EDUCANDO MÉDICOS A DIAGNOSTICAR PRECOCEMENTE A
DOENÇA RENAL CRÔNICA
Doença Renal Crônica. Ensino na Saúde
A doença renal crônica (DRC) é um problema de saúde mundial. Seu custo consome uma quantia desproporcional dentro dos orçamentos de saúde e a prevalência da Doença Renal em Estágio Terminal (DRET) está aumentando. Este fato pode ser, em parte, justificado pela falha no reconhecimento da doença e dos seus fatores de risco por médicos em geral. Nesse sentido, 127 médicos residentes e professores/preceptores da UFRN foram convidados a responder um questionário, baseado na diretriz do KidneyDiseaseOutcomesQualityInitiative (KDOQI) abordando vários aspectos da DRC que desde sua definição até o encaminhamento ao nefrologista. Os resultados mostraram que a média de pontuação geral do questionário foi de 61,76 pontos (cálculo de proporção variando entre 0 e 100 pontos). Apenas 47 participantes (37,0%), utilizam alguma diretriz vigente para o manejo da DRC. Somente 60 profissionais (47,2%) definiram corretamente a DRC e sobre a classificação da DRC 55 deles (43,3%)identificaram a taxa de filtração glomerular (TFG) de um paciente no estágio 3 da doença. Importante ressaltar que quando questionados em relação à DRC sobre os fatores de risco, redução da proteinúria e plano de ação clinica, os participantes apresentaram uma boa pontuação (72,4,68,5,72,8 pontos, respectivamente).Dessa forma, podemos constatar, conforme aponta a literatura, que existem lacunas no conhecimento sobre a DRC entre os médicos do presente estudo.Assim, sugerimos que mudanças no modelo educacional na graduação, com ênfase em metodologias ativas e focadas em temas gerais e prevalentes na população,poderão contribuir para aprimorar o conhecimento de doenças, como a DRC, neste caso permitindo um manejo clínico mais eficaz e encaminhamento mais oportuno ao nefrologista.