Interferências das Residências Multiprofissionais em Saúde nas Trajetórias Docentes de Psicólogos (as) Egressos (as)
Internato e Residência, Psicologia, Ensino
O objetivo deste estudo é analisar as interferências das Residências Multiprofissionais de Saúde (RMS) do Ceará nas trajetórias docentes de psicólogos (as) egressos (as). Apesar da carência de estudos sobre egressos das RMS, é possível identificar que parte desses profissionais tem se direcionado à atividade acadêmica. Foi realizado estudo qualitativo por meio de entrevistas semi-estruturadas com 17 egressos que tiveram experiência docente. Por meio de análise de conteúdo temática, foram estabelecidos os seguintes eixos de análise: trajetória profissional, formação do psicólogo para o SUS e práticas docentes. Os resultados apontam que a RMS foi caminho de inserção profissional e na docência em um cenário de interiorização da profissão e expansão do ensino superior. Na formação de psicólogos para o SUS, a RMS mostrou-se espaço potente de qualificação, tanto em sua dimensão pedagógico-instrumental (fazer) quanto nos modos de subjetivação. A experiência na RMS deu “materialidade” para o trabalho docente, favoreceu a adoção de postura problematizadora e instrumentalizou por meio de ferramentas tais como o trabalho com grupos, o uso de metodologias ativas e de avaliação participativa. Conclui-se que a proposta política e pedagógica das RMS produz marcas nas trajetórias docentes, entretanto, operar com essa perspectiva no cotidiano das instituições de ensino tem desafiado os psicólogos.