Letramento literário na escola: o poema na aula de Língua Portuguesa no Ensino Médio
Letramento literário, Ensino Médio, Formas poemáticas
Esta pesquisa se insere na discussão sobre as relações entre literatura e ensino,
recortando o lugar das escritas poéticas na aula de Língua Portuguesa no Ensino Médio.
Em termos epistemológicos, o percurso da nossa reflexão problematiza, dentre outras questões,
o deslocamento que ocorre quando as manifestações literárias se apartam de seus suportes originais e adentram as cenas de aula de língua materna, transformando-se em objeto de ensino e conteúdo didático. Em relação ao modelo consagrado do ensino de literatura no Ensino Médio,
apoiado na descrição da história da literatura brasileira através de esquemas cronológicos de movimentos estético-culturais, pretendemos operacionalizar um deslocamento relativo a essa abordagem e situar o letramento literário a partir das formas líricas recorrentes na produção literária no Brasil, na perspectiva do ensino da língua mediado pelo estudo do texto. Para tanto,
utilizaremos como fundamentação teórica as seguintes áreas do conhecimento: a teoria literária, a linguística aplicada e a didática do ensino de língua materna.