O PAPEL DA LEITURA NAS AULAS DE INGLÊS: UMA ANÁLISE SEGUNDO A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE NATAL
Leitura, Língua Estrangeira, Escola Pública, Ensino Médio,
Função Social.
Esta dissertação tem como objetivo investigar o papel da habilidade de leitura em Inglês em escolas públicas estaduais de ensino médio de Natal, identificando o valor social do processo de aprendizagem desse idioma para alunos de língua estrangeira. Nós pesquisamos as percepções dos professores sobre as habilidades e competências que devem permear suas práticas educativas, através de seus conhecimentos sobre as teorias da aquisição da linguagem e os documentos oficiais que são os parâmetros para o ensino de uma língua estrangeira. Levamos em consideração outros fatores que influenciam a escolha das metas e os objetivos a serem trabalhados, tais como: intensidade da carga de trabalho dos professores, o número de turmas e alunos por turma para cada professor, materiais e tecnologias disponíveis, entre outros fatores que desempenharão um papel importante na escolha das metodologias adequadas. Questionários foram utilizados para a construção de entrevistas com os professores de Inglês. Os dados indicaram que a habilidade de leitura não parece ter um tratamento especial no ensino da língua estrangeira, devido a fatores que prejudicam este processo e, portanto, que os professores não percebem os reais objetivos do ensino de Inglês para alunos de escolas públicas estaduais em Natal. Como consequência, ele não permite a