DISCURSO DA VIOLÊNCIA URBANA NA MÍDIA RADIOFÔNICA: UM ESTUDO DO CASO MARCELO PESSEGHINI
agenda-setting, discurso midiático, violência urbana.
A questão da influência e do poder da mídia é um tema bastante recorrente, porém ainda pouco explorado sob a perspectiva da teoria do agendamento midiático (agenda-setting), segundo a qual a opinião pública é influenciada pela pauta que a mídia determina. Optamos por investigar esse fenômeno especificamente em caso relacionada à violência urbana, utilizando como exemplo notícias veiculadas no meio radiofônico acerca do caso Marcelo Pesseghini. O corpus foi analisado com o objetivo de estudar o discurso da violência urbana, para que sejam expostas as condições de formação que possibilitaram a constituição desse discurso. Trata-se, portanto, de um estudo de caso de natureza qualitativa, que adota um referencial teórico que abrange desde pressupostos das teorias do rádio e do jornalismo, utilizando-se de autores como PRADO (1985), HAYE (2005), MCCOMBS E SHAW (1972) e SHOEMAKER (2011), até a teoria linguística amparada na análise do discurso de linha francesa (AD), embasando-se em autores como FOUCAULT (2012), PÊCHEUX (1993) e ORLANDI (2015). Ao final, concluímos que as notícias escolhidas e os elementos destacados comprovam a influência da mídia e o direcionamento de ideias tendo em vista aquilo que é noticiado e divulgado nos meios de comunicação.