LA CIUDAD Y LOS PERROS: O ADESTRAMENTO DO SUJEITO NA INSTITUIÇÃO MILITAR
Colégio Militar, corpos dóceis, polifonia.
Este estudo tem por corpus a obra literária La ciudad y los Perros, publicada em 1963, do autor peruano Mario Vargas Llosa. A narrativa traz o cotidiano dos cadetes do Colégio Militar Leoncio Prado, colégio que não existe somente na ficção, mas é referência em Lima, Perú, instituição da qual Vargas Llosa foi aluno. O foco da análise consiste em como a literatura aborda a formação do sujeito nas instituições militares, levando em consideração as relações de poder que conduzem o funcionamento do colégio, visto que há dois códigos norteadores, o dos alunos e o da própria instituição, ambos machistas. Para tanto, pautamos nossa pesquisa nos postulados de Foucault, já que o teórico se debruça sobre o poder, a disciplina e os corpos dóceis, conceitos de extrema importância para a análise que nos propomos a fazer. Bakhtin também fomenta nosso trabalho no que se refere à construção das personagens, assim como na análise sobre a carnavalização e a polifonia, que são conceitos desenvolvidos pelo teórico russo e que nos ajudam na interpretação da obra de Llosa. Outro teórico que embasa nossa pesquisa é Antônio Cândido, este estudo é fundamentado no que ele define como crítica integrativa ou dialética, em que os elementos sociais estão inseridos na obra como um elemento estético intrínseco a ele. Sendo assim, o estudo aqui desenvolvido traz uma análise a partir da abordagem da crítica literária de base sócio-histórica.