Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA JESSICA BERNARDO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AMANDA JESSICA BERNARDO DA SILVA
DATA : 12/06/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

SAÚDE DIGITAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: COMUNICAÇÃO ENTRE O SERVIÇO E OS USUÁRIOS


PALAVRAS-CHAVES:

Agentes Comunitários de Saúde. Atenção Primária à Saúde. Mídias Sociais. Saúde Digital. Tecnologias de Informação e Comunicação.


PÁGINAS: 84
RESUMO:

Introdução: Há algumas décadas, existe uma grande tendência para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramentas de cuidados em saúde. Através das TIC, a informatização da Atenção Primária à Saúde (APS) brasileira tem emergido como uma nova tendência de comunicação entre serviços de saúde e usuários. Objetivo: Esta pesquisa objetiva analisar as estratégias de Saúde Digital utilizadas na APS de Natal-RN como ferramenta de comunicação entre os profissionais dos serviços e os usuários. Metodologia: Foram desenvolvidos dois estudos de caso complementares: 1) Análise quantitativa do uso do Instagram por 31 unidades de saúde da APS de Natal, utilizando análise documental na perspectiva de Cellard e análise de frequências; 2) Estudo qualitativo mediante Grupos Focais com Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para identificar o uso não apenas do Instagram mas de TIC, bem como de infraestrutura tecnológica das unidades de APS e existência de protocolos, diretrizes, regulamentos e qualificação dos ACS para o uso dessas ferramentas, analisados segundo Bardin. Resultados: Em relação ao primeiro artigo, os dados revelaram que a utilização do Instagram pelas unidades de saúde intensificou-se após a pandemia de COVID-19; equipes com maior acesso à plataforma apresentaram maior capacidade de implementar ações digitais; sobre o artigo 2, os resultados estão em etapa de análise. Conclusão: A utilização das TIC pelos profissionais da APS de Natal é uma realidade, corroborando a ideia de que ações de Saúde Digital, especialmente, envolvendo mídias sociais, possibilita o contato dos serviços de APS com seus usuários. A análise do estudo de caso qualitativo ampliará o escopo das ferramentas e trará pontos fortes e desafios na comunicação via tecnologias na APS de modo a qualificar o cuidado. Espera-se que esta pesquisa contribua para o levantamento de informações e inferências que possibilitem fortalecer políticas, estratégias e ações acerca do uso das TIC na APS, aprimorando a comunicação entre os profissionais e usuários dos serviços.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1214923 - LUIZ ROBERTO AUGUSTO NORO
Interna - 1245215 - SEVERINA ALICE DA COSTA UCHOA
Externo à Instituição - LUÍS MIGUEL VELEZ LAPÃO - NOVA
Notícia cadastrada em: 29/05/2025 10:12
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao