|
Disertaciones |
|
1
|
-
ELANIA MARIA FERNANDES SILVA
-
Materiais Estruturados à base de Níquel, Cobalto, Cobre e Manganês para combustão por Ciclos Químicos (CLC)
-
Líder : DULCE MARIA DE ARAUJO MELO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
DULCE MARIA DE ARAUJO MELO
-
ELEDIR VITOR SOBRINHO
-
JUAN ALBERTO CHAVEZ RUIZ
-
ROSANE MARIA PESSOA BETANIO OLIVEIRA
-
Data: 25-ene-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
Óxidos de metais de transição, dentre eles, níquel, cobre e manganês vem sendo estudados para aplicação como transportadores de oxigênio em processos de combustão por ciclos químicos. Os óxidos com estrutura tipo perovsquita são amplamente aplicados em reações de reforma por possuírem propriedades catalíticas, estabilidade térmica e química. Devido a estas propriedades são materiais promissores como transportadores de oxigênio em processos de combustão por ciclos químicos. Neste trabalho, óxidos tipo perovsquita ABO3 e A2BO4 foram sintetizados pelo método de combustão assistida por micro-ondas. Os materiais foram tratados termicamente a 300 ºC por 2h e calcinados a 900 ºC por 2h. Após a calcinação todos os óxidos preparados foram impregnados com 20% de níquel e calcinados novamente a 500°C. As amostras foram caracterizadas pelas seguintes técnicas: difração de raios X (DRX); área superficial específica pelo método de BET; redução à temperatura programada (RTP); fluorescência de raios X (FRX) e microscopia eletrônica de varredura (MEV) com análise de composição química (EDS). Reações por ciclos químicos foram realizadas com o objetivo de simular o processo CLC para avaliação dos transportadores. O sistema de análise consiste no acoplamento do equipamento Autochem II da Micromeritics com um Espectrômetro de massas HPR20 da Hiden. A programação de pulsos dos reagentes foi preparada no sistema Autochem II e os gases de saída foram analisados pelo Espectrômetro de Massas. De acordo com os difratogramas de raios X, fases secundárias de óxidos de níquel foram formadas após a impregnação do níquel nos pós. As imagens de MEV mostraram que a metodologia de impregnação resultou numa dispersão homogênea das partículas de óxido de níquel na superfície das perovsquitas. Os resultados das reações de ciclos químicos evidenciaram maior eficiência dos transportadores com níquel impregnado em sua superfície.
|
|
2
|
-
AMANDA LUCENA DE MEDEIROS
-
Influência do método de síntese e caracterização microestrutural de pós compósitos de NiO –Ce1-x Eux O2-x para anodos catalíticos de células a combustível
-
Líder : ANTONIO EDUARDO MARTINELLI
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
ANTONIO EDUARDO MARTINELLI
-
DULCE MARIA DE ARAUJO MELO
-
FABIANA VILLELA DA MOTTA
-
MARCELO ORNAGHI ORLANDI
-
Data: 06-feb-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
Células a combustível são dispositivos eletroquímicos que convertem a energia química em elétrica. O desenvolvimento de novos materiais as tornam dispositivos promissores na geração de energia de forma limpa. Dentre os tipos de células a combustível, classificadas de acordo com o tipo de eletrólito, destacam-se as de óxido sólido (SOFC), por serem as únicas cujos materiais componentes são todos sólidos. Além disso, pela sua temperatura de operação ser relativamente elevada (entre 500 e 1000 ºC), estas células operam com alta eficiência. Outro aspecto que favorece o emprego de SOFCs é a sua habilidade de processar diferentes combustíveis, como fontes de hidrogênio. Os materiais à base de CeO2 dopados com terras raras (TR+3) podem ser utilizados como alternativa aos tradicionais anodos de NiO-YSZ. Além de maior condutividade iônica e menores perdas ôhmicas, elas podem operar a temperaturas mais baixas (500-800°C). Na composição do anodo, a concentração de NiO, atuando como catalisador confere alta condutividade elétrica e alta atividade eletroquímica às reações, proporcionando a reforma interna do combustível na célula. Neste trabalho, compostos de NiO - Ce1-xEuxO2-δ (x = 0,1; 0,2 e 0,3), foram sintetizados pelo método dos precursores poliméricos (Pechini), combustão e, também, pelo método hidrotermal assistido por micro-ondas. Os materiais obtidos foram caracterizados por técnicas de análise microestrutural e Redução à Temperatura Programada (TPR). O refinamento dos dados obtidos por difração de raios X indicou que todos os pós de NiO-Ce1-xEuxO2-δ cristalizaram-se em uma fase cúbica com estrutura fluorita. Também foi constatada a presença de NiO. Todas as rotas de preparação utilizadas mostraram-se eficientes para a produção de pós com características adequadas para aplicação como anodos de SOFC, porém o método hidrotermal assistido por micro-ondas apresentou significativa redução do tamanho médio de grãos e melhor controle das composições das fases.
|
|
3
|
-
GELSONEIDE DA SILVA GOIS
-
SÍNTESE, APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO EFEITO DO TEOR DE FÓSFORO DA CELULOSE FOSFATADA EM ARGAMASSA DE ALVENARIA COM ADITIVO COMERCIAL A BASE DE HIDROXI-ETIL-METIL CELULOSE (HEMC)
-
Líder : RUBENS MARIBONDO DO NASCIMENTO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
RUBENS MARIBONDO DO NASCIMENTO
-
CARLOS ALBERTO PASKOCIMAS
-
MARIA DAS VITORIAS VIEIRA ALMEIDA DE SA
-
AMELIA SEVERINO FERREIRA E SANTOS
-
Data: 18-feb-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
éteres de celulose melhoram as propriedades de argamassas, tais como retenção de água, trabalhabilidade e o tempo de pega, juntamente com a adesão ao substrato. No entanto, uma das principais desvantagens da adição dos éteres de celulose nas argamassas é o retardo na hidratação do cimento. Neste trabalho foi sintetizada uma celulose fosfatada (Cp) solúvel em água e foi avaliado o efeito da sua incorporação em argamassa à base de cimento Portland. A celulose fosfatada obtida foi caracterizada por espectrofotometria de infravermelho por transformada de Fourier (FTIR), difração de raios-X (DRX), análise elementar, análise termogravimétrica (TGA) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Argamassas com composições variando o teor de fósforo relativamente à celulose e as concentrações de celulose fosfatada, quando utilizada em substituição parcial ou total do aditivo comercial a base de hidroxietil metil celulose (HEMC). As argamassas formuladas com os aditivos foram preparadas e caracterizadas por: ensaios no estado fresco (índice de consistência, retenção de água, densidade e teor de ar incorporado) e no estado endurecido (absorção por capilaridade, densidade, resistência à flexão e compressão). Nas misturas a proporção de areia, cimento e água foram mantidos constantes. De um modo geral, os resultados mostraram que as celuloses fosfatadas empregadas nas argamassas atuaram significativamente quando adicionados parcialmente em substituição ao aditivo comercial. No que se refere ao índice de consistência, retenção de água e densidade de massa no estado fresco e absorção por capilaridade e densidade de massa aparente no estado endurecido, não demonstraram diferenças apreciáveis comparativamente ao aditivo comercial. O teor de ar incorporado no estado fresco reduziu de forma marcante, mas não influenciou as demais propriedades. As argamassas com celulose fosfatada, substituindo parcialmente o aditivo comercial, mostraram uma melhora das propriedades de resistência à flexão e de resistência à compressão.
|
|
4
|
-
MARCUS VINICIUS CAVALCANTI BARROS
-
DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA MISTO DE PASTAS PARA CORREÇÃO DE PERDA DE CIRCULAÇÃO
-
Líder : DULCE MARIA DE ARAUJO MELO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
DULCE MARIA DE ARAUJO MELO
-
ANTONIO EDUARDO MARTINELLI
-
JÚLIO CÉZAR DE OLIVEIRA FREITAS
-
ERICA NATASCHE DE MEDEIROS GURGEL PINTO
-
Data: 18-feb-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
A engenharia de materiais abrange processos e produtos envolvendo várias áreas da engenharia, permitindo que sejam preparados materiais que atendam às várias necessidades de produção de novos processos. Neste caso, este trabalho tem por objetivo estudar um sistema de pasta composto por cimento e geopolímeros, que possam contribuir para a resolução de um problema de engenharia que envolve diretamente a exploração de poços de petróleo sujeitos à perda de circulação. Para corrigi-la, já foi proposto o uso de materiais granulares, fibrosos, redução da densidade do fluido de perfuração ou pasta de cimento e até mesmo sistemas mistos de fluidos misturados na superfície ou no fundo do poço. Neste trabalho, a primeira pasta desenvolvida constitui uma pasta à base de cimento, de baixa massa específica, 12,0 lb/gal (1,438 g/cm³) e com propriedades tixotrópicas. Essas pastas foram aditivadas com nano sílica, em concentrações de 0,5; 1,0 e 1,5 gpc (66,88; 133,76 e 200,64 L/m3) e CaCl2, em concentrações de 0,5; 1,0 e 1,5 %. A segunda pasta se constitui à base de geopolímeros, sendo formulada a partir das razões molares de 3,5 (nSiO2/nAl2O3); 0,27 (nK2O/nSiO2); 1,07 (nK2O/nAl2O3) e 13,99 (nH2O/nK2O). Para caracterizar os precursores foram utilizadas as técnicas de DRX, FRX, FTIR e titulação. Foram realizados os ensaios de caracterização baseados na API RP10B para ambas as pastas puras. Ensaios de resistência à compressão foram realizados após a cura por 24 horas, 7 e 28 dias à 58 ºC, para os sistemas de pasta de cimento e geopolímeros. A partir das misturas, foi realizado o ensaio de misturabilidade e caracterizações microestruturais (DRX, TG e MEV). Os resultados mostraram que a nanosílica, quando combinada ao CaCl2 modificou as propriedades reológicas da pasta de cimento e a partir da concentração de 1,5 gpc (200,64 L/m³) foi possível se obter sistemas estáveis. A mistura dos sistemas ocasionou uma modificação da microestrutura do material, através do favorecimento da reação de geopolimerização em detrimento da hidratação da fase C3S, com isso, a produção da fase Portlandita foi prejudicada e, conseqüentemente, houve retardo da produção de C-S-H. Através dos ensaios de misturabilidade, devido ao reduzido tempo de pega das misturas, pode-se concluir que o sistema, pode ser aplicado para tamponar zonas de perda de circulação quando misturado no fundo do poço.
|
|
5
|
-
PATRICIA NEVES DE MEDEIROS
-
Síntese de pgimento cerâmico ferrita de cobalto utilizando planejamento experimental.
-
Líder : FABIANA VILLELA DA MOTTA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
FABIANA VILLELA DA MOTTA
-
CARLOS ALBERTO PASKOCIMAS
-
MAURICIO ROBERTO BOMIO DELMONTE
-
EIJI HARIMA
-
Data: 01-mar-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
Os pigmentos inorgânicos sintéticos são os mais utilizados em aplicações cerâmicas por apresentarem uma excelente estabilidade química e térmica e também, em geral, uma menor toxicidade para o homem e para o meio ambiente. No presente trabalho, o pigmento cerâmico preto CoFe2O4 foi sintetizado pelo Método de Polimerização de Complexos (MPC) visando a formação de um material com boa homogeneidade química. Com o objetivo de otimizar o processo de obtenção do pigmento através do MPC foi utilizado um planejamento fatorial fracionado 2(5-2). Os fatores estudados na modelagem matemática foram: concentração de ácido cítrico, tempo de pirólise, temperatura, tempo e taxa de calcinação. As superfícies de resposta foram obtidas a partir de ensaios de aplicabilidade do pigmento, utilizando o programa statistica 7.0. Os pós obtidos foram caracterizados através de análises térmicas (TG/DSC), difração de raios-x (DRX), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e espectroscopia na região do UV-visível. Com base nos resultados, foi verificado que o MPC é um método eficaz para a produção do pigmento cerâmico preto.
|
|
6
|
-
POLIANA ROCHELE FÉLIX DOS SANTOS
-
Estudo da viabilidade técnica para obtenção de superfície duplex em aço inoxidável martensítico AISI 410 através do processo de deposição a plasma por gaiola catódica
-
Líder : CLODOMIRO ALVES JUNIOR
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
CARLOS EDUARDO PINEDO
-
CLODOMIRO ALVES JUNIOR
-
ROMULO RIBEIRO MAGALHAES DE SOUSA
-
THERCIO HENRIQUE DE CARVALHO COSTA
-
Data: 01-mar-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
A técnica de nitretação a plasma por gaiola catódica vem se destacando, principalmente, pela sua capacidade de produzir camadas uniformes mesmo em peças com geometria complexa. Neste trabalho, investigou-se a eficiência desta técnica para obtenção de superfície duplex, quando utilizada, simultaneamente, para tratamento de nitretação e deposição de filmes finos em temperaturas inferiores a 500ºC. Para tal, foram utilizadas amostras do aço inoxidável martensítico AISI 410 e realizados tratamentos a plasma, combinando a nitretação e deposição de filmes finos de Ti e/ou TiN, em uma atmosfera contendo N2-H2. Foi utilizada uma gaiola catódica de titânio puro grau II em forma cilíndrica, com 70 mm de diâmetro e 34 mm de altura. As amostras foram tratadas numa temperatura de 420ºC, com duração de 2 e 12 horas e em diferentes pressões de trabalho. Microscopia Óptica (MO), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) com microanálise por Espectroscopia de Energia Dispersiva (EDS), Difração de Raios-X (DRX), Microscopia de Força Atômica (MFA) e ensaio de Microdureza Vickers foram empregados para investigar as propriedades do revestimento, tais como homogeneidade e topografia superficial, composição química, espessura da camada, fases cristalinas, rugosidade e microdureza superficial. Os resultados mostraram existir uma proporcionalidade direta entre a presença de H2 na atmosfera do plasma e a quantidade do elemento químico titânio na composição química superficial. Observou-se, também, que o tratamento a plasma em baixa pressão é mais eficaz na formação do filme fino de nitreto de titânio.
|
|
7
|
-
MARA TATIANE DE SOUZA TAVARES
-
Síntese hidrotérmica assistida por micro-ondas de TiO2, e aplicação em nanocompósito de matriz polimérica.
