Tolerância ao dano devido ao impacto de baixa velocidade em compósito não convencional (double-double)
Laminado Double-Double, CFRP, Resistência Residual, CAI
Uma nova família de laminados compósitos com sequência de empilhamento simplificada na forma de duas duplas de lâminas (double-double) [±ø/±ψ]n oferece grande potencial para redução de peso e aumento de resistência mecânica, facilita a otimização de projeto e simplifica o processo de fabricação quando comparada aos tradicionais materiais compósitos quadriaxial (Quad) com ângulos: 0o, ±45o e 90o. Neste estudo, comparou-se a resposta ao impacto de baixa velocidade de um laminado double-double (DD) e um laminado quadriaxial de rigidez no plano equivalente e mesma espessura. Laminados de carbono/epóxi foram produzidos com sequências de empilhamento de [±0/±50]10 e [03/90/±45/02/±45]2S, correspondendo ao compósito DD e ao quadriaxial, respectivamente. Testes de impacto de baixa velocidade foram realizados com energia de 74 J e as áreas danificadas foram examinadas por meio de tomografia computadorizada (TC) de raio-x. A resistência à compressão e a resistência à compressão após impacto (CAI) foram equivalentes para os laminados double- double e quadriaxial. Entretanto, diferenças na morfologia dos danos de impacto foram observadas e são discutidas.