O conto policial de Conan Doyle na aula de língua inglesa no IFRN
texto literário, conto policial, ensino e aprendizagem de língua inglesa, cultura.
Esta pesquisa busca desenvolver o conhecimento intercultural e linguístico dos alunos do Ensino Médio do IFRN-Campus Zona Norte por meio do texto literário, especificamente um conto policial original de Conan Doyle. Partimos da premissa que o texto literário pode trazer muitos benefícios ao processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa (KRAMSCH, 2015; COLLIE e SLATER, 1987; LAZAR, 2005; DUFF e MALLEY, 2003). Nosso trabalho tem características mistas de uma pesquisa quali-quantitativa, como também de uma pesquisa-ação. Aplicamos dois questionários aos participantes da pesquisa, alunos do ensino médio do IFRN- Campus Zona Norte, a fim de investigar como eles compreendem a cultura da língua alvo e se é possível melhorar seu conhecimento de inglês pela leitura de um conto policial. O resultado da nossa pesquisa comprovou os benefícios do texto literário na aprendizagem de inglês.