Banca de DEFESA: STEPHESON RAY DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : STEPHESON RAY DE OLIVEIRA
DATA : 24/07/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Pela plataforma google meet
TÍTULO:

PROJETO DE LETRAMENTO , ARGUMENTAÇÃO E CIDADACIA NO CONTEXTO PANDÊMICO : LER ESCREVER E AGIR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Projeto de Letramento; Argumentação; Ensino Remoto Emergencial; Cidadania.


PÁGINAS: 136
RESUMO:

 

 

PROJETO DE LETRAMENTO, ARGUMENTAÇÂO E CIDADANIA NO
CONTEXTO PANDÊMICO: LER, ESCREVER E AGIR NOS ANOS INICIAIS

DO ENSINO FUNDAMENTAL

RESUMO

A pandemia da covid-19 impôs mudanças em diversos aspectos da
vida das pessoas, impactando suas ações nas várias esferas de atividades,
especialmente as que estão vinculadas à educação, exigindo a reconfiguração
do modo de funcionamento da escola. Entre as exigências para se adaptar a
esse novo tipo de ensino, escola e professor realizaram a implementação de
práticas pedagógicas e metodologias inovadoras, mediadas por tecnologias,
devido ao caráter emergencial assumido, pelo Ensino Remoto Emergencial.
Partindo dessa problemática, esta pesquisa tem por objetivo investigar como os
projetos de letramento podem contribuir no processo de alfabetização e
letramento voltado para a formação cidadã de alunos dos anos iniciais do
ensino fundamental no Ensino Remoto Emergencial propiciado pela pandemia
do novo coronavírus. Teoricamente, o estudo tem fundamento nos estudos de
letramento de vertente sociocultural, que assumem leitura e escrita como
práticas sociais; nos pressupostos do Círculo de Bakhtin, que propõem a
abordagem da linguagem e o trabalho com os gêneros discursivos no processo
de interação social; além de contribuições da Nova Retórica, cujos
pressupostos concebem o gênero discursivo como ação social.
Metodologicamente, a pesquisa tem como base o campo da Linguística
Aplicada, adotando uma pesquisa-ação. A coleta dos dados ocorreu no ano de
2021, na Escola Estadual Professor Severino Bezerra, em Tangará, Rio Grande
do Norte, em uma turma do 5º ano, Ensino Fundamental. Na análise dos
dados, a pesquisa assume uma abordagem qualitativa e interpretativista. Os
resultados preliminares apontam a melhoria da formação leitora e escritora dos
alunos e uma maior familiaridade deles com gêneros argumentativos, além de
maior domínio das tecnologias nas práticas de letramento escolarizadas. A
partir de diferentes práticas desenvolvidas nas oficinas de letramento, os

educandos aprenderam a escrever textos argumentativos de diferentes
gêneros (comentários, artigo de opinião etc.), a se posicionarem e a
defenderem suas opiniões, com uma postura mais autônoma e crítica, o que
apontou o importante papel do projeto de letramento na formação crítica que
visa a formar estudantes para o efetivo exercício da cidadania.

Palavras-chave: projeto de letramento; argumentação; Ensino Remoto
Emergencial; cidadania.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANGELA DEL CARMEN BUSTOS ROMERO DE KLEIMAN - UNICAMP
Presidente - ***.525.604-** - IVONEIDE BEZERRA DE ARAÚJO SANTOS MARQUES - IFRN
Interna - 332207 - MARIA DO SOCORRO OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 06/07/2023 15:38
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