PRÁTICAS DISCURSIVAS E CUIDADO DE SI: A CONSTITUIÇÃO DE SUBJETIVIDADES DE CELEBRIDADES IDOSAS EM ARTEFATOS MIDIÁTICOS
Subjetividades. Celebridades idosas. Cuidado de si. Discursividades
Esta tese tem como objeto de estudo a constituição de subjetividades de artistas idosos, considerados celebridades no meio artístico, oriundas de práticas discursivas cujos sentidos permeiam os artefatos midiáticos, dentre eles os publicitários, veiculados em sites e revistas eletrônicas e publicados entre o período de 2011 e 2020. A questão central reside no modo como as celebridades se munem de técnicas de si, em seus enunciados, buscando construir tipos de subjetividades que não as inscrevam como indivíduos decrépitos e fadados ao ostracismo social ou à condição de “refugo humano” de forma a contribuir para a manutenção de sua visibilidade após os 60 anos. As discursividades presentes nas falas das entrevistas concedidas ou nos artigos de opinião do ambiente midiático foram categorizadas a partir de enunciados cujos efeitos de sentido se originaram de posicionamentos discursivos que apontam técnicas voltadas para o cuidado de si. O corpus é composto, inicialmente de discursos emanados por 22 celebridades, dentre os quais atores, cantores e jornalistas. O estudo, vinculado à Linguística Aplicada, tem como base os postulados teóricos de Foucault e Bauman e teóricos da linguagem, com ênfase nos modos de subjetivação, da arte do cuidado de si (FOUCAULT, 2002) e noção de refugo (BAUMAN, 2015). As análises iniciais sugerem discursividades que apontam para a preocupação acerca da finitude do indivíduo e o cuidado de si voltado à atenção com o corpo.