LES CHOSES, DE PEREC, E O DESEJO DE KIANDA, DE PEPETELA: O POSICIONAMENTO RESPONSIVO DOS PROTAGONISTAS FRENTE À IDEOLOGIA DOMINANTE
Pepetela. Perec. Dialogismo. Literatura comparada. Ensino de literatura.
O ensino de literatura sempre foi um tema que gera muitos debates devido à dificuldade de trabalhá-lo em sala de aula. Entendendo sua importância e os desafios encontrados ao se trabalhar o texto literário no ambiente escolar, seja em língua materna, seja em língua estrangeira, este trabalho tem por objetivo propor a análise e atividades que possam ser úteis em sala de aula. Nesta perspectiva, esta dissertação tem como propósito discutir as relações dialógicas/ideológicas entre os romances Les Choses, de 1965, de Georges Perec, e O Desejo de Kianda, de 1996, de Pepetela, para pensar, a partir destas discussões, práticas de ensino através de uma perspectiva dialógica. Analisaremos estes dois romances, tentando perceber de que forma os protagonistas agem responsivamente em relação aos discursos e sistemas ideológicos que são ali representados. Para tanto, analisaremos as obras supracitadas nos apoiando em conceitos do Círculo de Bakhtin, das quais destacamos o heterodiscurso em Bakhtin (2017c) e a ideologia em Volochinov (2017) em dialogo com discussões sobre a ideia de ideologia oriundos da tradição marxista, consciência e ideologia em Marx (2008) e Marx e Engels (2007). Com esta análise, percebemos as aproximações existentes em romances separados temporal e geograficamente, mas que compartilham discursos e sistemas ideológicos próximos e que através da literatura estrangeira pode-se discutir ações para compreensão de obras da literatura nacional (BAKHTIN, 2017a).