-
Líder : FABIANA VILLELA DA MOTTA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
FABIANA VILLELA DA MOTTA
-
CARLOS ALBERTO PASKOCIMAS
-
MAURICIO ROBERTO BOMIO DELMONTE
-
AMELIA SEVERINO FERREIRA E SANTOS
-
Data: 04-mar-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
Nas ultimas décadas tem se observado um crescimento acentuado no estudo da área de nanociência e nanotecnologia e, inclui-se nessa área, o estudo de nanocompósitos com propriedades autolimpantes. Desde que o dióxido de titânio (TiO2) apresenta alta atividade fotocatalítica e também, atividade antimicrobiana, sua aplicação em superfícies autolimpantes tem sido explorada. Neste trabalho foi feito uma comparação entre duas rotas de síntese para obtenção de nanopartículas de TiO2pelo método hidrotermal assistido por micro-ondas. E após analise de DRX E MEV-Feg foi analisado o melhor material para aplicação em nanocompósitos. Foram depositados filmes de nanocompósito de poli(dimetil siloxano) (PDMS) com 0,5, 1, 1,5 e 2% em massa de nanopartículas de dióxido de titânio (TiO2) pelo método de aspersão. O nanocompósito foi diluído em hexano e a suspensão foi depositada sobre lâminas de vidro, seguida de cura em estufa com circulação forçada de ar. A atividade fotocatalítica do nanocompósito impregnado com azul de metileno foi avaliada, a partir da variação da intensidade de absorção do pico principal a 660nm com o tempo de exposição em câmara de UV. Alterações no ângulo de contato e na microdureza foram analisadas antes e após o ensaio de envelhecimento UV. O efeito da radiação ultravioleta na estrutura química da matriz de PDMS foi avaliado por espectrofotometria no infravermelho por transformada de Fourier (FTIR). Os resultados indicaram que a adição das nanopartículas de TiO2 em PDMS conferiram ao revestimento alta atividade fotocatalítica na decomposição do azul de metileno, característica importante para o desenvolvimento de revestimentos autolimpantes.
|
|
8
|
-
ERIK DOS SANTOS SILVA
-
Processamento e caracterização de compósitos poli(metacrilaro de metila)/sílica (PMMA/SiO2)
-
Líder : MARIA CAROLINA BURGOS COSTA DO NASCIMENTO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
MARIA CAROLINA BURGOS COSTA DO NASCIMENTO
-
EDSON NORIYUKI ITO
-
JOSE DANIEL DINIZ MELO
-
TOMÁS JEFERSON ALVES DE MELO
-
Data: 05-abr-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
Atualmente a busca por novos materiais com propriedades adequadas para aplicações específicas vem aumentando o número de pesquisas que visam suprir as necessidades do mercado. O poli(metacrilato de metila) (PMMA) é o polímero mais importante da família dos poliacrilatos e polimetacrilatos, principalmente pelas suas inigualáveis propriedades ópticas e resistência às intempéries, além de excepcional dureza e brilho. O desenvolvimento de compósitos poliméricos por meio da adição de cargas inorgânicas à matriz de PMMA aumenta o potencial de uso deste polímero em diferentes áreas de aplicação. Dentre as cargas inorgânicas mais utilizadas, podem-se destacar as partículas de sílica (SiO2), argilas modificadas, grafite e nanotubos de carbono. O objetivo principal deste trabalho é o desenvolvimento de compósitos PMMA/SiO2, em diferentes concentrações, para novas aplicações como plástico de engenharia. Os compósitos foram produzidos por meio de extrusão de filme tubular, e obtidos via solução, para aplicação em chapas de PMMA comercial, e também por moldagem por injeção, buscando o aumento da resistência à abrasão e ao risco do PMMA, minimizando a perda de transparência. Os efeitos causados pela adição das partículas de sílica nas propriedades da matriz polimérica foram avaliados, realizando-se análise das seguintes propriedades dos compósitos: resistência máxima à tração, dureza, resistência à abrasão e ao risco, além das caracterizações preliminares por reometria de torque e índice de fluidez. Os resultados indicaram que é possível utilizar partículas de sílica em uma matriz de PMMA, e que uma maior concentração de sílica promoveu um aumento da resistência à abrasão e ao risco, dureza, e reduzindo a resistência à tração
|
|
9
|
-
GUDSON NICOLAU DE MELO
-
ENCAPSULAMENTO DE SOLVENTES EM NANOTUBOS DE HALOISITA PARA PROMOÇÃO DE AUTO-REPARO EM POLÍMEROS EPÓXI
-
Líder : JOSE DANIEL DINIZ MELO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
CARLOS ALBERTO PASKOCIMAS
-
JOSE DANIEL DINIZ MELO
-
LAURA HECKER DE CARVALHO
-
MARIA CAROLINA BURGOS COSTA DO NASCIMENTO
-
Data: 26-abr-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
A nucleação de microtrincas durante aplicação de cargas é um problema crítico em estruturas de polímeros e compósitos poliméricos. Materiais com mecanismo de auto-reparo permitem que as microtrincas formadas sejam reparadas, evitando assim que ocorra propagação com falha catastrófica de componentes estruturais. Uma das técnicas que tem sido sugerida na literatura para a promoção de reparo de microtrincas é a aplicação de solventes que reagem com o polímero. Este trabalho tem como objetivo a obtenção de nanotubos de haloisita com agentes encapsulados que possam ser adicionados a polímeros epóxi para promoverem auto-reparo. A propagação de microtrincas no material provoca a ruptura dos nanotubos, liberando o solvente encapsulado. Dois solventes foram considerados neste estudo: dimetilsulfóxido (DMSO) e nitrobenzeno. Um procedimento de encapsulamento camada-por-camada foi apresentado utilizando os polieletrólitos, de cargas opostas, CTAB (Brometo de Cetil Trimetil Amônio) e poliacrilato de sódio. A verificação do encapsulamento se deu pelas análises de difração de raios-X (DRX), infravermelho por transformada de Fourier (FTIR), análise térmica via termogravimetria (TG), adsorção e dessorção de nitrogênio e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Foi possível comprovar a introdução do solvente DMSO na cavidade interior dos nanotubos, o que não ocorreu com o nitrobenzeno, onde se verificou apenas a agregação da argila. Os resultados sugerem que o polieletrólito CTAB interagiu com a haloisita formando a camada sobre os nanotubos e, portanto, promoveu o encapsulamento, o que não foi verificado com o poliacrilato de sódio.
|
|
10
|
-
EDUARDO RIGOTI
-
CARACTERIZAÇÃO MICROESTRUTURAL E ELÉTRICA DE La(FexNi1-x)O3 SINTETIZADO PELO MÉTODO DA GELATINA.
-
Líder : DULCE MARIA DE ARAUJO MELO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
DULCE MARIA DE ARAUJO MELO
-
ANTONIO EDUARDO MARTINELLI
-
SIBELE BERENICE CASTELLA PERGHER
-
FABIO GARCIA PENHA
-
Data: 26-abr-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
O presente trabalho trata da síntese de materiais com estrutura perovsquita com o intuito de utilizá-los como cátodos em células a combustível do tipo SOFC. Os materiais do tipo perovskita foram obtidos pelo método de síntese química, usando a gelatina, como substituinte do ácido cítrico e o etileno glicol, atuando como agente polimerizante e quelante. Os materiais obtidos foram caracterizados por difração de raios-X, análise termogravimétrica, espectroscopia na região do infravermelho por transformada de Fourrier, microscopia eletrônica de varredura com EDS, determinação de área superficial pelo método BET e Termo Redução Programada, TPR. Os compostos também foram caracterizados através da condutividade elétrica, com a finalidade de se observar a possível aplicação desse material como catodo para células à combustível de óxido sólido-SOFC. Os resultados obtidos através das caracterizações demostram que a rota adotada para a obtenção dos materiais foi eficaz. As perovsquitas obtidas possuem estrutura distorcida do tipo ortorrômbica e romboédrica; propriedades estas importantes para catodos de células a combustíveis. As análises de condutividade elétrica mostram que os materiais obtidos possuem potencialidade para atuar como catodo de célula à combustível de oxido solido.
|
|
11
|
-
MANOEL IVANY DE QUEIROZ JUNIOR
-
Avaliação da adição de Nanosílica e silicato de sódio em pastas de cimento para poços de petróleo com baixo gradiente de fratura.
-
Líder : DULCE MARIA DE ARAUJO MELO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
DULCE MARIA DE ARAUJO MELO
-
CARLOS ALBERTO PASKOCIMAS
-
JÚLIO CÉZAR DE OLIVEIRA FREITAS
-
FLÁVIA DE MEDEIROS AQUINO
-
Data: 27-may-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
A cimentação de poços de petróleo é uma das etapas mais criticas durante a fase de perfuração de um poço, pois problemas durante a operação de bombeio da pasta e um preenchimento incompleto do espaço anular, entre o revestimento e a parede do poço, podem causar a perda do mesmo. Portanto, a pasta adotada na cimentação primária de um poço de petróleo deve ser calculada adequadamente para que sejam evitados estes problemas durante seu bombeamento. Atualmente, a diversidade dos materiais empregados na confecção de pastas para cimentação de poços de petróleo tem permitido a produção de misturas que atendam às condições de cada poço a ser cimentado, possibilitando o combate aos problemas encontrados no campo. Desta forma, neste trabalho foram utilizadas pastas com silicato de sódio e nanosílica em concentrações variadas, com a finalidade de se comparar a eficiência dos dois estendedores, como também, se estimar a melhor concentração experimental de cada um deles; além de se verificar através das propriedades das pastas, obtidas a partir dos ensaios, se é possível a aplicação desses aditivos nas pastas de cimentos para o campo, sem trazer prejuízos secundários, como por exemplo, aumento significativo da viscosidade, o que pode resultar no incremento da pressão de bombeio em operações de recimentação.
|
|
12
|
-
BARBARA TACIANA DE VASCONCELOS CAVALCANTI
-
Comportamento reológico de materiais cimentícios para poços de petróleo contendo naftaleno condensado ou policarboxilato.
-
Líder : ANTONIO EDUARDO MARTINELLI
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
ANTONIO EDUARDO MARTINELLI
-
JÚLIO CÉZAR DE OLIVEIRA FREITAS
-
ULISSES TARGINO BEZERRA
-
Data: 27-may-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
Pastas a base de cimento Portland são utilizadas na cimentação de poços de petróleo. Elas consistem de uma mistura de partículas sólidas de cimento dispersas em água e aditivos. Atualmente, diversos materiais alternativos são utilizados como aditivos, objetivando a modificação e a melhoria das propriedades das pastas de cimento, especialmente no aumento da fluidez. Novos aditivos plastificantes são capazes de suportar as diversas condições de poços, promovendo propriedades no estado fluido compatíveis às condições exigidas para cimentação.Dispersantes são os componentes da pasta que garantem fluidez, além de proporcionar controle na água perdida por filtração na formação porosa, garantindo o sucesso da operação de bombeio. Em deter minados campos, além do efeito da profundidade, as condições geológicas das formações promovemvariações do gradiente de pressão e temperatura ao longo da profundidade vertical do poço. Recentemente, diversos aditivos químicos da indústria da construção civil tem sido estudados em condições de cimentação de poços de petróleo. Vários produtos testados tem apresentado desempenho superior aos produtos normalmente empregados pela indústria de petróleo com boa relação custo/benefício em função do volume de mercado da construção civil. Resultados promissores na seleção de aditivos com função dispersante da construção civil para operações de cimentação de poços de petróleo onshore foram obtidos para temperaturas até 80°C. O potencial de uso desses aditivos permite estabelecer novas soluções para problemas encontrados na cimentação de poços de petróleo HPHT, poços sujeitos à injeção de vapor, poços depletados e poços produtores de gás. Na construção civil, os superplastificantes permitem reduzir o fator água/cimento das argamassas proporcionando melhoria de propriedades como resistência mecânica e fluidez. Assim, o objetivo deste trabalho foi o estudo e a caracterização reológica de pastas constituídas de cimento Portland, água e aditivos do tipo plastificante, com função dispersante a base de naftaleno condensado e policarboxilato, na faixa de temperaturas de 58°C e 70ºC. As condições utilizadas para a avaliação dos aditivos alternativos foram baseadas em uma cimentação primária para um poço hipotético de 2200 m de profundidade e gradientes geotérmicos de 1,7°F/100 pés e 2,1°F/100 pés. Os resultados demonstraram a grande eficiência e o poder dispersivo do policarboxilato para as temperaturas estudadas. O aditivo promoveu alta fluidez, sem efeitos de sedimentação da pasta. O dispersante à base de naftaleno reduziutant o a viscosidade plástica como o limite de escoamento acimada concentração a partir de 0,13%. O modelo de Bingham descreveu bem o comportamento reológico das pastas com policarboxilato para todas as concentrações.
|
|
13
|
-
CLEONILSON MAFRA BARBOSA
-
Síntese e caracterização do carbeto misto de nióbio e tântalo nanoestruturado a partir da columbita [(Fe, Mn) (Nb, Ta)2O6].
-
Líder : CARLSON PEREIRA DE SOUZA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
ARIADNE DE SOUZA SILVA
-
CARLSON PEREIRA DE SOUZA
-
DJESON MATEUS ALVES DA COSTA
-
JOAO BOSCO DE ARAUJO PAULO
-
Data: 07-jun-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
Esse trabalho propôs uma nova rota alternativa de síntese de carbeto misto de nióbio e tântalo nanoestruturado a partir do mineral de base a columbita, um mineral ortorrômbico extraído do município de Currais Novos – RN, através de reações gás-sólido em baixa temperatura. Inicialmente, esse mineral de partida (columbita) passou por um processo de quarteamento, seguida de moagem e peneiramento e a sua caracterização foi realizada através da fluorescência de raios X (FRX) e difração de raios X (DRX), apresentando características satisfatórias para a síntese. Na sequência, foi realizado o tratamento de minério durante o tempo de 3, 5 e 8 horas, sendo que o tratamento de 8 horas apresentou o melhor resultado. Por conseguinte, foi realizada a síntese do precursor, um reagente mais reativo, utilizado na síntese do carbeto pela reação gás-sólido. O precursor sintetizado foi o complexo tris(oxalato)oxiniobio-tantalato de amônio hidratado [(NH4)3(Nb(1-x)Tax)O(C2O4)3.nH2O], este precursor oxalato apresentou alta reatividade, quando utilizados como reagentes sólidos na produção do Nb(1-x)Ta(x)C nanoestruturados, devido a forma e tamanho das partículas (inferior a 2 µm) e porosidade. Foi caracterizado por análise granulométrica (AG), fluorescência de raios X (FRX), difração de raios X (DRX), análise termogravimétrica, termodiferencial e calorimétrica (TG/DTA/DSC), espectroscopia de infravermelho (IV), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e espectroscopia de energia dispersiva (EDS). A reação gás-sólido ocorre entre o precursor e uma mistura gasosa de H2/CH4, onde o hidrogênio é o gás redutor e o metano é a fonte de carbono. O Nb(1-x)Ta(x)C nanoestruturado foi produzido a partir de uma nova metodologia em temperaturas e tempo inferiores (entre 930 0C e 980 0C – 2 horas e 2,5 horas) aos utilizados no método convencional, o qual é baseado em reação no estado sólido, controlada pela difusão e transformações de fases. O carbeto misto de nióbio e tântalo nanoestruturado sintetizado foi caracterizado por fluorescência de raios X (FRX), difração de raios X (DRX) com refinamento pelo método de Rietveld, análise da área superficial específica (BET), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e espectroscopia de energia dispersiva (EDS). Os resultados obtidos mostraram que a técnica de síntese utilizada possibilita à produção do carbeto.
