Relações entre Alto Potencial Intelectual, Funções Executivas e Criatividade em Crianças e Adolescentes
alto potencial intelectual; altas habilidades/superdotação; criatividade; funções executivas.
Os estudos em indivíduos com alto potencial intelectual (API) destacam funcionamento
intelectual marcado por ativação global e menos segregação do córtex. Portanto, vários
autores problematizam o impacto de alguns processos cognitivos específicos na
determinação da inteligência, dentre os quais se destacam, as funções executivas (FE) e
a criatividade. O presente estudo pretende dar continuidade ao recente estudo
desenvolvido por Felinto (2018) que evidenciou a sobreposição da criatividade e
inteligência na população adolescente e a relação entre inteligência e memória de trabalho
(MT) em jovens adultos com API. Isto posto, o objetivo desse estudo é analisar as relações
entre o API, FE e criatividade no público infantojuvenil. A tese foi subdividida em três
estudos: 1) Capítulo de Livro - Relações "Paradoxais” entre Altas
Habilidades/Superdotação e Dislexia; 2) O valor preditivo do API nas FE e na criatividade
em crianças; 3) Desempenho em MT e criatividade em crianças e adolescentes com API.
Participaram desse estudo 38 crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 14 anos de
escolas públicas e particulares da cidade de Natal/RN. Realizou-se procedimento de
avaliação da inteligência, FE e criatividade com os participantes através de uma bateria
de instrumentos neuropsicológicos e, em seguida, análises descritivas e inferenciais foram
implementadas. No Estudo 1, foi abordado aspectos clínicos do perfil cognitivo
assíncrono em crianças com dupla excepcionalidade; No Estudo 2, verificou-se
correlações significativas e fortes entre a inteligência e tarefa de FE (efeito stroop) e
verificou-se que a inteligência prevê o desempenho de crianças com API em tarefa de FE
(efeito stroop). No Estudo 3, os resultados apontaram correlações significativas e fortes
entre inteligência e criatividade, bem como diferença entre os grupos nas variáveis
supramencionadas e em etapa específica do teste de MT. Diante disso, conclui-se que
crianças e adolescentes com API apresentam características particulares para as FE e
criatividade.