ALICE E HER EM DIÁLOGO: AS CARACTERÍSTICAS DA ESTÉTICA MODERNA E PÓS-MODERNA NAS OBRAS ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS E HER
Pós-modernidade. Deslocamento do sujeito. Literatura. Cinema. Estética.
A pós-modernidade é anunciada pelo movimento pós-modernismo que surge em meados da década de 1950, depois da era que se intitulou modernismo. Assim, partindo das teorias dos principais autores debatidos neste trabalho, tem-se: Françoise Lyotard (1998), Linda Hutcheon (1988), Steven Connor (2004), Terry Eagleton (2006-2016), Gilles Deleuze(2012), Jacques Derrida(2006), Gilles Lipovestky (1944), iremos analisar através de método investigativo, de forma qualitativa, como as obras escolhidas para a visitação desta pesquisa representaram estas características na literatura e no cinema. Nesse contexto, essa pesquisa desenvolve o objetivo de analisar as principais características da estética pós-moderna especificamente na obra Alice no país das maravilhas(1865) de Lewis Carrol e Her (Ela, 2013) de Spike Jonze. Apontadas como Homologias conceituadas por Humberto Eco, as semelhanças temáticas entre as duas obras são: o mundo real x mundo virtual, apoiados nos conceitos de não-lugar de Gilles Deleuze, o deslocamento do sujeito, também analisado através da ótica da teoria de Derrida, e Stuart Hall (2014), a questão de os dois personagens principais serem compreendidos como sujeitos à deriva, característica que será compreendida pela teoria de Deleuze sobre desterritorialização, a ausência de deus como um fator de ruptura de um pilar de equilíbrio social, esta análise será baseada na teoria de Terry Eagleton, e a ausência de família também como uma ausência de um pilar estrutural social.