|
|
14
|
-
QUEREM APUQUE FELIX DE ANDRADE MARINHO
-
Influência de tratamentos térmicos no comportamento mecânico da blenda poli(metacrilato de metila) / poli(tereftalato de etileno) reciclado
-
Líder : EDSON NORIYUKI ITO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
EDSON NORIYUKI ITO
-
JOSE DANIEL DINIZ MELO
-
WANDERSON SANTANA DA SILVA
-
MARCELO MASSAYOSHI UEKI
-
Data: 07-jun-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
A variação no grau de cristalinidade dos componentes de uma blenda polimérica influencia nas propriedades mecânicas e esta variação de grau de cristalinidade pode ser obtida por tratamentos térmicos, que levam as modificações da estrutura esferulita do polímero semi-cristalino da blenda polimérica. O objetivo deste trabalho foi analisar a influência de diferentes tratamentos térmicos na variação do grau de cristalinidade, nas propriedades mecânicas e no mecanismo de fratura da blenda poli(metacrilato de metila)/poli(tereftalato de etileno) reciclado (PMMA/PETrec) com e sem o uso do agente compatibilizante interfacial poli(metacrilato de metila-co-metacrilato de glicidila-co-acrilato de etila) (MMA-GMA-EA). Todas as composições foram submetidas a dois diferentes tratamentos de recozimento. No tratamento térmico T1 as amostras foram tratadas a 130 °C por 30 min. e resfriadas ao ar. No tratamento T2 as amostras foram tratadas a 230 °C por 5 mim. e resfriadas a –10 °C. A variação do grau de cristalinidade foi verificada pela relação de proporcionalidade existente entre cristalinidade e densidade, sendo a densidade medida por picnômetria. As propriedades mecânicas foram verificas por ensaios de tração e a tenacidade à fratura verificada pela aplicação do método do trabalho essencial de fratura (EWF) e pelo método da tenacidade à fratura em deformação plástica (KIc). Utilizou-se a microscopia eletrônica de varredura (MEV) para analisar a superfície de fratura das amostras. As composições submetidas ao tratamento térmico apresentaram T1, de uma forma geral, aumento no grau de cristalinidade, nas propriedades mecânicas e na tenacidade à fratura, enquanto que as composições submetidas ao tratamento T2 mostraram uma redução destas propriedades.
|
|
15
|
-
MARIA DE FÁTIMA DANTAS E SILVA
-
Impregnação de metais em xisto retortado para uso como adsorventes.
-
Líder : MARCUS ANTONIO DE FREITAS MELO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
FABIANA VILLELA DA MOTTA
-
MARCUS ANTONIO DE FREITAS MELO
-
RENATA MARTINS BRAGA
-
Data: 14-jun-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
Preocupações ambientais têm levado ao aumento de pesquisas em busca de novas técnicas de adsorção, materiais adsorventes de baixo custo e estarem disponíveis em grande quantidade. Muitos trabalhos buscam desenvolver tecnologias com adsorventes modificados que aumentem a seletividade. O Brasil possui a segunda maior reserva mundial de xisto oleígeno, por esse motivo, o aproveitamento desse rejeito é de grande interesse. Este estudo teve objetivo de analisar e caracterizar o xisto retortado, rejeito proveniente da pirólise do xisto pirobetuminoso, e o xisto retortado modificado através do método de impregnação por via úmida, cujos precursores foram nitratos de metais (ferro, níquel e cobre) para utiliza-los como adsorventes. As amostras foram caracterizadas química, textural e estruturalmente, pelas análises de fluorescência de raios X (FRX), área superficial específica (BET), difração de raios X (DRX) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). As amostras impregnadas apresentaram redução na área superficial e no volume de poros quando comparados com o xisto retortado. Além disso, difrações referentes aos metais impregnados, foram observadas nas análises de DRX, sendo os mesmos detectados na análise de FRX e MEV, os materiais mostraram heterogeneidade em sua composição. Os resultados indicaram que os adsorventes apresentavam características adequadas para adsorção.
|
|
16
|
-
MARIA JOSE SANTOS LIMA
-
Síntese e Caracterização de TaC e Óxido Misto de Tântalo e Cobre Nanoestruturados a Partir do Precursor Oxálico de Tântalo Através de Reações Gás-sólido e sólido-sólido a Baixa Temperatura.
-
Líder : UILAME UMBELINO GOMES
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
ARIADNE DE SOUZA SILVA
-
CARLSON PEREIRA DE SOUZA
-
ROBERLÚCIA ARAÚJO CANDEIA
-
UILAME UMBELINO GOMES
-
Data: 20-jun-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
A pesquisa e o desenvolvimento de Materiais nanoestruturados vêm crescendo significativamente nos últimos anos. Estes materiais apresentam propriedades significativamente modificadas em comparação às dos materiais convencionais, devido às dimensões extremamente reduzidas dos cristalitos. O carbeto de Tântalo (TaC) é um material extremamente duro, apresentando elevada dureza, elevado ponto de fusão, elevada estabilidade química, boa resistência ao ataque químico e choque térmico e excelente resistência à oxidação e corrosão. Os compostos de Tântalo impregnados com Cobre também possuem excelentes propriedades dielétricas e magnéticas. Desta forma este trabalho teve como objetivo a obtenção de TaC e do óxido misto de tântalo e cobre nanoestruturado a partir do precursor tris(oxalato)oxitantalato de amônio hidratado, através de reação gás-sólido e sólido-sólido respectivamente a baixa temperatura (1000°C) e curto tempo de reação. Os materiais obtidos foram caracterizados através de difração de Raios-X (DRX), Refinamento Rietveld, Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Espectroscopia por Fluorescência de Raios-X (FRX), Espectroscopia de Infravermelho (espectroscopia IV), Termogravimétrica (TG) e Analise Termodiferencial (DTA) e BET. Através das analises de DRX e do refinamento Reitiveld para o TaC com S= 1,1584 observou-se a formação do carbeto de tântalo puro com estrutura cúbica e tamanho médio de cristalitos na ordem de 12,5 nanômetros. Para a síntese realizada do óxido misto de tântalo e cobre houve a formação de duas fases distintas: CuTa10O26 e Ta2O5, embora esta última tenha sido formada em menor quantidade.
|
|
17
|
-
RAIMISON BEZERRA DE ASSIS
-
SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE FERRITA Ni-Zn PELO MÉTODO DOS PRECURSORES POLIMÉRICOS CALCINADA POR ENERGIA DE MICROONDAS
-
Líder : FABIANA VILLELA DA MOTTA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
CARLOS ALBERTO PASKOCIMAS
-
FABIANA VILLELA DA MOTTA
-
JOSE FLAVIO TIMOTEO JUNIOR
-
MAURICIO ROBERTO BOMIO DELMONTE
-
Data: 04-jul-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
Cerâmicas magnéticas tem sido alvo de diversos estudos, principalmente com relação as características intrínsecas e extrínsecas destes materiais. Dentre os materiais cerâmicos magnéticos de interesse tecnológico, destacam-se as ferritas. O tratamento de materiais cerâmicos por energia de microondas tem oferecido diversas vantagens, tais como: otimização dos processos de obtenção, alto controle de aquecimento, menor consumo de tempo e energia entre outras. Neste trabalho, foram sintetizados pós de ferritas Ni-Zn de composição Ni1-xZnxFe2O4 (0,25 ≤ x ≤ 0,75 mols) pela rota dos precursores poliméricos em duas condições de tratamento térmico, em forno convencional e por energia de microondas a 500, 650, 800 e 950°C, e sua caracterização estrutural, morfológica e magnética. Os materiais obtidos foram caracterizados por análises térmicas (ATG/DSC), difração de raios x (DRX), espectroscopia de absorção na região do infravermelho (FTIR), microscopia eletrônica de varredura (MEV), espectroscopia de raios X por dispersão de energia (EDS) e magnetometria de amostra vibrante (VSM). Os resultados da difração de raios X confirmaram a formação da estrutura cúbica de espinélio ferrita. As características extrínsecas dos pós obtidos e a calcinação por microondas influenciaram de forma significativa o comportamento magnéticos das ferritas, apresentando partículas ferrimagnéticas, caracterizadas como materiais magnéticos moles (macias), sendo de grande interesse tecnológico. Os resultados induziram o potencial de aplicação de energia de microondas para a calcinação de pós de ferritas Ni-Zn.
|
|
18
|
-
EDNA MARIA SILVA CORDEIRO
-
Biocompósitos poliméricos obtidos a partir da fração lignocelulósica e amilácea do caroço de manga (Mangifera indica), Tommy Atkins.
-
Líder : EDSON NORIYUKI ITO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
EDSON NORIYUKI ITO
-
ROSANGELA DE CARVALHO BALABAN
-
JOSÉ MANOEL MARCONCINI
-
MEN DE SÁ MOREIRA DE SOUZA FILHO
-
Data: 19-jul-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
Este trabalho apresenta como objetivo utilizar caroços, resíduos gerados do processamento agroindustrial da manga, como fonte de amido para obtenção de biopolímeros e, também, como fonte de fibras e nanocristais de celulose, que serão utilizadas como cargas reforçantes no micro e nanobiocompósitos poliméricos. As fibras in natura removidas do tegumento do caroço de manga foram caracterizadas, bem como as fibras tratadas e nanocristais de celulose extraídos a partir delas. O amido extraído das amêndoas do caroço apresentou um bom rendimento (32%) e elevado grau de pureza. As análises químicas, de cristalinidade e morfológicas das fibras in natura, fibras tratadas e nanocristais de celulose confirmaram a eficácia do tratamento químico realizado em remover os constituintes amorfos (hemicelulose e lignina). Foram utilizados 62,5% de amido; 9,4% de água e 28,1% de glicerol, como plastificantes, em extrusora dupla rosca para produção do amido termoplástico (TPS), obtidas de duas fontes: amido de milho e amido de manga. O amido de manga foi o objetivo principal deste trabalho para produção de materiais biodegradáveis, e o amido de milho foi utilizado a termo de comparação, em função de ser uma fonte convencional de obtenção de amido comercial. Um reprocessamento em extrusora monorosca foi realizado com a finalidade de incorporar as fibras (6% em massa) e nanocristais de celulose (1% em massa) em matriz de TPS para obter compósitos e nanocompósitos, respectivamente. Os biocompósitos e bionanocompósitos poliméricos foram obtidos e os TPS do amido de manga apresentaram melhores resultados de propriedades térmicas e mecânicas quando comparados aos TPS de amido de milho. Concluiu-se que os resíduos gerados do processamento agroindustrial da manga utilizados apresentaram potencial para a produção de materiais biodegradáveis.
|
|
19
|
-
JULIANA ELIONARA BEZERRA COSTA
-
ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS PROPRIEDADES DO GESSO OBTIDO DE REJEITO DA PRODUÇÃO DE SAL E GESSOS COMERCIAIS
-
Líder : MARCUS ANTONIO DE FREITAS MELO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
DULCE MARIA DE ARAUJO MELO
-
JÚLIO CÉZAR DE OLIVEIRA FREITAS
-
MARCUS ANTONIO DE FREITAS MELO
-
RENATA MARTINS BRAGA
-
Data: 16-ago-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
Os impactos ambientais, ocasionados pela geração de resíduos sólidos, são uma preocupação bastante citada na atualidade. Alguns desses resíduos, provenientes das mais variadas atividades humanas, podem ser totalmente reaproveitados, diminuindo o efeito desses impactos, geralmente ocasionado pela má disposição, no meio ambiente. Durante o processo de produção do sal, os primeiros cristais formados são descartados como resíduo industrial. Este é constituído basicamente por gipsita, um sulfato de cálcio di-hidratado (CaSO4.2H2O). A gipsita em questão pode passar por um processo de calcinação para a produção do gesso (CaSO4.0,5H2O) e subsequente aplicação na indústria cimenteira. Considerando a necessidade de desenvolvimento e aplicação para estes resíduos industriais, o presente trabalho tem o objetivo de analisar o gesso obtido a partir da gipsita que foi gerada durante o processo de produção do sal, denominado Salgesso, e sua viabilidade de utilização na indústria da construção civil, trazendo benefícios ambientais e econômicos. Para caracterização, foram realizados os experimentos de: Fluorescência de raios X (FRX), Difração de raios X (DRX), análises térmicas (TG/DTG) e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) com EDS. Foram realizados também ensaios para a obtenção de características físicas como Módulo de finura, Massa unitária, tempo de pega e resistência à compressão. Três gessos comerciais, utilizados na construção civil, foram usados como material de referência. Todos os ensaios foram realizados seguindo a normatização vigente. Foi observado que, apesar de alguns ensaios apresentarem divergência de resultados entre os gessos salino e comerciais em todas as propriedades estudadas, o Salgesso tem valores dentro dos limites impostos pela norma. Entretanto, há uma possibilidade de melhora por meio de um processo de calcinação mais eficaz.
|
|
20
|
-
JUCIKLÉCIA DA SILVA REINALDO
-
Processamento e Caracterização da blenda poli(metacrilato de metila) (PMMA) elastomérico e poli(tereftalato de etileno) (PET) pós-consumo
-
Líder : EDSON NORIYUKI ITO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
EDSON NORIYUKI ITO
-
MARIA CAROLINA BURGOS COSTA DO NASCIMENTO
-
WANDERSON SANTANA DA SILVA
-
WILTON WALTER BATISTA
-
Data: 23-ago-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
Neste trabalho é desenvolvida e estudada a blenda imiscível poli(metacrilato de metila) (PMMA) elastomérico com poli(tereftalato de etileno) (PET) grau garrafa com e sem o uso do agente compatibilizante, poli(metacrilato de metila-co-metacrilato de glicidila-co-acrilato de etila) (MMA-GMA-EA). As caracterizações de medida de índice de fluidez (MFI), reometria de torque, determinação da densidade e do grau de cristalinidade por picnometria, ensaio de tração uniaxial, tenacidade a fratura em estado plano de deformação (KIC), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microscopia eletrônica de transmissão (MET), foram realizadas nos polímeros puros e blendas PMMA/PET. Os resultados reológicos apresentaram indícios de reação entre o MGE com o PET e, também, com o PMMA. O aumento na concentração de PET reduz o torque e a adição do MGE aumenta o torque da blenda. Os ensaios de tração mostraram que o aumento da porcentagem de PET proporcionou um aumento na resistência máxima e no módulo de elasticidade e diminuição no alongamento na ruptura. Entretanto, na inversão de fase, onde a blenda apresenta indícios de morfologia co-contínua e, em composições onde aparentemente ocorreu eficiência de compatibilização, o alongamento na ruptura apresentou valor expressivamente alto em relação ao valor do PMMA. Verificou-se que foi possível a aplicação do método do trabalho essencial de fratura para a maioria das formulações. E observou-se que com o aumento do PMMA na formulações das blendas ocorreu uma melhoria nos valores do trabalho essencial específico de fratura (We) e uma redução nos valores do trabalho não essencial específico de fratura (βWp).
