LETRAMENTO E TRABALHO: UM ESTUDO SOBRE PRÁTICAS DE LETRAMENTO
DOS PROFISSIONAIS DO CRAS EM CURSO DE FORMAÇÃO PARA A MATERNIDADE
Palavras-chave: Estudos de Letramento. Profissionais de saúde. Formação para a maternidade.
As práticas de letramento se materializam através de textos escritos que refletem a maneira na
qual fazemos uso dessa escrita que se estabelece nos eventos de letramento que representam
as atividades humanas sejam eles dentro ou fora das escolas. Com efeito, os Estudos do Letramento
conquistaram espaços de visibilidade nos últimos anos por abordarem discussões
voltadas para o uso real da linguagem nas mais diversas situações de interação. Isso posto,
tomamos como objeto de pesquisa os eventos de letramento promovidos pelos profissionais
ministrastes de aulas que constituem o currículo do curso de formação para a maternidade,
este, é destinado a mulheres grávidas assistidas pelo Centro de Referência e Assistência Social
– CRAS. Mediante este objeto emerge o objetivo de analisar as práticas de letramento da
equipe de profissionais que ministram o Curso no CRAS, mais precisamente as aulas, no intuito
de contemplá-las como eventos de letramento, considerando as categorias propostas por
Hamilton (2000) que compreendem: participantes, domínio, artefatos e atividades. Para tanto
nos ancoramos aos postulados teóricos de Hamilton (2000); Heart (1993); Street (1995); Barton
(1993); Oliveira (2010) que concebem o letramento como prática social. No âmbito do
letramento laboral nos embasamos nos estudos de PAZ (2008). Em termos metodológicos
segue uma abordagem de dados qualitativa de base etnográfica Bogdan e Biklen (1994);
Erickson (1986) e Chizzotti (2006). O corpus da pesquisa foi gerado a partir da observação
participante, de entrevistas semiestruturadas, questionários com perguntas abertas e fechadas
e rodas de conversas. Os colaboradores são os profissionais que ministram as aulas e as gestantes
que participam do curso. As análises apontam para uma significativa contribuição das
práticas de letramento promovidas pela equipe de profissionais no que tange a colaborar com
a formação materna das gestantes durante e após o parto. A contribuição desta pesquise reside
em poder expandir questões referentes aos estudos da linguagem como prática social dando
enfoque ao letramento nas esferas laborais e ainda por não encontrar nas publicações
contemporâneas trabalhos que versem sobre esta temática especificamente.