Banca de DEFESA: WALESKA DE BRITO NUNES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WALESKA DE BRITO NUNES
DATA : 04/10/2024
LOCAL: Remoto

PERCORRENDO ENTRE TEORIAS E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS: UM ESTUDO DE CASO NA FORMACAO EM SAUDE

Ensino superior. Formação Profissional em Saúde. Educação Profissional em Saúde Pública. Sistema Único de Saúde.

A temática relacionada à formação profissional na área da saúde vem sendo evidenciada com diferentes abordagens na literatura. Apesar de aspectos gerais serem apresentados, é importante que experiências práticas das vivências em âmbitos institucionais sejam apresentadas já que são os retratos reais do que acontece na prática do processo de ensino aprendizagem dos educandos e repercute no âmbito macro do modelo de perfil profissional dos egressos e na qualidade dos serviços assistenciais prestados. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte apresenta em sua proposta curricular para os cursos da saúde, um componente integrado entre os diferentes cursos da área, com vivência no território se dando em diferentes serviços e equipes multiprofissionais junto à comunidade. O componente é denominado Saúde e Cidadania (SACI). Nesse sentido, esta tese objetiva apresentar as contribuições do SACI na consolidação dos princípios gerais a serem incorporados diante das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de graduação da área da saúde conforme especifica a Resolução 569 do Conselho Nacional de Saúde de 2017, dialogando com as teorias do Pensamento Complexo e da Educação Problematizadora. Dessa maneira, utiliza-se de uma pesquisa do tipo estudo de caso com abordagem qualitativa, a qual se desdobra mediante dois desenhos metodológicos: análise documental de portfólios construídos por estudantes que cursaram o componente curricular além da aplicação de questionários e entrevistas online aplicados a docentes dos diferentes cursos da saúde da UFRN. Os resultados evidenciaram que componentes curriculares com as características didático pedagógicas semelhantes às do SACI, embasadas em referenciais teóricos como o do pensamento complexo e da aprendizagem problematizadora, tem potencial na promoção de uma formação crítica e reflexiva capaz de atender às demandas inúmeras e variadas do Sistema Único de Saúde. Além do mais, o SACI se revelou enquanto modelo de componente curricular que se desdobra de maneira coerente com as recomendações das DCN. Apesar desses achados positivos, existem dificuldades a serem superadas para que a implementação do componente alcance com maior potencial seus objetivos formadores. Percebe-se uma contribuição no que se refere à promoção de reflexões acerca de possibilidades em remodelagens nos modelos curriculares com a inserção de componentes curriculares que melhor aproximem os estudantes da realidade do SUS e na busca por melhorias que possibilitem tanto as instituições de ensino quanto os serviços de saúde a se integrarem de modo que colaborem intersetorialmente na formação de profissionais mais aproximados com o que preconiza o sistema de saúde vigente.

Interno - 3050262 - MARCELO VIANA DA COSTA
Interna - 421717 - MARIA ANGELA FERNANDES FERREIRA
Externa ao Programa - 1529290 - PAULA FERNANDA BRANDAO BATISTA DOS SANTOS - UFRNExterna à Instituição - FABIANA MARIA RODRIGUES LOPES DE OLIVEIRA. - UFCG
Externa à Instituição - MÁRCIA MARIA DANTAS CABRAL DE MELO - UFPE