O VALOR DA LÍNGUA PORTUGUESA COMO L2 NA CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DE SURDOS
Valoração. Língua portuguesa como L2. Identidade.
Nesta investigação, busca-se, com base nos pressupostos da Linguística Aplicada, criar inteligibilidade sobre questões que envolvem o uso da linguagem. Considerando o processo de implementação da graduação em Letras — Língua Portuguesa e Libras na UFRN, interessa compreender como alunos surdos do referido curso valoram a língua portuguesa como L2, e como esta influencia na construção da identidade deles. Para tanto, esta pesquisa ampara-se nos estudos dialógicos da linguagem, mais especificamente nas discussões do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2003[1951/1953]; VOLOSHINOV, 1993[1929]), nos estudos surdos (PERLIN & STUMPF, 2012; PERLIN, 2003; SKLIAR, 1998; LODI, MELO & FERNANDES, 2012, QUADROS, 2010) e nos estudos culturais (HALL, 2005; WOODWARD, 2012; CANCLINI, 2006; BAUMAN, 2005). O corpus constitui-se de uma gravação de uma roda de conversa em Libras, traduzida, posteriormente, para língua portuguesa. Os cinco tópicos de início formulados para instigar a discussão tornaram-se, eles mesmos, as categorias com as quais os dados serão observados. A análise preliminar indicou que em uma dessas categorias, a família, as relações responsivo-dialógicas constituídas suscitam uma série de temáticas, dentre as quais o desconhecimento da surdez, o suporte dado pelos pais, a expectativa em torno do sucesso financeiro, a substituição da função escolar dos filhos e a interlocução no processo de escrita.