Desenvolvimento da Leitura e Treinamento de Funções Executivas em Crianças de Diferentes Condições Socioeconômicas
Desenvolvimento da Leitura. Funções Executivas. Treinamento Cognitivo. Condições Socioeconômicas
Baseado em pesquisas sobre Funções Executivas (FE), Treinamento de FE e Condições Socioeconômicas (SES), este estudo investigou: (a) o treinamento de Funções Executivas fazendo uso de jogos em tablets e seu impacto no desempenho escolar; (b) a relação entre condições socioeconômicas e Funções Executivas. Setenta e dois alunos matriculados nos terceiros e quartos anos de duas escolas na cidade de Natal/RN – uma pública e outra privada – foram voluntários desse estudo. Os alunos foram divididos em dois grupos: um grupo experimental e outro controle ativo. Os alunos participaram de dez sessões de treinamento (utilizando jogos específicos para cada grupo). As principais contribuições deste estudo são: a possibilidade de melhor compreender as relações entre SES, funções executivas e desempenho escolar referente a esse grupo em específico; oferecer possibilidades de ajustes e aplicação de jogos que sejam eficazes para esse mesmo grupo; e diminuir as diferenças em progresso de aprendizagem de crianças advindas de condições socioeconômicas desprivilegiadas.