Banca de DEFESA: AILSON COSTA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AILSON COSTA DE OLIVEIRA
DATA : 26/04/2017
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório E do CCHLA
TÍTULO:

PERCEPÇÕES DE ALUNOS SOBRE CURSO FIC NO CONTEXTO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO IFRN: UMA ANÁLISE DO DISCURSO PELA PERSPECTIVA DO SISTEMA DE AVALIATIVIDADE


PALAVRAS-CHAVES:

Curso FIC; Linguística Sistêmico Funcional; Sistema de Avaliatividade; Pesquisa-Ação; Ensino de Inglês para Fins Específicos.


PÁGINAS: 132
RESUMO:

Esta pesquisa, de natureza qualiquantitativa, trata de uma ação pedagógica de estratégias de leitura na base de Inglês para Fins Específicos (IFE) (Hutchinson; Waters, 1991; ROBINSON, 1991; DUDLEY-EVANS; ST JOHN, 1998; RAMOS, 2005), no ensino e aprendizagem da língua inglesa como língua estrangeira (ILE) no contexto de Ensino Básico Técnico e Tecnológico, no Instituto Federal do Rio Grande do Norte, campus João Câmara. Objetiva-se identificar e quantificar marcas linguísticas utilizando instrumentos e categorias baseados no aparato teórico da Linguística Sistêmico Funcional (HALLIDAY 1985, 1994; HALLIDAY; MATHIESSEN, 2014), mais especificamente, fazendo-se uma análise do discurso por meio das ferramentas semântico-discursivas do Sistema de Avaliatividade, elaborado por Martin e Rose (2003) e Martin e White (2005). O corpus desta pesquisa é composto de respostas extraídas de três questionários de avaliação, aplicado via Google Docs, para 24 participantes, e um experimento, aplicado a 19 participantes do IFRN, campus João Câmara, que participaram de um Curso Formação Inicial e Continuada (Curso FIC) projetado nesta ação pedagógica. A análise centra-se nas percepções desses alunos em relação à intervenção pedagógica. Observamos como os alunos caracterizam, nas escolhas lexicogramaticais, suas percepções do Curso FIC, através das categorias Apreciação e Julgamento, que são componentes do Subsistema de Atitude no Sistema de Avaliatividade, levando-se em consideração os tipos reação, composição e valoração e a subcategoria capacidade. Resultados indicaram que o discurso foi marcado, principalmente, pelas subcategorias reação qualidade e valoração relevância. Além disso, o experimento indicou não haver ganho estatisticamente significativo na compreensão escrita de textos na área técnica mesmo havendo aumento do escore de 9 dos 19 participantes do pré-teste para o pós-teste.  


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3654056 - JENNIFER SARAH COOPER
Interno - 1666189 - JANAINA WEISSHEIMER
Externo à Instituição - ANDERSON ALVES DE SOUZA - UFPB
Notícia cadastrada em: 26/04/2017 09:14
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