A (NÃO) ASSUNÇÃO DA RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA NO GÊNERO ACADÊMICO ARTIGO CIENTÍFICO PRODUZIDO POR ALUNOS DO CURSO DE LETRAS
Responsabilidade enunciativa, gêneros, artigo científico.
Esta pesquisa insere-se nos estudos da Análise Textual dos Discursos (doravante ATD), elaborada pelo linguista J-M Adam e desenvolvida, atualmente, por estudiosos no contexto da Linguística do Texto brasileira. A ATD constitui uma perspectiva teórica e descritiva do campo da Linguística Textual que se preocupa com um posicionamento teórico e metodológico situado no quadro mais amplo da Análise do Discurso. Neste estudo, investigamos no nível enunciativo do texto: a responsabilidade enunciativa em 14 exemplares do gênero acadêmico artigo científico, publicados na Revista Ao Pé da Letra e escritos por estudantes universitários do curso de Letras. A pesquisa é orientada a partir dos estudos sobre responsabilidade enunciativa de Adam (2008, 2010), de Rabatel (2009), de Rodrigues (2010), de Guentchéva (1994), perspectiva da heterogeneidade discursiva de Authier-Revuz (2004), das abordagens de gêneros desenvolvidas por Bakhtin (1992), por Bazerman (2005), por Marcuschi (2005). Foi estabelecido como objetivo geral: (1) Analisar a ocorrência da (não) assunção da responsabilidade enunciativa no gênero acadêmico artigo científico. A análise seguiu o paradigma qualitativo de base interpretativista. As conclusões revelam, portanto, que os excertos do gênero discursivo usado para apresentar a análise têm uma natureza própria de utilização de recurso ao discurso de diversas fontes do saber que muitas vezes podem ser (não) assumidas pelo enunciador.