ENTRE LO TEMPORAL Y LO ETERNO: O RETORNO DO BARROCO EM AUGUSTO ROA BASTOS
Roa Bastos. Paraguai. Barroco. Neobarroco.
Esta dissertação tem por objetivo pesquisar e evidenciar as características barrocas na obra “El Trueno entre las hojas”, do paraguaio Augusto Roa Bastos. Nela, o escritor evidencia a dor do povo paraguaio, as guerras, os problemas dos agricultores das plantações de erva mate, a violência, vítimas do sistema político de um país que permaneceu por muitos anos sob a ditadura. Nesse sentido, também pretende-se evidenciar a articulação da história com a literatura, de forma que a vida, a obra e a história do Paraguai, se ligam por meio do discurso narrativo de Roa Bastos, assim como esta pesquisa pretende resgatar e difundir a obra de Roa Bastos no meio acadêmico. A maneira selecionada para concretizar esse objetivo, e que pode ser encarada como um dos objetivos desta pesquisa, foi buscar, encontrar e apontar características do Barroco contidas no livro supracitado. Na vertente neobarroca, Roa Bastos assimila o barroco num retorno “doloroso”, expressando o “luto cultural” dos negros e índios da América latina. Sendo assim, através da leitura de artigos, livros, teses e entrevistas e com o objetivo de legitimar o que aqui está sendo proposto, serão levadas em conta as obras de Irlemar Chiampi, “Barroco e modernidade”; Augusto Roa Bastos “Entre lo temporal y lo eterno”; Bartolomeu Meliá “La lengua Guarani en el Paraguay colonial”; Rubén Bario Saguier e Jean Paul Duviols “Tentación de la utopia -La república de los jesuítas en el Paraguay”; Josefina Plá “El Barroco Hispano Guarani, entre outras.