A NARRATIVA DO NIILISMO:
A NARRATIVA DO NIILISMO:UMA ANÁLISE DE UM RETRATO DO ARTISTA QUANDO JOVEM, DE JAMES JOYCE, E DECLÍNIO DE UM HOMEM, DE OSAMU DAZAI
James Joyce, Osamu Dazai, niilismo, modernismo, modernidade.
O presente estudo estabelece um diálogo cultural entre o Japão e a Irlanda do início do século XX por meio de uma análise do niilismo, conceito filosófico que aborda um problema histórico-existencial que se tornou notável naquela época. Buscamos analisar, mais especificamente, como os elementos literários incorporam este conceito filosófico em duas obras de inspiração autobiográfica em que a arte é vista como possível salvação quando os valores se depreciaram: Declínio de um homem, de Osamu Dazai, e Um retrato do artista quando jovem, de James Joyce. As obras em questão tiveram lugar de destaque em seus contextos de produção como romances subversivos de autores que foram porta-vozes de uma geração que não se identificava com a tradição à qual pertenciam: Joyce como um desafiador da religião e Dazai como um libertino anarquista que resistia às pretensões políticas e ideológicas do império japonês e da ocupação estadunidense no pós-guerra. O autorretrato heróico niilista que encontramos em ambas as obras foi submetido à análise filosófica por meio de suas categorias literárias: estrutura, personagem, narrativa, estilo. De forma a compreender o conceito de niilismo, utilizamos o pensamento de Nietzsche, associado aos que se aprofundaram em seus conceitos, entre eles Nishitani, Weller, Volpi, Cioran e Bolea. Esta pesquisa, portanto, buscará encontrar similaridades e diferenças na forma que o niilismo se configura em ambas as obras, buscando aproximar a literatura do ocidente com a do oriente do início do século XX.