Equação de predição da avaliação puberal de indivíduos do sexo masculino, a partir de variáveis antropométricas.
Pesos e medidas corporais; puberdade; maturidade sexual; classificação; análise discriminante; antropometria.
Os métodos de análise do sistema de seleção de talentos esportivos estão baseados na idade cronológica, não levando em consideração a variabilidade biológica presente nos atletas. As avaliações do estado maturacional são pouco utilizadas por apresentarem diversas limitações que acabam prejudicando os resultados do processo. Nesta perspectiva, o objetivo do presente trabalho centra-se no desenvolvimento de uma equação de predição da avaliação puberal de sujeitos do sexo masculino, baseada em medidas antropométricas. Foram avaliados 206 indivíduos do sexo masculino, com idade entre oito e 18 anos, e estudas de escolas públicas e privadas de Natal, Brasil. A seleção amostral foi realizada de forma aleatória, e foram realizadas avaliações antropométricas referenciadas nas recomendações da ISAK, e a avaliação da maturação puberal, segundo o desenvolvimento da genitália e da pilosidade genital e púbica. A análise estatística seguiu a proposta descritiva, a partir da apresentação dos valores de tendência central e seus respectivos derivados, além da análise inferencial, segundo os testes de Análise de Variância, análise discriminante multivariada e teste o teste de concordância Kappa ponderado linear. O avanço dos estágios puberais foi acompanhado por modificações antropométricas significativas, demonstrando a inter-relação entre estas variáveis. Para tal, a análise discriminante selecionou oito variáveis com maior índice de predição da maturação puberal, e criou uma equação com um nível de significância de 75%. Além disso, a concordância entre a o método proposto e a avaliação objetiva apresentou um índice de 0,840, considerado como excelente. Isto demonstra que a predição da maturação puberal a partir de variáveis antropométricas pode ser considerada como um método válido, servindo como um auxílio prático para os profissionais de educação que trabalham com jovens do sexo masculino