Síntese de perovsquitas do tipo LaNixFe1-xO3 obtidas pelo método dos precursores poliméricos e Síntese por autocombustão assistida por microondas para reação de oxidação parcial do metano
pechini, microondas, LaNixFe1-xO3, oxidação parcial do metano
Catalisadores a base de níquel têm sido empregados em diversos tipos de reações de reforma, inclusive na oxidação parcial do metano para obtenção de H2 ou gás de síntese (H2 + CO). Normalmente, altos níveis de conversão são obtidos por estes catalisadores, entretanto, a desativação por deposição de carbono ainda é um problema a ser solucionado. Diversas abordagens têm sido empregadas no intuito de minimizar este problema, dentre as quais tem se destacado nos últimos anos a utilização de óxidos com estrutura perovskita e/ou estruturas relacionadas. Paralelamente, o uso de metodologias de síntese mais rápidas, fáceis, aplicáveis em escala industrial e que permitam o controle das características microestruturais destes catalisadores, pode em conjunto, prover a solução para este problema.
Perovisquitas do tipo LaNixFe1-xO3 (x=0, x=0,3 e x=0,7) foram preparados pelo método pechini e de autocombustão assistida por microondas. As amostras preparadas foram testadas na reação de oxidação parcial do metano, sendo avaliados os respectivos níveis de conversão, seletividade e a resistência à deposição de carbono. Todas as amostras foram calcinadas a 900 °C, para obtenção das fases desejadas. Os pós-obtidos foram caracterizados por análise termogravimétrica, espectroscopia na região do infravermelho, difração de raios-X, medidas de área superficial especifica, redução à temperatura programada.
Após calcinação a fase desejada foi obtida para todas as amostras independente do método de síntese, sugerindo claramente a formação de pós cristalinos.
Os perfis de redução à temperatura programada da amostra LaNiO3 apresentou pico de redução em torno de 500 °C, já a amostra LaFeO3 apresentou pico de redução acima de 100°C. Dentre os catalisadores estudados o que apresentou maior nível de conversão do metano foi LaNiO3 obtido pelo método pechini, de uma maneira geral os catalisadores obtidos pelo método pechini apresentaram melhores resultados de conversão que os catalisadores obtidos pelam autocombustão assistida por microondas.