|
|
21
|
-
ALESSANDRA AGNA ARAÚJO DOS SANTOS
-
ESTUDO DA SINTERIZAÇÃO DO COMPÓSITO WC-316L
-
Líder : UILAME UMBELINO GOMES
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
UILAME UMBELINO GOMES
-
FRANCINE ALVES DA COSTA
-
MARCIANO FURUKAVA
-
GILSON GARCIA DA SILVA
-
Data: 02-sep-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
O metal duro é um compósito de matriz metálica composto por uma fase dura, os carbetos, e uma fase dúctil, o metal ligante, podendo ser cobalto, níquel ou ferro, que exerce o papel de ligante da fase dura, conferindo ao material a tenacidade adequada. O metal duro, WC, é produzido por metalurgia do pó, e suas propriedades são dependentes da composição, das características dos pós de partida e da porcentagem do material ligante. O principal ligante utilizado em metal duro a base de WC é o cobalto. No entanto, o cobalto é um material escasso, que possui alto custo de processamento e é tóxico. O presente trabalho teve como objetivo analisar a influência do aço inoxidável 316L na sinterização do WC, avaliando assim a possibilidade de substituição do Cobalto como material ligante pelo aço inoxidável 316L para uma percentagem de ligante de 3%. O aço inox 316L possui características similares ao Cobalto no WC e possui ainda menor custo de processamento e é não tóxico. O compósito WC-316L foi processado via Metalurgia do Pó pelas seguintes etapas: preparação dos pós-iniciais (relação de bolas 7:1), moagem á úmido realizada por 5 horas em Moinho planetário de Alta Energia, compactação de 200 MPa á frio, a sinterização foi realizada em diferentes temperaturas: 1200oC, 1300oC e 1400oC com taxa de 20oC e isoterma de 1hora em atmosfera de vácuo. Os pós de partida WC e 316L foram caracterizados por Difração de Raios-X e ensaio granulométrico. O compósito sinterizado WC-316L foi caracterizado por Difração de Raios-X, Microscopia Eletrônica e ensaio de Microdureza Vickers. As amostras sinterizadas a temperatura de 1400oC apresentaram valor de dureza compatível com o compósito WC-Co, 1890 HV, para a mesma percentagem de ligante. As análises complementares no microscópio eletrônico mostram boa dispersão dos componentes processados, no entanto com heterogeneidade na distribuição de tamanhos, principalmente nas amostras processadas a 1200oC. As amostras processadas as temperaturas de 1200oC e 1300oC apresentaram porosidade considerável, heterogeneidade microestrutural e propriedade mecânica de dureza bem abaixo daquela esperada para compósitos a base de WC, 200 HV e 700 HV, respectivamente. As análises feitas inferem que o aço inoxidável pode ser utilizado em substituição ao cobalto para uma percentagem de ligante de 3% desde que sejam utilizadas temperaturas de sinterização a parti de 1400 oC para uma percentagem de ligante de 3%.
|
|
22
|
-
ANA PAULA PEREIRA FULCO
-
Comportamento magnético de compósitos de matriz polimérica com adição de ferritas
-
Líder : JOSE DANIEL DINIZ MELO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
JOSE DANIEL DINIZ MELO
-
CARLOS ALBERTO PASKOCIMAS
-
SUZANA NOBREGA DE MEDEIROS
-
FERNANDO LUIS DE ARAUJO MACHADO
-
Data: 06-sep-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
Materiais compósitos poliméricos oferecem vantagens para várias aplicações pela combinação de propriedades que inclui baixa densidade, elevada resistência mecânica e módulo de elasticidade específicos e resistência a corrosão. Entretanto, por não serem magnetizáveis, estes materiais não permitem a utilização de técnicas de avaliação não destrutivas que utilizem sensores magnéticos. Ferritas são materiais com excelentes propriedades magnéticas, estabilidade química e resistência à corrosão. Devido a essas propriedades estes materiais são promissores para o desenvolvimento de compósitos poliméricos com propriedades magnéticas. Neste trabalho, discos de compósitos de fibra de vidro/epóxi foram produzidos com adição de 10% em massa de partículas de ferrita. Defeitos foram introduzidos nestas amostras em locais pré-determinados e elas foram avaliadas utilizando a técnica de fuga de fluxo magnético. A caracterização estrutural das partículas de ferrita foi também realizada pela técnica de difração de raios X (DRX) e microscopia eletrônica de varredura (MEV), a caracterização magnética foi medida através da magnetometria de amostra vibrante (MAV). Os resultados sugerem que a abordagem proposta tem grande potencial para a detecção de falhas em dutos de compósitos poliméricos.
|
|
23
|
-
MARIA VERONILDA MACÊDO SOUTO
-
SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE CuNb2O6 e CuNbC ATRAVÉS DE REAÇÃO SÓLIDO- SÓLIDO E GÁS- SÓLIDO A BAIXA TEMPERATURA.
-
Líder : CARLSON PEREIRA DE SOUZA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
ARIADNE DE SOUZA SILVA
-
CARLSON PEREIRA DE SOUZA
-
PAULO SÉRGIO GOMES DA SILVA
-
UILAME UMBELINO GOMES
-
Data: 31-oct-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
Os carbetos de metais refratários têm se revelado importantes no desenvolvimento de materiais de engenharia, devido as suas propriedades, tais como: alta dureza, alto ponto de fusão, alta condutividade térmica e alta estabilidade química. O carbeto de nióbio apresenta essas características. Os compostos de nióbio impregnados com Cobre também possuem excelentes propriedades dielétricas e magnéticas e, além disso, a dopagem com Cu aumenta a atividade catalítica em processos de oxidação de hidrogênio. Este trabalho teve como objetivo a síntese dos materiais CuNbC e óxido de nióbio e cobre nanoestruturados a partir do precursor tris(oxalato)oxiniobato de amônio hidratado, através de reação gás-sólido e sólido-sólido, respectivamente. Para ambos, a reações foram realizadas a baixa temperatura (1000°C) e curto tempo de reação (2 horas). O carbeto de nióbio foi produzido com 5% e 11% de cobre e o óxido de nióbio com 5% de cobre. Os materiais obtidos foram caracterizados através dos ensaios de Difração de Raios X (DRX), Refinamento Rietveld, Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Espectroscopia por Fluorescência de Raios-X (FRX), Espectroscopia de Infravermelho (IV), Termogravimétrica (TG), Analise Termodiferencial (DTA). Através das análises de DRX e do refinamento Reitiveld para o CuNbC com S= 1,23, observou-se a formação do carbeto de nióbio e cobre puro com estrutura cúbica. Para a síntese realizada do óxido misto de nióbio e cobre correu a formação de duas fases distintas: CuNb2O6 e Nb2O5, embora a última tenha sido formada em pequena quantidade.
|
|
24
|
-
BEATRIZ SIMÃO DE SOUZA NETA MENDES
-
Síntese do Poli (ácido láctico) a partir do ácido-L-láctico para aplicação em embalagens biodegradáveis.
-
Líder : MARIA CAROLINA BURGOS COSTA DO NASCIMENTO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
MARIA CAROLINA BURGOS COSTA DO NASCIMENTO
-
MAURICIO ROBERTO BOMIO DELMONTE
-
KATIA NICOLAU MATSUI
-
ANA PAULA DIONISIO
-
Data: 01-nov-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
Os impactos ambientais causados pelo descarte de embalagens poliméricas não biodegradáveis no meio ambiente, assim como o alto preço e escassez do petróleo, fizeram com que pesquisas crescentes na área de polímeros biodegradáveis provenientes de fontes renováveis fossem desenvolvidas. O poli (ácido láctico) (PLA) é um polímero promissor, produzido a partir de fonte renovável, que possui propriedades similares às dos polímeros convencionais, tal como o polietileno tereftalato (PET), porém, quando descartado, causa menos impacto no ambiente devido à sua característica de biodegradabilidade. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo utilizar a ferramenta de planejamento fatorial, por meio de um planejamento composto central (DCCR), visando otimizar as condições de síntese por policondensação direta do poli (ácido Láctico) a partir do ácido-L-láctico, para fabricação de embalagens biodegradáveis. O polímero obtido foi caracterizado por microscopia eletrônica de varredura (MEV), espectroscopia na região do infravermelho (FTIR), análise viscosimétrica, calorimetria exploratória diferencial (DSC) e cromatografia de exclusão por tamanho (SEC). Os resultados obtidos confirmaram a formação do poli (ácido láctico) semicristalino em todas as sínteses realizadas, e os corpos de prova fabricados a partir do mesmo comprovaram possuir potencial para serem utilizados em embalagens alimentícias. As análises de SEC, assim como as análises de viscosimetria, confirmaram que, em geral, longos tempos de síntese associados com uma menor quantidade de catalisador resultam em polímeros com maiores Mn, Mv, Mw e Mz.
|
|
25
|
-
ANA CLÁUDIA MEDEIROS DE CARVALHO
-
Síntese e Caracterização do Poli(ácido láctico) para potencial uso em Sistemas de Liberação Controlada de Fármacos.
-
Líder : MARIA CAROLINA BURGOS COSTA DO NASCIMENTO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
MARIA CAROLINA BURGOS COSTA DO NASCIMENTO
-
ARNOBIO ANTONIO DA SILVA JUNIOR
-
MARIA INGRID ROCHA BARBOSA SCHIAVON
-
Data: 11-nov-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
Com os avanços na medicina, a expectativa de vida da população mundial vem crescendo consideravelmente nas últimas décadas, no entanto, um maior número de doenças e uma redução natural das propriedades e atividades dos tecidos e dos órgãos são consequência deste crescimento. Pesquisas vêm sendo realizadas, visando manter o padrão de vida da população através do desenvolvimento de novas drogas e novos procedimentos cirúrgicos. Os biomateriais são uma das alternativas mais estudadas atualmente, e sua utilização vai desde a reconstrução de tecidos e órgãos afetados por patologias ou outros tipos de falha, à utilização em sistema de liberação de fármacos capazes de prolongar o tempo do medicamento no organismo e aumentar a sua biodisponibilidade. Os biopolímeros são uma classe de biomateriais muito visada pelos pesquisadores, uma vez que apresentam propriedades ideais para tal aplicação, como por exemplo, alta biocompatibilidade e biodegradabilidade. O Poli(ácido láctico) (PLA) é um exemplo de biopolímero usado como biomaterial, e seu monômero, o ácido láctico, é um ácido encontrado naturalmente no organismo, podendo ser produzido a partir de fontes renováveis não-tóxicas, como o milho. Poli(ácido láctico) é comercialmente produzido a partir da policondensação direta do ácido láctico ou da polimerização por abertura de anel do lactídeo, porém, a policondensação direta é a forma de síntese mais barata para produzir PLA devido ao uso de poucas etapas de polimerização. Neste trabalho foi utilizada a ferramenta de planejamento experimental para produzir PLAs com diferentes massas molares, a partir da policondensação direta de ácido láctico, visando otimizar e controlar os principais parâmetros da policondensação, de modo a produzir PLA com características adequadas para a utilização em sistema de liberação de fármacos (SLFs). Os PLAs produzidos foram caracterizados pelas técnicas de Calorimetria Diferencial de Varredura (DSC), Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR), Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) e Cromatografia por Exclusão de Tamanho (SEC).
|
|
26
|
-
KEITE ANNY ROCHA AVELINO PEREIRA DA SILVA
-
Estudo da potencialidade da incorporação de resíduo de granito e da queima da casca do café em cerâmica vermelha.
-
Líder : WILSON ACCHAR
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
FRANCISCO CANINDE CAMILO DA COSTA
-
JAQUELIGIA BRITO DA SILVA
-
ROSANE MARIA PESSOA BETANIO OLIVEIRA
-
WILSON ACCHAR
-
Data: 29-nov-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
A produção industrial de rochas ornamentais e a queima da casca do café geram resíduos que são descartados no meio ambiente. Porém, com o estudo da incorporação destes resíduos em produtos cerâmicos, poderá ser encontrada uma alternativa para a redução dos impactos ambientais e efeitos danosos à saúde humana causados pelo seu descarte indiscriminado na natureza. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo estudar a adição de cinzas da casca do café e resíduo de granito na argila usada para a produção de cerâmica vermelha. As matérias-primas foram moídas a seco e peneiradas na malha 100 mesh. Para caracterizar as matérias-primas foram realizadas as análises de difração de raios X (DRX), fluorescência de raios X (FRX), análise granulométrica (AG), análise térmica diferencial (DTA) e análise termogravimétrica (TG). Foram preparadas seis formulações onde o teor de argila foi mantido constante (70% em peso) e os teores de cinzas e de resíduo de granito variaram de 10, 15, 20 e 30%. Foram realizadas análises dilatométricas em quatro formulações selecionadas, contendo elas: 100% argila (A100); 70% argila e 30% cinza (A70C30); 70% argila e 30% resíduo de granito (A70G30); e 70% argila, 15% resíduo de granito e 15% cinza (A70G15C15). As amostras foram confeccionadas por compactação uniaxial com pressão de 25 MPa, e queimadas às temperaturas de 800ºC, 850ºC, 900ºC, 950ºC, 1000ºC e 1100ºC. Foram realizados ensaios para determinar a retração linear de queima (RLq), absorção de água (AA), porosidade aparente (PA), massa específica aparente (MEA) e tensão de ruptura a flexão (TRF). Foram realizadas também análises de difração de raios X e microscopia eletrônica de varredura (MEV) das amostras queimadas. As formulações com incorporação de resíduo de granito e/ou cinza alcançaram os limites exigidos de absorção de água segundo as normas NBR 15270-1 e 15310 e de tensão de ruptura à flexão segundo a literatura clássica (SANTOS, 1989), necessários para a produção de telhas e blocos cerâmicos para alvenaria de vedação.
|
|
27
|
-
JOÃO BATISTA DUARTE
-
ESTUDO DA SUBSTITUIÇÃO DE AGREGADOS MIÚDOS NATURAIS POR PÓ DE PEDRA EM CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND.
