Banca de DEFESA: THAYSE LISBOA MOREIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAYSE LISBOA MOREIRA DA SILVA
DATA : 18/07/2024
HORA: 14:00
LOCAL: google meet
TÍTULO:

O ASPECTO AFETIVO NO DISCURSO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO EM LÍNGUAS ADICIONAIS: DIALOGISMO E LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL EM COOPERAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Afetividade; Ensino e Aprendizagem; Professores em formação; Posicionamento
Ideológico; Línguas Adicionais.


PÁGINAS: 196
RESUMO:

A presente pesquisa se desvela sobre o campo de construção de conhecimentos que
atravessa a Linguística Aplicada de caráter interdisciplinar (Moita Lopes, 2006) e
transgressiva (Pennycook, 2006), que não se limita pelas fronteiras disciplinares ou campos
de estudo. Tem como objetivo investigar como a dimensão afetiva se revela nos discursos
sobre a formação de professores de Línguas Adicionais no âmbito da Universidade Federal
do Rio Grande do Norte. Para tanto, ancora-se no aporte teórico-metodológico fornecido
pela teoria bakhtiniana (Volóchinov, 2017, 2019; Bakhtin, 2010a, 2010b, 2003, 2015,
2016) e na Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday; Mathiessen, 2014) quanto ao

Sistema de Avaliatividade proposto por Martin e White (2005), apresentando uma proposta
de cooperação entre essas duas perspectivas teóricas. Trata-se de uma pesquisa de natureza
qualitativa interpretativista (Moita Lopes, 1994; Gerhardt; Silveira, 2009; Creswell, 2014),
e o corpus de análise foi gerado a partir dos memoriais produzidos por professores em
formação das licenciaturas em Línguas Adicionais para a disciplina de Estágio 2, nos
semestres de 2022.2 e 2023.1. A pesquisa obteve a aprovação do Comitê de Ética (CEP),
sendo possível dar continuidade ao seu desenvolvimento mediante a concessão Parecer
Consubstanciado nº 5.621.434. Os memoriais são analisados com base nos passos
metodológicos propostos por Volóchinov (2017) e linguísticamente com base no
subsistema Atitude, do Sistema de Avaliatividade, que expressa as avaliações de afeto,
julgamento e apreciação no discurso. Os posicionamentos ideológicos identificados
apontam para a relação afetiva que os professores em formação estabeleceram com a
profissão docente antes de iniciar o percurso formativo na universidade e revelam as
emoções conflitantes que lidam durante a sua formação e prática.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1000286 - ORISON MARDEN BANDEIRA DE MELO JUNIOR
Presidente - 2211871 - RENATA ARCHANJO
Externa à Instituição - TANIA REGINA DE SOUZA ROMERO - UFLA
Notícia cadastrada em: 04/07/2024 10:00
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