performance by educators, providing structured and contemplative feedback on the evaluative needs of the actors of this process was possible and proves to be viable to be included in this teaching modality.
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SUZIANNE RUTH HOSANAH LIMA PINTO
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Tabagismo: buscando estratégias para o ensino de graduação em Medicina
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Orientador : MARIA JOSE PEREIRA VILAR
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MEMBROS DA BANCA :
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VALÉRIA GOES FERREIRA PINHEIRO
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IANA OLIVEIRA E SILVA RIBEIRO
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MARIA JOSE PEREIRA VILAR
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Data: 18/12/2019
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Introdução: A utilização de estratégias pedagógicas diversificadas no ensino de graduação em medicina, tem sido crescente desde as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de 2001. No entanto, essa mudança ainda é um desafio para docentes e discentes nos cursos de medicina no Brasil. Na mesma linha, temas importantes como Tabagismo, uma das principais causas evitáveis de mortes em todo mundo, também são pouco abordados de forma sistematizada nas escolas médicas, o que resulta em resultando em estudantes e médicos residentes com dificuldade na escuta, abordagem e orientação de pacientes tabagistas e ex-tabagistas. Objetivo: Nesse sentido, o estudo tem como objetivo implementar diferentes estratégias pedagógicas para o ensino do Tabagismo no componente curricular “Disciplina de Doenças do Sistema Respiratório” (DDSR) do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Metodologia: Um estudo descritivo com estudantes do quarto ano (VII semestre) que cursavam DDSR foi realizado em duas turmas: T1 no primeiro semestre e T2 no segundo semestre de 2018. Duas estratégias educacionais foram utilizadas: uma Comunidade Virtual via plataforma Sistema Integral de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e um Projeto de Extensão Universitária. Durante oito semanas, os estudantes participaram da Comunidade Virtual intitulada ”Utilização do SIGAA como ferramenta para o ensino sobre Tabagismo”, recebendo do pesquisador principal, vídeos, links, artigos científicos e outros materiais sobre Tabagismo, uma vez por semana, com sete dias para comentários e perguntas. Ao final, receberam respostas comentadas, além de links confiáveis e gratuitos para aprofundamento daquele tópico. Para os estudantes da T2, foi utilizado também o Projeto de Extensão “Grupo de Tabagismo do Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL”, inserido no componente curricular obrigatório DDSR onde os estudantes participaram, em média, de 3 reuniões do grupo, durante 6 semanas, junto ao médico pesquisador e uma equipe multiprofissional, discutindo vários aspectos do Tabagismo. A percepção dos estudantes sobre essas estratégias foi avaliada com um questionário online em escala Likert. Todos foram submetidos a um pré e pós-teste com questões gerais sobre Tabagismo Resultados: A participação dos estudantes nas atividades da Comunidade Virtual via SIGAA foi menor que o esperado, sendo mais intensa nas 3 primeiras semanas e sem diferença entra as turmas T1 e T2. A maioria (59,8%) dos estudantes respondeu que participou em menos de 30% das atividades. No entanto, quanto à contribuição da das atividades para o aprendizado, todos concordaram que foi positiva em vários aspectos. Quase metade dos estudantes responderam que alunos e professores da UFRN não têm hábito de usar o SIGAA como ferramenta de ensino-aprendizagem. Quanto à participação no Grupo de Tabagismo, os estudantes concordaram que este teve vários aspectos positivos em relação à aprendizagem do tema. Todos discordaram que os tópicos abordados no grupo já tivessem sido sido vistos durante o curso. Houve um aumento no número de acertos no pós-teste nas duas turmas, embora não tenha havido diferença estatística entre elas. Considerações Finais: A percepção positiva dos estudantes sobre a diversificação estratégias de ensino propostas para o ensino do Tabagismo, certamente é um estímulo à sua continuidade e aprimoramento, especialmente quanto à inserção curricular da Extensão, que desponta como pioneira na graduação em medicina na UFRN.
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Introduction: The use of diversified pedagogical strategies in undergraduate medical education has been increasing since the National Curriculum Guidelines (DCNs) of 2001. However, this change is still a challenge for professors and students in medical courses in Brazil. In the same vein, important topics such as smoking, one of the leading preventable causes of death worldwide, are also poorly addressed in medical schools, resulting in students and resident physicians who have difficulty in listening, addressing and mentoring. smokers and former smokers. Objective: In this sense, the study aims to implement different pedagogical strategies for the teaching of smoking in the curriculum component “Discipline of Diseases of the Respiratory System” (DDSR) of the Medical School of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). Methodology: A descriptive study with fourth year students (VII semester) attending DDSR was conducted in two classes: T1 in the first semester and T2 in the second semester of 2018. Two educational strategies were used: a Virtual Community via Integral Management System platform of Academic Activities (SIGAA) and a University Extension Project. For eight weeks, students participated in the Virtual Community entitled “Using SIGAA as a Tool for Teaching Smoking”, receiving from the principal researcher videos, links, scientific articles and other smoking materials once a week, with seven days to comments and questions. At the end, they received commented answers, as well as free and reliable links to deepen that topic. For T2 students, the Extension Project “Smoking Group of Onofre Lopes University Hospital - HUOL” was also used, inserted in the compulsory curriculum component DDSR where students attended, on average, 3 group meetings over 6 weeks. together with the medical researcher and a multiprofessional team, discussing various aspects of smoking. Students' perceptions of these strategies were assessed with a Likert-scale online questionnaire. All were submitted to a pre and post-test with general questions about smoking. Results: Students' participation in the activities of the Virtual Community via SIGAA was lower than expected, being more intense in the first 3 weeks and without difference between T1 and T2. . The majority (59.8%) of the students answered that they participated in less than 30% of the activities. However, as for the contribution of the activities to learning, all agreed that it was positive in several respects. Almost half of the students answered that UFRN students and teachers do not have the habit of using SIGAA as a teaching-learning tool. Regarding participation in the Smoking Group, the students agreed that it had several positive aspects regarding learning about the theme. Everyone disagreed that the topics covered in the group had already been seen during the course. There was an increase in the number of post-test hits in both classes, although there was no statistical difference between them. Final Considerations: The positive perception of students about the diversification of teaching strategies proposed for the teaching of smoking, certainly stimulates their continuity and improvement, especially regarding the extension curriculum insertion, which emerges as a pioneer in undergraduate medicine at UFRN.
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