-
Líder : WILSON ACCHAR
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
WILSON ACCHAR
-
JAQUELIGIA BRITO DA SILVA
-
VAMBERTO MONTEIRO DA SILVA
-
Data: 29-nov-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
O acentuado consumo de recursos naturais pela indústria da construção civil tem motivado inúmeros estudos referentes à aplicação de resíduos que substituam parcialmente ou totalmente alguns materiais, como os agregados, reduzindo assim o impacto ambiental causado pela extração da areia e pelo processo de britagem. A aplicação do pó de pedra oriundo do processo de britagem como agregado para a produção de concretos de cimento Portland é uma alternativa viável, tendo em vista o alto custo das areias naturais, além dos danos ambientais que sua exploração ocasiona ao meio ambiente. O pó de pedra possui custo reduzido comparado ao da areia natural pelo fato de ser produzido nos canteiros das próprias pedreiras, que geralmente ficam localizadas próximas aos grandes centros urbanos. A presente pesquisa analisou a viabilidade da utilização do pó de pedra proveniente da britagem de rochas gnaisses no estado da Bahia, em substituição à areia natural quartzosa. No desenvolvimento deste estudo científico foi realizada a caracterização física e química das matérias primas aplicadas e moldados corpos de prova cilíndricos, utilizando-se como referência os valores de Fck 20, Fck 25 e Fck 30 MPa (Resistência característica do concreto aos 28 dias) nas seguintes composições de pó de pedra:10%, 30%, 50%, 100% e 100% com aditivo. Os corpos de prova foram curados e submetidos aos ensaios de resistência à compressão e absorção de água, em seguida as amostras foram submetidas à ensaios de difração de raios X e microscopia eletrônica de varredura. A análise dos resultados obtidos constatou que a composição com 10% de pó de pedra apresentou os melhores resultados referentes aos ensaios físicos e mecânicos realizados, confirmando a redução da resistência à compressão e o aumento da absorção de água à medida que se aumentou o teor do pó de pedra na composição do concreto.
|
|
28
|
-
LAURA XIMENA LOVISA
-
PROPRIEDADE FOTOLUMINESCENTE DA ZrO2: Tb+3, Eu+3, Tm+3 OBTIDA PELO MÉTODO DE POLIMERIZAÇÃO DE COMPLEXOS
-
Líder : FABIANA VILLELA DA MOTTA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
DANIEL ARAÚJO DE MACEDO
-
FABIANA VILLELA DA MOTTA
-
MAURICIO ROBERTO BOMIO DELMONTE
-
VINÍCIUS DANTAS DE ARAÚJO
-
Data: 16-dic-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
Estudos recentes investigam uma nova classe de materiais inorgânicos que surgem como uma opção promissora em aplicações de alto desempenho no campo da fotoluminescência. Destaque para fósforos dopados como íons de terras raras (TR+3), que possuem uma alta eficiência luminosa, um longo tempo de decaimento e por serem capazes de emitir radiações na faixa do visível, específicas de cada elemento. Neste trabalho, foram sintetizadas nanopartículas de ZrO2:Tb+3, Eu+3, Tm+3 pelo Método de Polimerização dos Complexos (MPC). Foram investigadas as influências causadas pela temperatura de tratamento térmico e pelo teor dos dopantes na zircônia no comportamento fotoluminescente. As partículas foram calcinadas a temperatura de 400, 500 e 600ºC durante duas horas e a concentração dos dopantes variou em 1, 2, 4 e 8% mol TR+3. As amostras foram caracterizadas por difração de raios X, Espectroscopia na região do UV-Visível, Medidas de fotoluminescência (FL) e Análises térmicas (TG/ DSC). Os resultados de difração de raios X confirmaram a formação das fases tetragonal e cúbica. Os espectros de fotoluminescência apresentam emissões simultâneas correspondentes na região do azul (450 nm), do verde (550 nm) e do vermelho (615 nm). De acordo com os resultados obtidos, as partículas de ZrO2 codopadas com íons terras de raras apresentam-se como um material promissor para emissão no branco com um potencial de aplicação no campo da fotoluminescência.
|
|
29
|
-
CARLOS RENER DO NASCIMENTO
-
Estudo sobre tratamento térmico e mudança superficial da diatomita de Punaú/RN para o desenvolvimento de um auxiliar de filtração.
-
Líder : UILAME UMBELINO GOMES
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
UILAME UMBELINO GOMES
-
FRANCINE ALVES DA COSTA
-
ARIADNE DE SOUZA SILVA
-
ELCIO CORREIA DE SOUZA TAVARES
-
Data: 30-dic-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
A diatomita é um material natural, possui grandes variedades e aplicações devido as suas adequadas propriedades físicas e químicas, atualmente suas principais aplicações são, como isolante acústico, auxiliar de filtração e carga industrial. O material filtrante deve apresentar composição química de material inerte, que conferem á diatomita um valor comercial e desempenho não encontrado em outros materiais particulados para esta aplicação. A diatomita sofre alterações superficiais após tratamento térmico em altas temperaturas, a partir de 800°C, conferindo propriedades que oferecem aplicações nas industrias alimentícias, de bebidas, farmacêuticas, têxtil e cosméticas. Este trabalho apresenta um estudo de tratamento térmico em diatomita natural para adequar suas propriedades, os tratamentos térmicos foram realizados em forno aberto nas temperaturas variando de 800°C a 1200°C, por tempos de 08:00 a 24:00h. As amostras foram caracterizadas por difração de raios-x, fluorescência de raios-x, microscopia eletrônica de varreduras, granulometria a laser, e área superficial especifica. Os resultados demonstraram uma mudança morfológica superficial bem como o incremento da área superficial significativos, tornando este material apto pra ser aplicado como auxiliar filtrante.
|
|
30
|
-
MAXDAVID OLIVEIRA CAMPOS
-
ESTUDO COMPARATIVO DE PÁS PARA AEROGERADORES DE GRANDE PORTE FABRICADAS EM MATERIAIS COMPÓSITOS REFORÇADAS COM FIBRA DE CARBONO OU FIBRA DE VIDRO
-
Líder : JOSE DANIEL DINIZ MELO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
JOSE DANIEL DINIZ MELO
-
ANA PAULA CYSNE BARBOSA
-
SANDI ITAMAR SCHAFER DE SOUZA
-
CARLOS ALBERTO CIMINI JUNIOR
-
Data: 30-dic-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
A pesquisa e desenvolvimento de pás de aerogeradores são fundamentais para acompanhar o crescimento no setor de energias renováveis em todo mundo. Apesar das pás atualmente serem produzidas tipicamente com materiais compósitos reforçados com fibras de vidro, a tendência de aumento no tamanho das pás, especialmente no setor offshore, aumenta também o interesse por materiais compósitos reforçados com fibras de carbono, devido às suas propriedades, como elevado módulo de elasticidade combinado com baixa densidade. Nesse trabalho um modelo de pá desenvolvido para geradores de grande porte (5 MW) foi estudado em escala reduzida. Foram realizados estudos numéricos empregando técnicas de Computational Fluid Dynamics(CFD) para determinar o carregamento aerodinâmico na pá. Foram projetadas e fabricadas duas pás com materiais compósitos de matriz epóxi, sendo uma pá com reforço de fibras de vidro e outra com fibras de carbono. Para os cálculos estruturais, foi adotado o critério de falha por tensão máxima. As pás foram fabricadas pelo processo deVacuum Assisted Resin Transfer Molding (VARTM), típico para este tipo de componente. Uma comparação do peso das duas pás foi realizada, e a pá de fibra de carbono apresentou 45% do peso da pá de fibra de vidro. Ensaios estáticos de flexão foram realizados nas pás para vários percentuais do carregamento de projeto e as deflexões medidas foram comparadas com os valores obtidos nas simulações numéricas de elementos finitos. Uma boa concordância foi observada entre os valores de deflexão medidos e calculados. Em resumo, os resultados obtidos neste trabalho confirmam que a baixa densidade combinada com elevadas propriedades mecânicas das fibras de carbono são atrativas para a produção de pás de aerogeradores de grande porte.
|
|
|
Tesis |
|
1
|
-
VAMBERTO MONTEIRO DA SILVA
-
ESTUDO DA POTENCIALIDADE DO RESÍDUO CERÂMICO INCORPORADO NA PRODUÇÃO DE TIJOLOS MACIÇOS DE SOLO-AGLOMERANTE(S)
-
Líder : WILSON ACCHAR
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
WILSON ACCHAR
-
JAQUELIGIA BRITO DA SILVA
-
LEONARDO FLAMARION MARQUES CHAVES
-
FRANCISCO CANINDE CAMILO DA COSTA
-
LUIZ RENATO DE ARAÚJO PONTES
-
Data: 18-ene-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
A cadeia produtiva da indústria da construção civil destaca-se como fonte geradora de significativo volume de resíduos sólidos nas áreas urbanas, os denominados resíduos da construção e demolição, que provocam enormes impactos ambientais e transtornos nos sistemas viários e nas redes coletoras da drenagem e do esgoto das cidades. Uma alternativa para minimizar os efeitos da deposição desses rejeitos é a reutilização dos mesmos como matéria-prima para a fabricação de outros produtos. Nesse contexto, a incorporação do resíduo cerâmico, oriundo da quebra do bloco cerâmico aplicado na execução das alvenarias de vedação, para produção dos tijolos maciços de solo-aglomerante(s) é possível devido às propriedades pozolânicas que o resíduo cerâmico apresenta quando submetido a processo de moagem para aumento da superfície específica das suas partículas. Esse estudo científico objetivou avaliar as propriedades físicas, mineralógicas e mecânicas de tijolos maciços produzidos a partir das formulações ternárias de solo-cal-resíduo cerâmico, solo-cimento-resíduo cerâmico e quaternária solo-cimento-cal e resíduo cerâmico. No desenvolvimento da pesquisa foi realizada a caracterização física, química e mineralógica das matérias-primas aplicadas, e moldados corpos-de-prova cilíndricos com a adição de 2% e 4% de resíduo cerâmico nas composições solo-aglomerante(s), nos teores de 8%, 10% e 12% dos mesmos, sendo os corpos de prova em seguida curados e submetidos aos ensaios de resistência à compressão simples, absorção de água e durabilidade modificada. Com os resultados mais significativos obtidos nos experimentos realizados, foram confeccionados tijolos maciços de solo-aglomerante(s) e resíduo cerâmico, nos teores acima citados, os quais foram submetidos à mesma sequência de ensaios realizados nos corpos-de-prova cilíndricos, sendo em seguida amostras enviadas para ensaios de difração de raios X e microscopia eletrônica de varredura. Os resultados experimentais constataram que em termos de resistência à compressão simples, absorção de água e durabilidade modificada, a composição ternária solo, 12% cimento e 4% resíduo cerâmico apresentou os melhores resultados. Nas misturas quaternárias, a formulação solo, 10% cimento, 2% cal e 2% resíduo cerâmico apresentou melhor desempenho.
|
|
2
|
-
THIAGO CHELLAPPA
-
Estudos comparativos do ciclo de regeneração de diferentes tipos de silicoaluminofosfatos
-
Líder : VALTER JOSE FERNANDES JUNIOR
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
DULCE MARIA DE ARAUJO MELO
-
FABÍOLA DIAS DA SILVA CURBELO
-
MARCUS ANTONIO DE FREITAS MELO
-
RUBENS MARIBONDO DO NASCIMENTO
-
VALTER JOSE FERNANDES JUNIOR
-
VALÉRIA LONGO PARSEKIAN
-
Data: 22-mar-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
Diferentes tipos de catalisadores heterogêneos do tipo silicoaluminofosfático, (SAPO-5, SAPO-11, SAPO-31, SAPO-34 e SAPO-41), peneiras moleculares com estrutura: AFI, AEL, ATO, CHA e AFO, respectivamente, foram sintetizados pelo método hidrotérmico. Utilizando-se de fontes como à alumina hidratada (pseudobohemita), ácido fosfórico, sílica gel, água e diferentes tipos de direcionadores estruturais orgânicos, tais como o: brometo de cetiltrimetilamônio (CTMABr), di-isopropilamina (DIPA), di-n-propilamina (DNPA) e hidróxido de tetraetilamônio (TEOS), nas respectivas amostras. Durante a preparação dos silicoaluminofosfatos o processo de cristalização das amostras ocorreu à temperatura de aproximadamente 200 °C, durante períodos que variaram de 18-72 h, quando foi possível obter as fases puras dos SAPOs. Os materiais obtidos foram lavados com água deionizada, secos e calcinados para a remoção das moléculas dos direcionadores. Posteriormente as amostras foram caracterizadas por difração de raios-X (DRX), microscopia eletrônica de varredura (MEV), espectroscopia de absorção na região do infravermelho (FT-IR), área de superfície específica e análise térmica via TG/DTG. As propriedades ácidas foram determinadas usando adsorção de n-butilamina seguida de termodessorção programada. Esses métodos revelaram que às amostras dos SAPOs apresentaram uma acidez tipicamente fraca a moderada. Entretanto, uma pequena quantidade de sítios ácidos fortes foi também detectada. A desativação dos catalisadores foi conduzida pelo coqueamento artificial das amostras, seguidas das reações de craqueamento do n-hexano em um microrreator catalítico de leito fixo com fluxo contínuo acoplado em linha com um cromatógrafo a gás. Como principais produtos foram obtidos: etano, propano, isobutano, n-butano,e n-pentano, isopentano. Para determinar a regeneração e a remoção do coque foi aplicado o método cinético Vyazovkin (Model Free Kinetics).
|
|
3
|
-
DANIEL ARAÚJO DE MACEDO
-
Processamento, microestrutura e caracterização eletroquímica de cermets Ni-CGO obtidos por síntese em uma etapa
-
Líder : RUBENS MARIBONDO DO NASCIMENTO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
ADRIANO ALVES RABELO
-
ANTONIO EDUARDO MARTINELLI
-
CARLOS ALBERTO PASKOCIMAS
-
FABIO CORAL FONSECA
-
RUBENS MARIBONDO DO NASCIMENTO
-
Data: 25-mar-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
Cermets Ni-Ce0,9Gd0,1O1,95 (Ni-CGO) têm sido largamente investigados como materiais de anodo para células a combustível de óxido sólido (SOFCs). O desempenho eletroquímico destes materiais depende fundamentalmente da extensão dos chamados contornos de tripla fase (CTF), sítios eletroquimicamente ativos onde poros, eletrólito sólido (CGO) e metal (Ni) estão em mútuo contato. A otimização microestrutural de anodos Ni-CGO, envolvendo uma etapa inicial de obtenção de pós e etapas adicionais de processamento cerâmico, tem sido a estratégia mais utilizada para aumentar a extensão dos CTFs. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo principal avaliar as propriedades de diferentes pós de NiO-CGO, obtidos por síntese química e por mistura mecânica de óxidos, como materiais de anodo para SOFC. Ênfase é dada ao estudo do nanocompósito NiO-CGO obtido por uma rota química desenvolvida na UFRN, denominada síntese em uma etapa. Na primeira parte deste trabalho é apresentado um estudo microestrutural comparativo entre cermets Ni-CGO preparados a partir do nanocompósito e de uma mistura de óxidos previamente obtidos pelo método dos precursores poliméricos. A microestrutura de compósitos NiO-CGO e cermets Ni-CGO é investigada em função do teor de um agente formador de poros. A percolação elétrica das fases NiO e CGO é analisada por medidas de espectroscopia de impedância. A segunda parte deste trabalho aborda um estudo comparativo da correlação entre a microestrutura e as propriedades elétricas de compósitos NiO-CGO obtidos por síntese em uma etapa e por mistura mecânica de pós comerciais. As amostras foram sinterizadas entre 1350 e 1450 °C e caracterizadas por microscopia eletrônica de varredura e espectroscopia de impedância. Observa-se que a condutividade elétrica total dos compósitos obtidos por síntese em uma etapa, medida entre 100 e 500 °C, é mais que uma ordem de magnitude superior que a de amostras preparadas a partir de pós comerciais. Este resultado está associado à presença de uma rede de grãos de NiO bem conectados e homogeneamente distribuídos, o que é responsável pelo melhor comportamento percolativo e menor energia de ativação (0,24 eV a 250 – 650 °C, após sinterização a 1450 °C) das amostras derivadas do nanocompósito. Na terceira parte deste trabalho, os cermets foram obtidos por serigrafia de suspensões cerâmicas de NiO-CGO sobre substratos densos de CGO. Anodos de referência foram preparados por mistura de óxidos comerciais. O desempenho eletroquímico dos cermets foi estudado por medidas de espectroscopia de impedância e polarização dc. As medidas foram realizadas na faixa de temperatura entre 650 e 750 °C, em atmosfera de hidrogênio úmido. Os resultados indicam que a resistência global dos anodos é dominada pela impedância de baixa frequência. O cermet obtido por síntese em uma etapa e sinterizado a 1450 °C apresenta uma resistência específica por área de 0,15 ohm.cm2 a 750 °C e uma polarização de 91 mV (medida a 750 °C e densidade de corrente de 322 mA/cm2), valores muito melhores que os obtidos para os anodos de referência, nas mesmas condições experimentais. O superior desempenho eletroquímico dos cermets obtidos por síntese em uma etapa é atribuído às suas características microestruturais diferenciadas, nomeadamente um reduzido tamanho de grão e distribuição homogênea de fase, que contribuem para aumentar a extensão dos contornos de tripla fase.
|
|
4
|
-
GUILLERMO VAN ERVEN CABALA
-
DESENVOLVIMENTO DE FILTROS CERÂMICOS IMPREGNADOS COM NANOPARTÍCULAS DE PRATA PARA DESINFECÇÃO DE ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO CONTAMINADA COM BACTÉRIA FECAL.
