Seleção para o Mestrado - Perguntas e respostas frequentes
Gratuita. O Programa de Pós-Graduação em Psicologia não cobra taxa de inscrição no processo seletivo.
Não, porém o aluno deve ter disponibilidade de tempo para frequentar as disciplinas, desenvolver atividades de pesquisa, participar de seminários, reuniões de supervisão e elaborar sua dissertação. Aos bolsistas exige-se o tempo integral, conforme resoluções das agências de fomento que concedem as bolsas.
Normalmente entre 08:00 e 17:00 horas. São dependentes de vários fatores que ocorrem ao longo do curso: disponibilidade dos professores, demanda dos alunos, disponibilidade de espaço físico etc., o que permite somente o planejamento semestral do quadro de horários.
O programa recebe uma quota de bolsas da Capes e CNPq que são alocadas após a seleção de Bolsas. Como o número de ingressantes é variável, assim como o número de bolsas, não há garantia de bolsas para todos.
Sim. O Programa de Pós-Graduação em Psicologia realiza semestralmente a seleção de bolsas conforme resolução específica que contém os critérios internos de distribuição, assim os alunos receberão desde que haja disponibilidade.
Não. Não é necessário contatar um professor orientador ou discutir a proposta de pesquisa antes do processo de seleção. A atribuição de orientadores será feita em momento oportuno de acordo com as deliberações do programa.
O edital não exige nenhuma normatização, portanto, é de livre escolha.
8. Vi que a proficiência em inglês precisa entregar no momento de inscrição, mas existe possibilidade de entregar depois?
Não. O exame de proficiência em inglês é para ser entregue na inscrição, impreterivelmente.
9. Tenho proficiência em outra língua, posso substituir?
Não. O edital exige que seja em inglês.