Banca de DEFESA: THAÍS TEIXEIRA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAÍS TEIXEIRA DOS SANTOS
DATA : 18/07/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Departamento de Saúde Coletiva e Google Meet
TÍTULO:

TECNOLOGIAS IMERSIVAS NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE DE ADOLESCENTES ESCOLARES


PALAVRAS-CHAVES:

Adolescente. Educação em saúde. Realidade Virtual. Realidade Aumentada. Gamificação.


PÁGINAS: 307
RESUMO:

As tecnologias imersivas têm sido cada vez mais inseridas no contexto da educação por possibilitarem uma aprendizagem mais interativa e revolucionária, sendo importantes para incentivar o aumento da colaboração entre os usuários do ambiente virtual e o aumento da criatividade e da motivação na realização de suas atividades, funcionando como estratégia principalmente quando este público é de adolescentes. Nesse contexto, tais tecnologias oferecem uma oportunidade para o desenvolvimento de pesquisas que proponham estratégias efetivas, longitudinais e autossustentáveis de ações em educação em saúde. Assim, o presente estudo tem como enfoque o desenvolvimento de ferramenta digital utilizando técnicas de gamificação e de Realidade Virtual voltadas para adolescentes que possam ser aplicadas no ambiente escolar, objetivando-se prevenir a adoção de comportamentos de risco com o estímulo ao consumo alimentar e hábitos de sono saudáveis e a prática regular de atividade física. Trata-se de uma pesquisa de desenvolvimento e aplicada na modalidade de produção tecnológica. O estudo está organizado em duas seções, sendo elas: Seção I - desenvolvimento das revisões sistemáticas: 1) evidências científicas relativas ao uso da Realidade Estendida associada ao consumo alimentar, à qualidade do sono e à atividade física de adolescentes; 2) evidências científicas relativas ao uso de estratégias de gamificação associada ao consumo alimentar, à qualidade do sono e à atividade física de adolescentes; 3) evidências científicas relativas ao uso de Minecraft Education associado ao consumo alimentar, à qualidade do sono e à atividade física de adolescentes; Seção II: desenvolvimento da ferramenta digital utilizando tecnologias de Realidade Virtual e estratégias de gamificação baseadas nos resultados das revisões sistemáticas apresentadas nesta tese. Para escrita das revisões sistemáticas, foram realizados os registros dos protocolos de revisão sistemática no banco de dados do International Prospective Register of Systematic Reviews (CRD42022373833, CRD42022373876 e CRD42023467642) com base nas diretrizes de declaração dos Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses Protocols. Como resultados, foram desenvolvidos três artigos de protocolo e duas revisões sistemáticas. A ferramenta foi construída em parceria com a Universidad Catolica San Antonio de Murcia, em Murcia, Espanha, sendo produzida uma versão para o Brasil e outra para Espanha, baseando-se nas etapas de construção de árvores de decisão com os experts de cada país no tema de pesquisa. O objetivo deste instrumento consiste em oportunizar aos adolescentes realizar escolhas saudáveis em diferentes ambientes. O processo de desenvolvimento da ferramenta está presente no sexto artigo a compor esta tese e, atualmente, está em realização o processo de provas das duas versões em seus países correspondentes.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2495705 - GRASIELA PIUVEZAM
Interna - 1543230 - ELIANA COSTA GUERRA
Externo ao Programa - 2459504 - AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI - UFRNExterna à Instituição - EVA VEGUE PARRA - UCAM
Externo à Instituição - MANUEL PARDO RIOS - UCAM
Notícia cadastrada em: 10/07/2024 09:59
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