-
Líder : WILSON ACCHAR
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
CRISTINA FILOMENA PEREIRA ROSA PASCHOALATO
-
FRANCISCO CANINDE CAMILO DA COSTA
-
JAQUELIGIA BRITO DA SILVA
-
VAMBERTO MONTEIRO DA SILVA
-
WILSON ACCHAR
-
Data: 19-abr-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
O Brasil apresenta vastos recursos hídricos cuja qualidade tem deteriorado como consequência do despejo de poluentes. A descarga de resíduos domiciliares é uma das principais fontes de poluição dos mananciais, estimulando a proliferação de bactérias e inserindo outros microrganismos, incluindo aqueles oriundos de matéria fecal. O tratamento ou purificação da água residencial se apresenta como solução, entretanto os métodos tradicionais de desinfecção da água têm sido contestados por conduzirem à formação de substâncias prejudiciais à saúde humana. No presente estudo, com o intuito de desenvolver filtros com ação bactericida para desinfecção de água para consumo humano, nanopartículas de prata foram depositadas em sólidos celulares cerâmicos de alumina através de três rotas distintas: sputtering DC, dip coating e redução químicain loco de nitrato de prata. As deposições foram caracterizadas por difração de raios-X (DRX), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e mapeamento por espectrometria por dispersão de energia de raios-X (EDS). A influência da deposição sobre as propriedades mecânicas e de permeabilidade do sólido celular cerâmico foi avaliada, sendo posteriormente executada uma análise preliminar de eficiência antibacteriana. Os resultados da caracterização indicam que as rotas via redução química in loco de nitrato de prata foram eficientes na deposição de partículas homogeneamente distribuídas e que a concentração do precursor metálico afeta o tamanho e a morfologia das partículas. A análise de eficiência antibacteriana indica que os filtros confeccionados por redução química apresentam potencial para a desinfecção de água para consumo humano.
|
|
5
|
-
THARSIA CRISTIANY DE CARVALHO COSTA
-
SÍNTESE DE NANOPARTÍCULAS DE MAGNETITA VIA DECOMPOSIÇÃO TÉRMICA EM MEIO NÃO-AQUOSO.
-
Líder : CARLOS ALBERTO PASKOCIMAS
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
CARLOS ALBERTO PASKOCIMAS
-
FABIANA VILLELA DA MOTTA
-
IEDA MARIA GARCIA DOS SANTOS
-
JOSE DANIEL DINIZ MELO
-
MAURICIO ROBERTO BOMIO DELMONTE
-
MÁRCIA REJANE SANTOS DA SILVA
-
Data: 25-abr-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
O objetivo desse trabalho foi à obtenção de nanopartículas de óxidos de ferro, a magnetita (Fe3O4), via síntese por decomposição térmica via poliol, avaliando assim duas rotas: a rota simples decomposição assistida por refluxo e a rota assistida por hidrotérmico, ambas sem atmosfera de ar sintético e usando a temperatura de síntese de 260°C. Observou-se nesse trabalho a influência do não uso de surfactantes, comumente utilizados em sínteses de óxidos de ferro, com a finalidade de promover uma melhor dispersão das nanopartículas, diminuindo assim as áreas de aglomerados. Além disso, visou-se: a obtenção de uma fase puramente de magnetita, sem a formação de fases secundárias comumente encontradas nas sínteses dos óxidos de ferro; um melhor controle do tamanho de cristalito; da morfologia; da estrutura cristalina e do comportamento magnético. Por fim, analisou-se a introdução dos grupos hidroxilas na superfície das nanopartículas, e sua empregabilidade na produção de polímeros com radicais (OH). Os materiais obtidos foram caracterizados por análises de DRX, DLS, VSM, TEM, TG e DSC. Os resultados foram satisfatórios quanto à obtenção da magnetita, com tamanho de partícula maior que 5nm e menor que 11nm, de morfologia bem definida e com boas propriedades magnéticas com comportamento superparamagnético. Quanto à deposição dos grupos de hidroxilas na superfície das nanopartículas, a síntese com refluxo mostrou-se mais eficiente.
|
|
6
|
-
MIRTANIA ANTUNES LEAO
-
COMPÓSITOS POLIMÉRICOS A BASE DE FIBRAS DE LICURI: EFEITOS DA HIBRIDIZAÇÃO E DO ENVELHECIMENTO AMBIENTAL ACELERADO.
-
Líder : EVE MARIA FREIRE DE AQUINO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
EVE MARIA FREIRE DE AQUINO
-
KILDER CESAR DE ARAUJO RIBEIRO
-
RAIMUNDO NONATO BARBOSA FELIPE
-
RENATA CARLA TAVARES SANTOS FELIPE
-
RUBENS MARIBONDO DO NASCIMENTO
-
Data: 03-may-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
A substituição gradativa dos materiais ditos convencionais por materiais compósitos, em particular por compósitos poliméricos reforçados por fibras, vem se tornando uma preocupação quanto à resposta destes compósitos frente a condições ambientais adversas, tais como, a presença de radiação ultravioleta, alta temperatura e umidade. Também a busca de novos compósitos que utilizem fibras naturais ou uma mistura de fibras naturais com fibras sintéticas como reforço visando à diminuição do impacto sobre o meio ambiente, além de agregar os valores da fibra natural como custo, leveza e tenacidade tem sido objeto de estudo. Neste sentido, o presente trabalho de pesquisa inicia com um completo estudo de caracterização microestrutural da fibra de licuri, essa como proposta alternativa de reforço aos compósitos poliméricos. O Syagrus Coronata (Martius) Becari conhecido popularmente por Licuri é uma palmeira abundante na flora do estado da Bahia. Em seguida, foi realizado um estudo do desenvolvimento de dois laminados compósitos, um somente a base de fibra de licuri e um laminado híbrido a base de fibra de licuri e fibra de vidro-E, de modo a conhecer o comportamento da fibra frente ao processo de hibridização. Os laminados foram confeccionados na forma de placas e fabricados através do processo de laminação manual (hand lay-up), utilizando a resina poliéster orto-tereftálica como matriz. O laminado compósito só de fibras de licuri teve como reforço duas lâminas de tecido unidirecional e o laminado híbrido teve como reforço duas lâminas desse mesmo tecido unidirecional e três lâminas de manta de fibras curtas de vidro-E. Os dois laminados compósitos foram submetidos ao processo de envelhecimento ambiental acelerado para o estudo da influência da degradação ambiental nas propriedades mecânicas e características da fratura dos mesmos. Quanto às propriedades mecânicas de resistência e rigidez dos laminados compósitos, estas foram determinadas através dos ensaios de tração uniaxial, compressão uniaxial e flexão em três pontos no estado original, e de tração uniaxial e flexão em três pontos após envelhecimento acelerado. Quanto ao estudo da degradação estrutural dos laminados devido ao envelhecimento, o mesmo foi realizado com base nas análises microscópicas da microestrutura e, bem como, da medição de perda de massa. As características da fratura foram realizadas através de análises macroscópicas e microscópicas (ótica e eletrônica de varredura).
|
|
7
|
-
LEILIANE ALVES DE OLIVEIRA
-
Desenvolvimento e Caracterização de um Compósito de Matriz Metálica – CMM do Aço EUROFER97 Reforçado com Carbeto de Tântalo – TaC
-
Líder : UILAME UMBELINO GOMES
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
ARIADNE DE SOUZA SILVA
-
CARLSON PEREIRA DE SOUZA
-
FRANCINE ALVES DA COSTA
-
SERGIO RENATO DA SILVA SOARES
-
SEVERINO JACKSON GUEDES DE LIMA
-
UILAME UMBELINO GOMES
-
Data: 17-may-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
O aço EUROFER é uma liga promissora para ser utilizado em reatores nucleares ou aplicações, onde o material é submetido a temperaturas de serviço até 550°C devido sua menor resistência sob fluência. Uma forma de melhorar as propriedades do aço, para que ele trabalhe a temperaturas mais altas com o melhoramento da fluência é necessário impedir o deslizamento de contornos de grão. Fatores que influenciam nesse deslizamento dos contornos são as morfologias dos grãos, o ângulo e a velocidade dos contornos de grão. Esta velocidade pode ser diminuída com a presença de uma fase dispersa no material, desde que seja fina e distribuída de forma homogênea. Neste contexto, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um novo material Compósito de Matriz Metálica (CMM), que tem como materiais de partida um aço inoxidável ferrítico/martensítico EUROFER 97 (9Cr – 1W), e dois tipos diferentes de Carbeto de Tântalo – TaC, com tamanhos médios de cristalitos de 13,78 nm sintetizado na UFRN e 40,66 nm fornecido pela Aldrich. Objetivando melhorar as propriedades mecânicas da matriz metálica foi adicionado, através da metalurgia do pó, partículas nanométricas desses dois tipos de TaC. Este trabalho discute o efeito da dispersão dos pós na microestrutura das peças sinterizadas. Três tempos de moagem foram utilizados para pós de aço puro, aço com adição de 3% de TaC UFRN e aço com 3% de TaC comercial: 5 horas, no moinho planetário para todos os pós; 8 horas de moagem moinho planetário somente dos pós de aço com TaC comercial; e 24 horas 5 horas do aço puro moído no moinho planetário, depois adicionado 3% de TaC comercial e moído no moinho convencional de bolas por 24 horas. Cada uma das amostras particuladas resultantes foram compactadas a frio uniaxialmente, em uma matriz cilíndrica de5 mmde diâmetro a 600 MPa. Posteriormente, os compactados foram sinterizadas em forno a vácuo, em temperaturas de 1150 e 1250° C com incremento de 20 °C e 10°C por minuto, sendo mantidas neste patamar por 0, 30, 60 e 120 minutos e resfriadas à temperatura ambiente. A distribuição, tamanho e dispersão das partículas dos pós compósitos foram determinados por difração de raios x, microscopia eletrônica de varredura seguida de uma análise química (EDS). As estruturas dos corpos sinterizados foram observadas por microscopia ótica e eletrônica de varredura acompanhada de EDS além da difração de raios x. O material moído por 5 horas e sinterizado na temperatura de 1250°C/60minutos obteve resultado de dureza de até 700,6HV.
|
|
8
|
-
LOURDES APARECIDA RIBEIRO
-
Efeito de argilas organofílicas na estrutura e propriedades de nanocompósitos de poli(metacrilato de metila).
-
Líder : EDSON NORIYUKI ITO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
EDCLEIDE MARIA ARAÚJO
-
EDSON NORIYUKI ITO
-
HUMBERTO POLLI
-
JOSE DANIEL DINIZ MELO
-
RÔMULO SIMÕES ANGÉLICA
-
Data: 17-may-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
É crescente o número de pequenas e médias empresas interessadas em desenvolver e usar novos materiais. Muitas vêm buscando soluções tecnológicas e melhorias nos seus processos produtivos para atender as necessidades atuais do mercado, com baixo custo. Nesse grupo encontram-se as empresas que trabalham com a produção do poli(metacrilato de metila), PMMA, comercialmente conhecido como acrílico. Uma opção para essas empresas é o investimento em nanocompósitos de polímeros e silicatos lamelares. Esses materiais têm gerado alto interesse científico e tecnológico por possuírem propriedades mecânicas e de barreira de gás diferenciadas de polímeros e de compósitos convencionais. Com objetivo de atender essa demanda, neste trabalho, foram desenvolvidos nanocompósitos a partir de equipamentos bastante usados pelas indústrias, como a extrusora monorosca e injetora, além de matérias-primas comerciais, com a finalidade de reduzir o custo de produção e investigar a qualidade dos novos materiais desenvolvidos. Foi avaliada a influência do teor e do tipo de argila na estrutura e nas propriedades dos novos materiais. Foram usados dois tipos de PMMA (Acrigel® LEP100 e Acrigel® ECP800) e seis argilas montmorilonitas (Cloisite® 10A, 11B, 15A, 20A, 25A e 30B). Os nanocompósitos foram caracterizados por difração de raios X (DRX), termogravimetria (TGA), microscopia eletrônica de transmissão (MET), colorimetria, transparência óptica, ensaios de tração uniaxial, flexão, esclerometria e dureza Rocwell. Constatou-se que é possível obter nanocompósitos PMMA/MMT intercalados e esfoliados utilizando extrusora monorosca, com propriedades importantes para indústria, sem modificar o processo produtivo e conseqüentemente sem aumentar os custos de produção.
