Formação integral através do ensino significativo da língua espanhola e de uma ponte afetiva
lingua espanhola; formação integral; afetividade
Ensinar é abrir possibilidades para a formação integral de outrem, contudo diante de desinteresse, discursos de não-aceitação e de obrigatoriedade, de aprendizes ávidos por somente responder questões para o enem ou mesmo não entendendo o porquê de uma nova língua estrangeira na escola, não era conquistado a participação efetiva e com prazer por aprender a nova língua. Nesse contexto este trabalho tem como objetivo dialogar os novos rumos da sociedade internacional na qual as pessoas estão integradas e são vistas em sua integralidade (familiar, escolar, profissional, emocional/individual) (UNESCO,; ZABALA; MORIN), por meio de sequências didáticas e atitudes permeadas pelas ideias de aprendizagem significativa, na qual é importante aquecer os conhecimentos prévios para que se haja associação eficaz com o insumo novo (AUSUBEL,1976; MOREIRA, 2011; BALLESTER, 2002). Para isso se faz necessário uma ponte afetiva entre o aprendiz, o professor e o novo insumo de língua espanhola (Arnold ARNOLD, 2000; CALLEGARI, 2008; LEITE E TASSONI, 2002). Esta pesquisa se desenvolveu em duas turmas do turno vespertino de uma escola pública situada na Zona Norte de Natal, RN. As turmas selecionadas foram uma de primeira série e uma de terceira série do ensino médio