GÊNEROS DISCURSIVOS EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL GUINEENSE
ensino de português, gêneros discursivos, leitura, escrita, livro didático, Guiné-Bissau.
O presente trabalho em andamento procura investigar, a partir dos livros didáticos História dos avós, o uso de gêneros discursivos para o processo de letramento escolar dos alunos de Ensino Fundamental da Guiné-Bissau como forma de ampliar a compreensão leitora e a produção textual. Assim, para a concretização deste trabalho, adotamos o método de pesquisa documental, com uma abordagem qualitativa, procurando, com isso, analisar os dois materiais didáticos (livro de leitura e livro de exercícios) que orientam as aulas de português dos alunos de Ensino fundamental, especificamente, os alunos de 4º ano. Tivemos como aporte teóricos os trabalhos de Couto & Embaló (2010) e Baldé (2013), os quais discutem a questão do português na Guiné-Bissau, o seu status como língua oficial e seu ensino em contexto de diversidades linguística. Também nos baseamos nos escritos de Bakhtin (2011) referentes as suas visões teóricas em ralação a questão de linguagem como um fenômeno social que se dá na interação por meio de diálogo em contexto real de uso da língua e, ao mesmo tempo, realça a importância da noção dos gêneros de discurso. As primeiras constatações revelam que os livros, em termo de leitura, são muitos convidativos, mas não abordam a questão da diversidade dos gêneros discursivos dentro de sala de aulas, visto que trazem apenas textos narrativos (contos e fábula). Também verificamos que esses materiais trabalham mais a questão gramatical do que as atividades de leitura e escrita.