A DANÇA DAS CONFISSÕES: INTRODUÇÃO À ORALIDADE, PERFORMANCE E INSCRITURA EM NIKETCHE, DE PAULINA CHIZIANE
Paulina Chiziane. Oralidade. Literatura moçambicana.
Esta dissertação apresenta um estudo panorâmico acerca da oralidade no romance africano,
particularmente, na obra Niketche: uma história de poligamia (2004), da moçambicana
Paulina Chiziane, considerada a primeira escritora de seu país a publicar neste gênero.
Investigamos a forma sob a qual o corpo da narração articula as três categorias que
desempenham um importante papel para a sensibilidade e a percepção do oral no texto
escrito: a voz, a letra e o gesto. Pela natureza do corpus escolhido, tal estudo adentrou
discussões acerca do papel da mulher enquanto escritora, tecendo interpretações
concernentes aos discursos ficcional, histórico e cultural sobre a mulher e associando o
espaço da criação artística a um terreno possível de emergir novas formas de representação
para o feminino. Os instrumentos que serviram de base para nossas reflexões encontram-se
ancorados nas postulações da teoria literária em torno da oralidade, como os escritos de
Paul Zhumthor (2000) e Hampaté-Bâ (1980), além das teorias de cunho cultural e pós-
colonial de Homi k. Bhabha (2003), Frantz Fanon (1983) e Gayatry Spivak (2010).