Banca de QUALIFICAÇÃO: JONATHAN FERRARIN ZIBEMBERG

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : JONATHAN FERRARIN ZIBEMBERG
DATE: 29/03/2025
TIME: 14:00
LOCAL: On line
TITLE:

O GÊNERO DISCURSIVO LIVRO BÁSICO DE RPG DE MESA
E SEUS CRONOTOPOS EM TAGMAR

 


KEY WORDS:

Palavras-chave: RPG (role-playing game) de mesa; TRPG; círculo de Bakhtin; gênero do discurso; dialogismo; cronotopo; estudos de jogos analógicos.


PAGES: 113
BIG AREA: Lingüística, Letras e Artes
AREA: Lingüística
SUMMARY:

Esta dissertação tem como objetivo geral problematizar o enunciado do livro básico do RPG Tagmar em busca dos elementos do gênero discursivo (GD) do livro básico único de RPG de Mesa de fantasia “medieval” da década de 90. O método é a pesquisa bibliográfica de livros de RPG de Mesa, principalmente os de Tagmar, e fontes sobre os Estudos Dialógicos do Discurso do Círculo de Bakhtin e estudos de jogos analógicos, com foco no RPG de Mesa. Os resultados demonstram que o RPG de Mesa é uma prática social lúdica na qual há repertório de gêneros discursivos usados na comunicação; o livro básico um deles, servindo como um manual instrucional para realizar a tal prática dentro da proposta conceitual de Tagmar, a fantasia “medieval”. Quanto o exame dos elementos relativamente estáveis que compõe o GD, o conteúdo temático de Tagmar inclui um breve histórico dos RPG de Mesa, o que é RPG de Mesa, como jogar RPG de Mesa, as opções de criação de personagem, evolução dentro do sistema de regras, habilidades, combate, magia, itens, ambientação, como ser o mestre de jogo, aventura pronta, criaturas, tesouros e criando aventuras. Os cronotopos são apresentados entremeados a esses conteúdos; há os maiores do personagem jogador, da ambientação e da aventura; e dentro desses diversos menores: do retiro ou do descanso, do acampamento, da jornada, da masmorra e do combate. Há também o do Mestre de Jogo; além da própria sessão de RPG de Mesa, que além de um GD, pode ser tratado como um cronotopo em si. O estilo do enunciado é simples, direto, dentro da norma culta, em geral com tom formal - só em instâncias a individualidade do enunciador sobressai. A forma composicional é de um livro com texto dividido em duas colunas, entremeados de imagens, além de quadros e tabelas com finalidade injuntiva - algumas que resumem conteúdos já expressos, outras apresentam novas informações. O diálogo exemplificativo, o texto narrativo, as fichas e a aventura pronta são GDs intercalados ou híbridos ao livro básico. A verbo-visualidade é um compenente crucial do enunciado do livro (básico), uma vez que o imagético também expressa o conteúdo temático, tema e estilo do RPG de Mesa. As imagens dentro dos capítulos, em geral, aparecem próximas a algum conteúdo que reforçam, em outras instâncias aparecem afastadas, mas de fácil identificação. Mesmo imagens que não tenham ligação direta com o texto, através da apropriação e ressignificação, podem estabelecer dialogismo com os enunciados futuros. O imagético pode por si ser usado como um meio de explicação do conteúdo temático do livro em momentos específicos. Quanto às relações dialógicas, iniciamos pelo estudo da arcaica. Em seguida estudamos como se dá o acabamento do livro; por fim, adentramos naqueles GDs que surgem na sequência de Tagmar e carregam atitudes responsivas em relação a ele: a ficha de personagem e a sessão de RPG de Mesa.

Palavras-chave: RPG (role-playing game) de mesa; TRPG; círculo de Bakhtin; gênero do discurso; dialogismo; cronotopo; estudos de jogos analógicos.


COMMITTEE MEMBERS:
Externo à Instituição - JUAN DOS SANTOS SILVA
Presidente - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Notícia cadastrada em: 19/03/2025 14:42
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao