Construção do Protocolo para Avaliação Dinâmica do DesenvolvimentodaComunicação Pré-Verbal (PROCP-V)
lactente, avaliação infantil, psicologia histórico-cultural,comunicação não verbal, desenvolvimento linguístico.
Diversas teorias do desenvolvimento infantil, notadamente as de Piaget, WalloneVigotski,destacam a importância de um período sensório-motor como transição chave no psiquismodacriança para a passagem ao nível simbólico. Na Psicologia Histórico-Cultural (PHC), defende-seoprincípio de que nos estágios iniciais do desenvolvimento, os marcos mais rudimentares servemcomo suporte para a gênese das funções psíquicas superiores (FPS). Os primórdios dalinguagemverbal, conforme abordados na obra vigotskiana, consolidam-se quando a criança realizaogestode apontar com o dedo indicador, adquirindo significado em função da resposta doadulto. Aoestudar os antecedentes dessa FPS, torna-se necessário traçar a história das premissasouindícios relacionados ao desenvolvimento da comunicação pré-verbal, ou seja, decertosprecursores sociocognitivos ou linguísticos, conforme discutido na literatura atual. Os marcosdacomunicação pré-verbal da criança incluem gestos (com ênfase nos de tipo dêiticos), atençãocompartilhada, direcionamento do olhar, uso de objetos, interação social, vocalizações,coordenações perceptivo-motoras, resposta parental e atividades cooperativas (adulto-criança),entre outros. O estudo do percurso desenvolvimental desses indicadores, por meiodeinstrumentos idôneos, tem um valor preditivo para a emergência da linguagemverbal, tantoemcrianças com trajetórias típicas do desenvolvimento quanto atípicas (por exemplo, comoindicador precoce do atraso na aquisição da linguagem e do Transtorno do EspectroAutista).Nesse contexto, a tese versa sobre a construção do Protocolo para Avaliação DinâmicadoDesenvolvimento da Comunicação Pré-Verbal (PROCP-V) fundamentado namatrizontoepistemológica da PHC. Para tanto, a tese abrange dois estudos. O primeiroestudofoiconduzido a partir de dois artigos de revisão sistemática, que visarammapear os instrumentosde avaliação infantil, como escalas para triagem do desenvolvimento e instrumentos centradosnacomunicação não verbal, voltados para crianças na faixa etária de 6 a 18 meses. Osegundoestudo envolve a elaboração da fundamentação teórico-metodológica e do conteúdo doprotocolo,assim como a realização de um estudo de validação do conteúdo por meio da avaliaçãodejuízes.O propósito é disponibilizar um protocolo de linguagem simples, procedimentos flexíveis, queleveem consideração o olhar dos familiares para o desenvolvimento das crianças e que sejaacessível adiversos profissionais. Essa ferramenta visa fornecer subsídios clínicos e educacionais paraa formulação de estratégias e abordagens de intervenção oportunas, possibilitandoomonitoramento sistemático do desenvolvimento infantil desde os estágios iniciais. Palavras-Chave em português: lactente, avaliação infantil, psicologia histórico-cultural,comunicação não verbal, desenvolvimento linguístico. Título em inglês: Construction of the Protocol for the Dynamic Assessment of Pre-VerbalCommunication Development (PROCP-V, in Portuguese)