CURSO DE LETRAMENTO LABORAL PARA CUIDADORES DE IDOSOS: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO.
Letramento no trabalho – Práticas. Letramento laboral – Oficinas. Cuidadoras de Idosos – Empoderamento. IFRN – Programa Mulheres Mil.
Este trabalho trata de oficinas de letramento de um curso de letramento laboral para cuidadoras de idosos, cujo público alvo são alunas egressas do Curso de Cuidador de Idoso do Programa Mulheres Mil, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Natal Central. As oficinas de letramento – consideradas como eventos de letramento (HEATH, 1983) – são o objeto de estudo da pesquisa, e os dados gerados no seu transcorrer compõem o corpus desta dissertação. A pesquisa objetiva avaliar de que forma o curso colaborou no processo de formação profissional das cuidadoras colaboradoras. Em termos teóricos, insere-se no campo da Linguística Aplicada, na área de letramento laboral (PAZ, 2008). As discussões sobre letramento tomam como base os estudos de Street (2014a), em sua ação como prática situada, ancoram-se nos estudos de Barton, Hamilton e Ivanic (2000), e na perspectiva de prática social (KLEIMAN, 1995). As reflexões sobre gêneros se apoiam nas contribuições de Bakhtin (1997) sobre a teoria dos gêneros e nos estudos desse mesmo construto depreendido como ação social, segundo estabelece a Nova Retórica (BAZERMAN, 2011a, 2011b, 2015; MILLER, 2012). Metodologicamente, adotam-se as orientações da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), com traços de vertente etnográfica. A abordagem de dados é realizada a partir da perspectiva qualitativa de pesquisa (ANDRADE, 2009; CALEFFE e MOREIRA, 2006; BARBOSA, 2005; GATTI, 2005; WOLCOTT, 1994). Os resultados do trabalho mostram que o curso de letramento se constituiu em um espaço favorável à ressignificação das práticas letradas das colaboradoras, pois permitiu-lhes compreender a possibilidade de agir socialmente por meio de gêneros que elas utilizam em sua atividade profissional. Essa consciência contribuiu para o empoderamento dessas mulheres em seu ofício como cuidadoras e em sua ação como cidadãs. Nesse sentido, sugere-se pensar na reformulação do programa da disciplina Língua Portuguesa dos cursos profissionalizantes do Programa Mulheres Mil, ofertados pelo IFRN, no sentido de atenderem mais especificamente às necessidades laborais das mulheres contempladas.