|
|
9
|
-
MARIA DO SOCORRO BRAGA FONTES
-
Preparação e Caracterização de Catalisadores à base de Titânio suportado em MCM-41 para produção de compostos Oxigenados através da Pirólise Catalítica do Capim Elefante
-
Líder : DULCE MARIA DE ARAUJO MELO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
DULCE MARIA DE ARAUJO MELO
-
ELEDIR VITOR SOBRINHO
-
JOANA MARIA DE FARIAS BARROS
-
NÁGILA MARIA PONTES SILVA RICARDO
-
RENATA MARTINS BRAGA
-
SIBELE BERENICE CASTELLA PERGHER
-
Data: 17-may-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
O uso de catalisadores combinados ao processo de pirólise rápida é uma alternativa para a produção de compostos oxigenados de alto valor agregado.Nos últimos anos, a área de materiais tem avançado consideravelmente, principalmente quando se trata de materiais para uso industrial, como é o caso de catalisadores estruturados com porosidade adequada para os processos catalíticos. Com base nesses argumentos neste trabalho foram preparados catalisadores de titânio suportados em MCM-41 para uso em pirolise catalítica da biomassa, denominada de capim elefante. As reações de pirólise da biomassa foram realizadas em um micro pirolisador, Py-5200, acoplado a um cromatógrafo gasoso, marca Shimadzu, munido de um espectrômetro de massa da, da empresa CDS Corporation, sediada nos Estados Unidos. Os catalisadores MCM-41 e TiO2/MCM-41 foram caracterizados pelas técnicas difração de raios X, Espectroscopia na região do Infravermelho , medidas de área superficial específica pelo método BET e Análise Termogravimétrica(TG). Os resultados das caracterizações não demonstram claramente se o Ti (IV) encontra-se na rede do MCM-41 ou fora da rede, uma vez que a difração de raios X não é a técnica mais adequada para essa finalidade.A espectroscopia de absorção na região do UV-Visível foi realizada com o objetivo de se verificar a energia envolvida na transição do metal suportado e não suportado, a fim de se verificar se o Ti(IV) encontra-se na rede do MCM-41, ou se estar apenas suportado.
|
|
10
|
-
EDUARDO JORGE VIDAL DULTRA
-
ADIÇÃO DE SUBPRODUTOS DA CINZA DA CASCA DE CAFÉ EM MASSA CERÂMICA PARA PORCELANATO
-
Líder : WILSON ACCHAR
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
ANA MARIA SEGADÃES
-
CYNTHIA MORAIS GOMES
-
JAQUELIGIA BRITO DA SILVA
-
VAMBERTO MONTEIRO DA SILVA
-
WILSON ACCHAR
-
Data: 23-may-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
Na fabricação de grês porcelanato são utilizados fundentes com a finalidade de obter fase líquida durante a queima, pois esta, por sua vez, preenche os poros diminuindo a porosidade, a absorção de água, e contribui para a densificação do material. Na indústria de grês porcelanato o feldspato é o principal material fundente utilizado, com percentuais que variam entre 35 e 50% em massa. Pesquisas são direcionadas para a descoberta de materiais com características fundentes que possam diminuir o consumo de feldspato. Nesse contexto, a cinza da casca de café, resíduo obtido quando cascas de café são queimadas a fim de produzir calor para os secadores mecânicos durante o beneficiamento do fruto, possuem como principais elementos o potássio, cálcio e magnésio, conferindo-lhe características de material fundente. O Brasil é o maior produtor de café do mundo, responsável por mais de 30% da produção mundial. Nesse trabalho, foi realizado um tratamento físico na cinza de café com a finalidade de eliminar parte da matéria orgânica e, após este, foram obtidos dois subprodutos: resíduo R1 e resíduo R2. Ambos os resíduos foram adicionados, separadamente, como únicos fundentes, e também associados ao feldspato, em massas com matérias primas coletadas em uma fábrica de grês porcelanato localizada no município de Camaçari-Ba. A adição desses resíduos teve o objetivo de verificar a possibilidade de avaliar a redução do consumo de feldspato na produção de grês porcelanato. Foram confeccionados corpos de prova com dimensões de 60 mm x 20 mm x 6 mm em matriz uniaxial, com pressão de compactação de 45 MPa. Os corpos de prova foram sinterizados na temperatura de 1200 °C com patamar de 8 minutos. Foram realizados ensaios para caracterização das matérias-primas por FRX, DRX, AG, ATD e ATG, e analisados os resultados das propriedades físicas de absorção de água, porosidade aparente, retração linear, MEA, análise dilatométrica, resistência à flexão e MEV do corpo sinterizado. A adição de até 8% do resíduo R1 contribuiu para a diminuição da porosidade aparente, porém a resistência mecânica das amostras não foi satisfatória. A adição de 5% de resíduo R2 contribuiu significativamente para diminuir absorção de água e porosidade aparente, e também, para o aumento da resistência mecânica. As amostras com adição do resíduo R2 associado ao feldspato, nas proporções de 6,7% de R2 e 6,7% de feldspato, obtiveram resultados de absorção de água de 0,12% e resistência mecânica de 46 MPa, atendendo aos parâmetros normatizados para fabricação de grês porcelanatos.
|
|
11
|
-
CESAR ROGERIO MENEZES SILVA
-
ESTUDO DA SÍNTESE E PROPRIEDADE MAGNÉTICA DE FERRITAS DE MANGANÊS/COBALTO DOPADAS COM NÍQUEL
-
Líder : FABIANA VILLELA DA MOTTA
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
CARLOS ALBERTO PASKOCIMAS
-
FABIANA VILLELA DA MOTTA
-
JOSE HUMBERTO DE ARAUJO
-
JOSÉ MÁRIO ARAÚJO
-
MARCIO LUIZ VARELA NOGUEIRA DE MORAES
-
MAURICIO ROBERTO BOMIO DELMONTE
-
Data: 18-jun-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
Pelo método químico da síntese da co-precipitação foram produzidos pós deferritas de manganês-cobalto com fórmula estequiométrica igual aMn(1-x)Co(x)Fe2O4, para 0 < x <1, primeiramente utilizando como elementoreagente o hidróxido de amônio, e em segundo momento utilizando hidróxidode sódio. Os pós obtidos foram calcinados nas temperaturas de 400°C,650°C, 900°C e 1150°C, em forno elétrico com atmosfera de ar pelo períodode 240 minutos. Outras amostras foram calcinadas na temperatura de 900°Cem atmosfera controlada de argônio para possibilitar avaliar a influênciada atmosfera nos resultados finais de estrutura, morfologia e respostamagnética. As amostras foram também calcinadas em forno de microondas nastemperaturas de 400°C e 650°C durante período de 45 minutos,possibilitando avaliar o desempenho do tratamento térmico neste tipo deforno. Fora testado a capacidade de inclusão isomórfica deste grupo deferrita com a inclusão de cátions de níquel, permitindo avaliar ocorrênciade distúrbio nas estruturas cristalinas e respectivas alterações dascaracterísticas magnéticas. Para identificar as característicasestruturais, morfológicas, de composição química e proporções, bem comosuas características magnéticas foram realizados ensaios de caracterizaçãode difração de raio X (DRX), microscopia eletrônica de varredura (MEV),espectroscopia de energia dispersiva (EDX), termogravimetria (TG),magnetometria de amostra vibrante (MAV) e espectroscopia Mössbauer. Estesensaios revelaram ocorrência de distorções na rede cristalina, alteraçõesde resposta magnética, ocorrência de partículas nanométricas esuperparamagnetismo.
|
|
12
|
-
KESIA KARINA DE OLIVEIRA SOUTO SILVA
-
Desenvolvimento de Membranas Porosas de Alumina para fins de Tratamento de Efluente Industrial Têxtil
-
Líder : CARLOS ALBERTO PASKOCIMAS
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
CARLOS ALBERTO PASKOCIMAS
-
JOSE HERIBERTO OLIVEIRA DO NASCIMENTO
-
RASIAH LADCHUMANANANDASIVAM
-
ANDARAIR GOMES DOS SANTOS
-
LUIZ PEREIRA DE BRITO
-
Data: 01-jul-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
A produção têxtil tem sido considerada uma atividade de alto impacto ambiental, devido à geração de grandes volumes de rejeitos com alta carga de compostos orgânicos e efluente fortemente colorido, tóxico e difícil biodegradabilidade. O presente trabalho trata da obtenção de membranas cerâmicas porosas de alumina para utilização em filtração de efluente industrial têxtil para a remoção de contaminantes, em especial, cor e turbidez. Utilizou-se dois tipos de alumina com granulometrias diferentes, como base para o preparo de formulações de massas cerâmicas para a produção dos corpos de prova e membranas. As propriedades tecnológicas dos corpos de prova foram avaliadas após suas sinterizações nas condições de: 1350°C – 2H, 1450°C – 30M, 1450°C – 2H, 1475°C – 30 M e 1475°C – 2H. Foram caracterizadas por DRX, FRX, AG, TG, DSC, DL, AA, MEA, RL, MRF-3P e MEV. O efluente têxtil industrial foi fornecido por uma Indústria têxtil do RN, e caracterizando nos pontos de entrada e saída da ETE, utilizou-se um tratamento estatístico dos resultados analisados no efluente através dos seguintes parâmetros: pH, temperatura, SS, SD, óleos e graxas, turbidez, DQO, OD, fósforo total, cloretos, fenóis, metais e coliformes termotolerantes. O permeado, resultante dos ensaios de filtrabilidade através das membranas cerâmicas, será avaliado pelos mesmos parâmetros. Através da caracterização dos corpos de prova, definiu-se uma formulação padrão, com a sua respectiva condição de sinterização, para os ensaios de filtrabilidade. Os resultados parciais obtidos mostram a viabilidade no uso de membranas cerâmicas porosas de alumina para a remoção de contaminantes de efluente industrial têxtil.
|
|
13
|
-
OSVALDO CRUZ SANTOS
-
Formulação de blocos intertravados cerâmicos com adição de resíduos Urbanos e Industriais
-
Líder : RUBENS MARIBONDO DO NASCIMENTO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
RUBENS MARIBONDO DO NASCIMENTO
-
ANTONIO EDUARDO MARTINELLI
-
CARLOS ALBERTO PASKOCIMAS
-
ADRIANO SILVA FORTES
-
DANIEL ARAÚJO DE MACEDO
-
Data: 19-jul-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
A produção de resíduos provenientes das atividades industriais é um dos fatores de contaminação ambiental e tem despertado atenção da comunidade cientifica, no sentido do seu reaproveitamento. Dentre as indústrias produtoras de resíduos, a de cerâmica estrutural e a de manganês têm dado ao Brasil o reconhecimento no ranking mundial de grande produtor de cerâmica vermelha e de liga de manganês. Por outro lado, a cidade do Salvador, capital do estado da Bahia, com aproximadamente 262 canais, responsáveis pelo escoamento de águas pluviais, produz todo ano, pela necessidade de intervenção de limpeza e desobstrução de canais, um volume significativo de sedimentos (lama dragada), impondo dessa forma uma metodologia adequada para sua destinação final. Este trabalho tem como objetivo avaliar a influência da incorporação desses rejeitos em matrizes de argila para produção de paver cerâmico. Todas as matérias primas oriundas da Região Metropolitana de Salvador (RMS) foram caracterizadas por FRX, DRX, TG, TDA, AG e dilatometria. Com a utilização da técnica estatística de planejamento experimental, foi definida em diagrama ternário a região de estudo e as formulações a serem analisadas. Foram preparados os corpos de prova com dimensões de 60x20x5mm, por prensagem uniaxial de 30MPa e, após sinterização nas temperaturas de 900º, 1000º e 1100ºC, as propriedades tecnológicas avaliadas foram: retração linear, absorção de água, porosidade aparente, massa especifica aparente, módulo de resistência à flexão e para a resistência à compressão uniaxial utilizou-se corpo de prova cilíndrico com Ø de 50mm. Os resultados mostraram viabilidade na utilização dos resíduos SCP, RCB e PFM em massa argilosa, em temperaturas acima de 900ºC, para produção de paver cerâmico, de acordo com as especificações das normas técnicas.
|
|
14
|
-
SILVIA BECHER BREITENBACH
-
Desenvolvimento de argamassa para restauração utilizando resíduo do polimento do porcelanato
-
Líder : ANTONIO EDUARDO MARTINELLI
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
ANTONIO EDUARDO MARTINELLI
-
RUBENS MARIBONDO DO NASCIMENTO
-
JÚLIO CÉZAR DE OLIVEIRA FREITAS
-
ADRIANO SILVA FORTES
-
DANIEL ARAÚJO DE MACEDO
-
Data: 22-jul-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
Os revestimentos argamassados são elementos fundamentais de estruturas edificadas, pois desempenham um papel importante na proteção de alvenarias e encontram-se particularmente expostos a ações agressivas responsáveis pela sua degradação ao longo do tempo. A importância dos revestimentos de parede vem sendo alvo de discussão e análise no âmbito da conservação e reabilitação de prédios antigos. Por vezes, são removidos e substituídos por soluções inadequadas, do ponto de vista construtivo ou arquitetônico. Os revestimentos mais utilizados em paredes de edifícios antigos baseiam-se em argamassas tradicionais de cal aérea. O presente estudo tem como objetivo a formulação de novas argamassas à base de cal aérea e agregado fino, com vistas a contribuir para o melhor domínio da conservação e restauro de argamassa de revestimento de edifícios antigos. Foi utilizado resíduo do polimento de porcelanato em substituição ao agregado fino, em porcentagens de 05 a30%. Foi feita uma completa avaliação das propriedades das argamassas no estado fresco e no estado endurecido comparando o desempenho das mesmas com uma argamassa de referência. O resíduo utilizado foi caracterizado quanto à massa específica, massa unitária, granulometria a laser, microscopia eletrônica de varredura, difratometria de raios-X e fluorescência de raios-X. Foram produzidas 7 formulações, sendo 6 com resíduo e 1 formulação comumente usada, que serviu de referência. Nas formulações das argamassas de cal aérea (cal hidratada em pó CH-I) adotou-se um traço volumétrico (1;3), com o ligante constante, e se fez variar a relação água/ligante, bem como agregado e resíduo. Para avaliação das argamassas no estado fresco, procedeu-se a análise da consistência, densidade de massa aparente, retenção de água e teor de ar incorporado. Já no estado endurecido foram realizados os ensaios de densidade de massa aparente, retenção de água, módulo de elasticidade, resistência à tração na flexão, resistência à compressão, absorção de água por capilaridade, aderência à tração, retração e resistência a sais, por meio de ensaios de cristalização com recursos de solução de cloreto, nitrato e sulfato todos de sódio, em corpos de prova prismáticos aos 90 dias de idade, além das análises micro estruturais das argamassas. Com base nos resultados é possível verificar que a argamassa formulada com 15% de resíduo obteve melhor densidade aparente, menor teor de ar incorporado e alta capacidade de retenção de água desenvolvendo boa trabalhabilidade. A substituição de 20% de resíduo gera um aproveitamento satisfatório quanto à resistência à compressão, tração na flexão e maior aderência à base. A argamassa com teor de 10% de resíduo apresenta retração livre mais estável, mais próxima da neutralidade em relação a de referência e melhor comportamento face à ação da cristalização de sais desenvolvendo, portanto, um material com melhor desempenho para reparar ou substituir argamassas existentes em edifícios antigos.
