COMPETÊNCIA SIMBÓLICA: POR LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA SENSÍVEIS AO MULTICULTURALISMO
Competência simbólica Habilidades. Português Língua Estrangeira. Livro didático.
Em meio ao contexto de globalização e de multiculturalismo em que nos encontramos, destaca-se a necessidade de formar aprendentes de língua para lidar com valores simbólicos, negociar posicionamentos, não restringindo-se a dizer a palavra certa para a pessoa certa no momento certo. É preciso considerar o valor simbólico e suas ressoâncias subjetivas. Nesse sentido, emerge o conceito de competência simbólica, cunhado por Kramsch (2006), complementando, refinando as noções de competências comunicativa e comunicativa intercultural. Competência simbólica é, portanto, nossa habilidade de moldar o contexto no qual a língua é aprendida e utilizada. Sob uma perspectiva ecológica de ensino, tal competência inclui um conjunto de habilidades de natureza abstrata e subjtiva: reframing, indexicalidade, dessincronização e estetização. Tendo em vista a importância do livro didático em em sala de aula de línguas, objetivamos, neste trabalho, de modo geral, compreender como a competência simbólica é operacionalizada nos livros didáticos de português para estrangeiros Novo Avenida Brasil (volumes 1 e 2) e Nota 10. Especificamente, procuramos: classificar as habilidades da CS desenvolvidas nos livros didáticos; analisar a distribuição das habilidades da CS nos níveis A1 e A2; confrontar a presença da CS no Novo Avenida Brasil (volumes 1 e 2) e no Nota 10; interpretar os resultados obtidos e correlacioná-los aos níveis A1 e A2. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa com suporte quantitativo. Adotamos os seguintes procedimentos metodológicos: estudo do aporte teórico no qual nos fundamentamos; revisão bibliográfica de trabalhos que abordem a competência simbólica; levantamento e tabulação de dados, análise da presença da competência simbólica nos livros didáticos, considerando os níveis A1 e A2. Nossa categoria de análise é formada por: habilidades linguística, discursiva, sociolinguística, reframing, indexicalidade, dessincronização e estetização. Fundamentamo-nos em autores como Kramsch (2006, 2008, 2009b, 2021), Brown (2007), Hymes (1972) Canale e Swain (1980, 1980), Celce-Murcia (1990, 2007), Larsen-Freeman (2000), dentre outros.