O uso de Blog como ferramenta na formação de professor de língua inglesa
Ensino de línguas estrangeiras, formação de professores; blogs
O nosso interesse de investigação se deu por percebermos a necessidade dos educadores em utilizar novas práticas de ensino que façam uso das tecnologias como aliadas do ensino e da aprendizagem. Neste estudo buscamos problematizar sobre: qual a contribuição dos gêneros discursivos digitais para a formação docente e para a construção de práticas significativas de ensino tendo por base os gêneros digitais?
Assim sendo, objetivamos a) inventariar o que os alunos conhecem sobre gêneros discursivo/textuais; e b) analisar o processo de construção dos blogs digitais considerando-os como uma prática de multiletramentos que nos faz refletir sobre o uso desses gêneros digitais no ensino.
Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa-ação no curso de formação de professores através de uma oficina didática sobre os gêneros discursivos digitais, trabalhando o gênero digital blog como uma forma de registro das atividades desenvolvidas na oficina, considerando como base teórica os escritos do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN/MEDVEDEV, 1928; BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2014; BAKHTIN 2014; 2000; 2004; 2008a; 2008b; 2010, estudos contemporâneos sobre os gêneros dos discurso (ACOSTA-PEREIRA, 2008; 2012; FARACO, 2009; RODRIGUES, 2001; 2004; 2005; 2007; ROJO, 2002; 2006; 2007; SOBRAL, 2009a; 2012; 2015), formação de professores (OLIVEIRA, 2008; TARDIFF, 2000; MERCADO 2010), e estudos dos multiletramos na hipermodernidade (ROJO, 2013; ROJO e MOURA, 2012; ROJO e BARBOSA, 2015).