|
|
15
|
-
ELENISE BARRETO BARBOSA ANUNCIACAO
-
Formulação de massas cerâmicas para porcelanas elétricas utilizando resíduos oriundos de corpos de fusíveis
-
Líder : RUBENS MARIBONDO DO NASCIMENTO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
RUBENS MARIBONDO DO NASCIMENTO
-
CARLOS ALBERTO PASKOCIMAS
-
WILSON ACCHAR
-
MARCIO LUIZ VARELA NOGUEIRA DE MORAES
-
RICARDO PEIXOTO SUASSUNA DUTRA
-
Data: 23-jul-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
Em virtude da ação do mundo produtivo e das demandas da população, a geração de resíduos vem crescendo nos países industrializados e a destinação dos resíduos industriais, é um grave problema ambiental, além do esgotamento das reservas de recursos naturais. Uma forma de preservação ambiental é o reaproveitamento de materiais, por exemplo , o material cerâmico do corpo dos fusíveis pode ser utilizado em massas cerâmicas para a aplicação em porcelanas elétricas. Para a realização do reaproveitamento foi necessário um estudo quanto às características e propriedades do material com preparação de amostras e caracterização da mesma. Os corpos dos fusíveis tipo D, foram quebrados e colocados num moinho de bolas para realizar a moagem, depois foi passado em uma peneira a 200 Mesh. A massa cerâmica foi desenvolvida com as seguintes matérias primas: argila caulinítica (argilominerais), feldspato e o resíduo+quartzo. Todas as matérias primas foram colocadas em 200 Mesh e depois se realizou a mistura e nova moagem a úmido para a obtenção da massa cerâmica passante em 325 Mesh. As variáveis estudadas foram as formulações e temperaturas do processo de sinterização, para isso foram confeccionados corpos de prova com 4 formulações diferentes e queimados com as seguintes temperaturas: 1100°C, 1150°C, 1200°C, 1225°C e 1250°C. Realizados os ensaios de retração linear, porosidade, absorção de água, resistência a flexão a três pontos, medição de resistência de isolação elétrica e as análises de Difração de raio X e Fluorescência de raio X se determinou os melhores resultados para as formulações propostas e temperaturas de sinterização.
|
|
16
|
-
MARINA DE OLIVEIRA CARDOSO MACEDO
-
EFEITO DO TRATAMENTO POR PLASMA NA PROLIFERAÇÃO DE FIBROBLASTOS E ESTERILIZAÇÃO DE MEMBRANAS DE QUITOSANA
-
Líder : CLODOMIRO ALVES JUNIOR
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
CLODOMIRO ALVES JUNIOR
-
CARLOS EDUARDO BEZERRA DE MOURA
-
FERNANDA NERVO RAFFIN
-
HUGO ALEXANDRE DE OLIVEIRA ROCHA
-
ANABELLE CAMAROTTI DE LIMA BATISTA
-
MARISA MASUMI BEPPU
-
Data: 08-ago-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
A quitosana vem sendo estudada para utilização como curativo devido suas propriedades biológicas. Com o intuito de ampliar o uso em aplicações biomédicas, membranas de quitosana foram modificadas por plasma, utilizando os seguintes gases: nitrogênio (N2), metano (CH4), argônio (Ar), oxigênio (O2) e hidrogênio (H2). As amostras foram caracterizadas por microscopia eletrônica de varredura (MEV); microscopia de força atômica (MFA); ângulo de contato; energia de superfície; ensaio de absorção. Testes biológicos também foram realizados, como: teste de esterilização e proliferação de fibroblastos (linhagem 3T3). Através do MEV foi possível observar as modificações ocorridas durante o tratamento por plasma, como a formação de vales micro e nanométricos. Através da MFA foram explorados os diferentes parâmetros de rugosidade. Além disso, observou-se a topografia da superfície. Verificou-se que as amostras tratadas tiveram aumento na rugosidade e uma superfície com picos pontiagudos. O tratamento por plasma de metano diminuiu a hidrofilicidade das membranas e também a taxa de absorção, enquanto os outros tratamentos tornaram as membranas mais hidrofílicas. O tratamento por plasma foi eficaz na esterilização das membranas e também melhorou a proliferação celular dos fibroblastos sobre as membranas tratadas, tendo aumento da proliferação celular entre 150 % a 250% em relação a não tratada. Destacou-se os tratamentos realizados por plasma de hidrogênio. Neste tratamento as amostras tiveram uma porosidade uniforme e regular, houve uma boa proliferação celular e ocorreu a esterilização das amostras em todos os tempos de tratamento. Observando os resultados das análises realizadas neste trabalho, verifica-se que não existe um parâmetro único que influência a proliferação celular, mas sim um conjunto de condições ideais que favorecem uma boa proliferação celular.
|
|
17
|
-
WILSON JOSE OHL
-
Efeito da Galia como aditivo de sinterização em eletrólitos cerâmicos a base de céria sintetizados pelo método de complexação de cátions
-
Líder : RUBENS MARIBONDO DO NASCIMENTO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
RUBENS MARIBONDO DO NASCIMENTO
-
ANTONIO EDUARDO MARTINELLI
-
CARLOS ALBERTO PASKOCIMAS
-
ADRIANO ALVES RABELO
-
DANIEL ARAÚJO DE MACEDO
-
Data: 21-oct-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
No segmento de pesquisas sobre eletrólitos sólidos para célula combustível de óxido sólido (SOFC), reconhecido no Programa Brasileiro para Células a Combustível (PBCC) do ministério C&T como de importância estratégica [01], este trabalho investiga o efeito do gálio como aditivo de sinterização “sintering aids” em eletrólitos cerâmicos a base de céria dopada com európio, efeito já investigado em eletrólitos a base de céria dopada com Gd, Sm e Y. Em geral, a meta almejada com a utilização de “sintering aids” é reduzir a temperatura de sinterização para a produção de cerâmicas com densidades próximas da teórica, a principal propriedade micro estrutural para eletrólitos das SOFC.
Neste trabalho investigou-se o efeito na densificação e na micro estrutura, causado por diferentes frações molares do dopante európio (10, 15 e 20%) e do co-dopante gálio (0.3, 0.6 e 0.9%), de amostras sinterizadas a 1300, 1350 e 14500C. A céria co-dopada com 10 e 20% de Sm e 0.3, 0.6 e 0.9% de Ga também foi investigada, por sua vez, como parâmetro de referência experimental, haja visto que, nesta pesquisa, adotou-se sínteses por via orgânica enquanto que os trabalhos encontrados na literatura utilizaram o método de reação em estado sólido.
Os pós cerâmicos, sintetizados pelo método de complexação de cátions e calcinados a 5500C por 2hs, foram caracterizados por FRX, DRX e MEV. As densidades das cerâmicas sinterizadas foram determinadas pelo método hidrostático, suas microestruturas caracterizada por MEV e suas conduções iônicas por espectroscopia de impedância.
O gálio atua como um excelente aditivo de sinterização na céria dopada com Eu, promovendo densificações cada vez maiores à medida que seu teor aumenta até 0.6%. Para teores entre 0.6 e 0.9% a adição do Ga não promove significativos aumentos na densidade da cerâmica. Nas amostras livres do Ga, as maiores densificações foram alcançadas com 15% de Eu. Densidades relativas superiores à 95% da densidade teórica pose ser obtidas com temperaturas entre 1300 e 13500C, contra as usuais 1500 a 16000C.
A investigação da utilização de aditivos de sinterização conjunta com a concentração do dopante em eletrólito sólido a base de céria, como realizada neste trabalho, possibilita relativo controle da microestrutura (opções de tamanhos de grãos) e, conseqüentemente, das propriedades mecânicas da cerâmica final, o que viabiliza, por exemplo, adequar a temperatura de sinterização do eletrólito denso às condições necessárias para a sinterização simultânea de camadas de eletrólitos e anodos, uma das metas da ciência dos materiais no âmbito da pesquisa para SOFCs.
|
|
18
|
-
CARLOS ALBERTO PEREIRA DE QUEIROZ LION FILHO
-
DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE COMPÓSITO A PARTIR DA BORRA DA PIAÇAVA PARA CONSTRUÇÃO DA PARÁBOLA DE UM FOGÃO SOLAR A CONCENTRAÇÃO
-
Líder : WILSON ACCHAR
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
WILSON ACCHAR
-
JOSE UBIRAGI DE LIMA MENDES
-
LUIZ GUILHERME MEIRA DE SOUZA
-
PRISCYLLA CINTHYA ALVES GONDIM
-
ROBERTO SILVA DE SOUZA
-
Data: 02-dic-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
Este trabalho apresenta um modelo de fogão solar à concentração composto de uma parábola obtida através da utilização de fibra de borra de piaçava, reforço natural alternativo aos compostos poliméricos usualmente utilizados como a fibra de vidro, aplicada sobre um molde cerâmico, destinado ao cozimento de alimentos para fins residenciais, urbanos e rurais. Assim, o trabalho é iniciado com a caracterização da microestrutura da fibra da borra da piaçava seguido da caracterização do compósito utilizando como matriz resina ortoftálica reforçada com fibras de casca de piaçava. O Estado da Bahia, na região do baixo-sul, é o único produtor de fibras de piaçava da espécie Attalea funifera Martius, sendo a fibra da borra de piaçava muito utilizada na cobertura de quiosques em áreas de lazer como sítios, clubes e praças, diferentemente da fibra propriamente dita utilizada na confecção de vassouras. O compósito, que tem em sua estrutura resina poliéster ortoftálica reforçada somente com fibras da borra da piaçava, foi desenvolvido usando o processo de molde fechado por compressão. As amostras com diferentes percentuais de fibras,5%, 10% e 15%, sendo metade delas tratadas com NaOH a 3%, e dimensões de 150x25x3 mm, foram cortadas a laser na placa do compósito obtido para os ensaios mecânicos e posterior análise microestrutural e finalizando com a construção da parábola. Serão apresentados detalhes técnicos dos processos de caracterização das fibras da borra de piaçava, caracterização do compósito, fabricação e montagem do fogão, uma análise das viabilidades, térmica, econômica e de materiais de tal protótipo, que tem uma conotação social importante e um aspecto primordial, que é o combate a danos ecológicos proporcionados pela utilização, ainda em larga escala, da lenha para o cozimento dos alimentos.
|
|
19
|
-
JORGE FERNANDO DE SOUSA OLIVEIRA
-
PLÁSTICOS REFORÇADOS A BASE DE TECIDOS HÍBRIDOS: EFEITOS DA ANISOTROPIA E GEOMETRIA NORMATIVA NA CARACTERIZAÇÃO MECÂNICA E DA FRATURA
-
Líder : EVE MARIA FREIRE DE AQUINO
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
EVE MARIA FREIRE DE AQUINO
-
LUIZ CLAUDIO FERREIRA DA SILVA
-
MARCO ANTONIO DOS SANTOS
-
MIRTANIA ANTUNES LEAO
-
RAIMUNDO CARLOS SILVERIO FREIRE JUNIOR
-
Data: 09-dic-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
Conforme estudos mais atuais, os plásticos reforçados vêm sendo, nos últimos anos, uma alternativa viável na construção de elementos estruturais de médio e grande porte, desde que a leveza acompanhada de alto desempenho seja possível. A concepção de compósitos poliméricos híbridos (combinação entre tipos diferentes de reforços) pode possibilitar aplicações estruturais dos mesmos, frente às mais adversas condições de serviços. Dentro dessa classe de materiais compósitos, os reforçados a base de tecidos híbridos de alto desempenho vêm tomando espaço quando a sua aplicação requer alto suporte de carga e alta rigidez. O objetivo desse trabalho de investigação é estudar os desafios que esses tecidos trazem na concepção desses materiais quanto a sua caracterização mecânica e mecanismos de fratura envolvidos. Alguns parâmetros associados ao processo e/ou forma de hibridização se destacam como fatores influenciadores no desempenho final do material tais como a presença de anisotropia, forma da trama tecido, processo de confecção dos mesmos, geometria normativa dos corpos de prova, entre outros. Neste sentido, quatro laminados compósitos foram desenvolvidos à base de tecidos de reforços híbridos envolvendo fibras de carbono AS4, kevlar 49 e vidro-E e como matriz a resina epóxi éster vinílica (DERAKANE 411-350).Todos os laminados compósitos foram constituídos cada um deles com quatro camadas de reforços. Dependendo do tipo de tecido híbrido, todos os fatores influenciadores acima mencionados foram estudados para os laminados. Todos os laminados foram fabricados industrialmente sendo empregado o processo de laminação manual (hand-lay-up). Todo o estudo da caracterização mecânica e do mecanismo de fratura (fratura mecânica) foi desenvolvido para os laminados submetidos aos ensaios mecânicos de tração uniaxial, flexão em três e compressão uniaxial. As análises dos mecanismos de fratura foram realizadas envolvendo a macroscopia, microscopia ótica e eletrônica de varredura.
|
|
20
|
-
ELVIO ANTONINO GUIMARAES
-
Efeito da adição de fibras da palma do licuri (syagrus coronata) no comportamento físico e mecânico de compósitos de matriz cimentícia
-
Líder : ANTONIO EDUARDO MARTINELLI
-
MIEMBROS DE LA BANCA :
-
ANA CECILIA VIEIRA DA NOBREGA
-
ANTONIO EDUARDO MARTINELLI
-
MARCUS ANTONIO DE FREITAS MELO
-
RUBENS MARIBONDO DO NASCIMENTO
-
ULISSES TARGINO BEZERRA
-
Data: 20-dic-2013
-
-
Resumen Espectáculo
-
A exigência da substituição do amianto em sistemas construtivos em conjunto com a necessidade de geração de renda no sertão da Bahia fez nascer o projeto do aproveitamento da fibra da palma do licuri (syagrus coronata), palmeira abundante na região, na produção de compósitos para a fabricação de telhas e placas de vedação de maneira sustentável, em pequenas unidades fabris. Os compósitos foram produzidos em laboratório utilizando cimento Portland CP II-F32, areia, água, metacaulinita e fibra da palma do licuri. Esta em teores de 1,0, 1,5 e 2,0% em massa de aglomerante e com dois comprimentos de fibra diferentes. A metacaulinta foi selecionada como aglomerante suplementar pela sua eficiência na redução da alcalinidade da matriz cimentícia de forma a reduzir ou até mesmo eliminar a degradação das fibras vegetais em meio alcalino. Foram realizados ensaios de caracterização dos component es do compósito, incluindo granulometria, análise térmica, fluorescência e difratometria de raios-X. A verificação do desempenho dos compósitos foi feita com ensaios de flexão em três pontos, resistência à compressão axial, módulo de elasticidade por ultrassom, retração livre e restringida, absorção de água por capilaridade e massa específica aparente. Verificou-se que a presença das fibras de licuri aumentou a tenacidade do material acima de 46% para fibras de tamanho médio com teores de 1,5 e 2,0%. Também foi observada a redução da retração linear em torno de 12% para ambos os tamanhos de fibras, redução na absorção capilar entre 30 e 50%, quando comparados com os materiais sem fibras. Observou-se também que, com relação à resistência a flexão, compressão axial e massa específica aparente, a adição de fibras não afeta o desempenho dos materiais, apresentando resultados similares para materiais com e sem fibras. De uma maneira geral pode-se afirmar que os compósitos reforçados com fibras da palma do licuri apresentam características físicas e mecânicas que viabilizam sua aplicação dentro das condições estabelecidas neste trabalho.
|
|