COMUNICAÇÃO GRÁFICA EM INTERFACES DE HIPERMÍDIA DE EDUCAÇÃO A
DISTÂNCIA VIA WEB
design virtual de aprendizagem; interface de
hipermídia; usabilidade em EaD
Este estudo tem como objetivo apresentar o Design Virtual de
Aprendizagem, um modelo de leiaute de hipermídia, concebido para gerar
usabilidade para os Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVA e ampliar
a aquisição de letramentos para cursistas e tutores. Inicialmente foi
construído um referencial teórico abordando conceitos de letramento
virtual, usabilidade e interatividade, além de descrito os atributos
de usabilidade da interface de hipermídia. A investigação foi
desenvolvida por meio da pesquisa netnográfica, com os cursistas do
Ciclo Intermediário do Programa de Formação Continuada em Mídias na
Educação, e da avaliação heurística de suas interfaces e do AVA
E-proinfo. Os resultados indicaram problemas de usabilidade e de
interatividade relacionados com a aplicação de elementos de hipermídia
e de navegação do Módulo Informática. Como proposição apresentamos do
Design Virtual de Aprendizagem aplicado no redesenho desse Módulo com
o objetivo de oportunizar a construção de ambientes pedagógicos
acessíveis que ampliem as atividades de ensino-aprendizagem.