Banca de DEFESA: BRUNA FRANCINETT BARROSO FAUSTINO DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNA FRANCINETT BARROSO FAUSTINO DE SOUZA
DATA : 27/09/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Remoto pelo Meet
TÍTULO:

O PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO DAS MICRONARRATIVAS LITERÁRIAS NA REDE SOCIAL INSTAGRAM


PALAVRAS-CHAVES:

Leitura; Escrita; Análise do Discurso Digital; Micronarrativas literárias; Ensino.


PÁGINAS: 170
RESUMO:

Esta é uma pesquisa qualitativa que tem como objeto o processo de significação de micronarrativas literárias na rede social Instagram. Com base na pergunta inicial que a norteia, Como ocorre o processo de significação das micronarrativas literárias na rede social Instagram?, listamos as seguintes questões de pesquisa: quais são os recursos empregados na construção de uma micronarrativa literária na rede social Instagram?; qual é o papel dos recursos empregados na construção de uma narrativa literária na rede social Instagram?; quais são os movimentos empregados por um leitor no processo de significação de uma micronarrativa literária no Instagram?; como se dá a relação entre autor e leitor de uma micronarrativa literária na rede social Instagram?; de que modo as micronarrativas como objeto de ensino de LP podem representar uma possibilidade para além do imediatismo de incluir o discurso digital nas aulas?. Diante dessas questões, definimos o objetivo geral de analisar como ocorre o processo de significação de micronarrativas na rede social Instagram; seguindo os objetivos específicos de i) identificar os recursos empregados na construção de uma micronarrativa literária na rede social Instagram; ii) descrever o papel dos recursos empregados na construção de uma narrativa literária na rede social Instagram; iii) investigar os movimentos empregados por um leitor no processo de significação de uma micronarrativa literária no Instagram, através de comentários; iv) averiguar a relação entre autor e leitor da micronarrativa literária no Instagram; v) refletir sobre o modo como as micronarrativas como objeto de ensino de LP podem representar uma possibilidade para além do imediatismo de incluir o discurso digital nas aulas?. Construímos um percurso teórico desde fundamentos de Foucault que interessam à Análise do Discurso até Pêcheux, na intenção de integrarmos os pressupostos da Análise do Discurso Digital de Paveau para uma análise ecológica do discurso literário na rede social Instagram. Para isso, as análises consideram dados da página @microliteratura da rede social Instagram e o nosso corpus consiste em uma coleção de exemplos em torno de um compósito de seis publicações da referida página, as quais correspondem a sete micronarrativas e todo o ambiente de significação. Optamos por não utilizar as micronarrativas transcritas sob pena de incorrer em uma análise linguageira que considera o digital como suporte e utilizamos as capturas de telas com a finalidade de uma análise pós-dualista que tome o digital como recurso de significação. Como resultados, identificamos a colaboração entre autor e leitor como coprodutores do discurso, o emprego recorrente de formas fixas e aspectos visuais que significam o discurso literário. A partir do estudo feito, traçamos algumas possibilidades de tratamento das micronarrativas no Instagram como objeto de ensino na Educação Básica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1673309 - SULEMI FABIANO CAMPOS
Externo à Instituição - ISABEL MUNIZ LIMA - UFAL
Externo à Instituição - JOSÉ ANTÔNIO VIEIRA - UFMA
Externa à Instituição - JULIA LOURENÇO COSTA - USP
Externa à Instituição - LUCILENE SOARES DA COSTA - UEMS
Notícia cadastrada em: 06/09/2024 09:53
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